domingo, agosto 19, 2007

A Sibéria...

As bétulas siberianas estão doentes mas deram-nos neste troço entre Moscovo e Iekaterinbourg uma das imagens mais belas da paisagem siberiana. Num espaço imenso intercalam o verde dos pinheiros e o branco dos troncos das bétulas, sem folhas e muito secas.
Lá fora está calor…estão mais de 30º.
Entrámos oficialmente na Sibéria à 1:49 do dia 19 de Agosto. Para não haver dúvidas a hora que vigora aqui dentro do comboio é sempre a hora de Moscovo, mais 3 horas que em Portugal, mas lá fora o fuso horário que rege o movimento do comboio adiantam os pontos do relógio para 5 horas mais.
Na carruagem 3 do comboio transiberiano 10, os viajantes da Europa Viva almoçam nas cabines respectivas mas já muito longe de serem os seus legítimos locatários.
O nosso agente russo preparou uma ração para cada um de nós, mas o ritual de sairmos nas paragens e comprar produtos gastronómicos locais, é irresistível. Por isso, as ementas variam entre os tomates fresquíssimos que comprámos ontem, os pepinos frescos ou em calda, as maçãs dulcíssimas, o pão de batata que as velhas senhoras cobertas de lenços brancos convidam-nos a consumir.
Já percorremos 3035 km. À medida que o tempo passa vamo-nos esquecendo do tempo real. Iniciámos a caminha pelos vários tempos psicológicos: os das leitura, da musica, das cartas, das conversas, do exercício físico.
Às 9:00 de hoje as senhoras não prescindiram do seu exercício físico justamente neste corredor onde vos escrevo e durante 20 minutos treinaram os movimentos de manutenção. Os alemães foram os únicos que respeitaram os exercícios, por isso, não podendo passar pelo corredor da carruagem 3 viram-nos costas e civilizadamente foram comentando a ousadia das mulheres portuguesas.
Claro que as russas ficam perplexas com a nossa energia. Mas nós não cedemos aos modos eslavos do staff do comboio.
O designer de interiores de cada cabine traduz com todo o rigor a mundividência de cada um dos viajantes…e há de tudo: cabines minimalistas, cabines excêntricas, cabines ecológicas, cabines tipo casino, jogos, vodka, cerveja…
Lá fora o tempo continua quente…a Sibéria ao som de Wagner é sublime.
voltar ao topo da página