quinta-feira, setembro 13, 2007

quarta-feira, setembro 12, 2007

Correio - Transmongoliano - Pedro Oliveira



«Foi lindo … e para nós, esta viagem através de diferentes culturas, significou também uma certa desmistificação de ideias feitas que se poderiam sintetizar na frase de uma viajante “ … se isto é repressão, então reprimam-me…”
Gratos à Europaviva e em particular à sua “alma mater” Ana Paula por nos ter proporcionado esta experiência; gratos também a TODOS os viajantes pela simpatia e excelente companheirismo...»


Carmen e Pedro(s) Oliveira.

As cores do café - Brasil - Maio de 2008

As cores do café, um programa da Rota das Culturas, está praticamente concluído e irá ser apresentado aos sócios, com roteiro definitivo, no prtóximo mês de Outubro.
Ao organizarmos mais um programa da Rota das Culturas damos continuidade ao projecto Europa em Movimento e à ideia temática subjacente ao projecto.
As Rotas da Cultura permitem-nos trabalhar os temas da universalidade e da multiculturalidade, através de «matérias primas» culturais amplamente vivenciadas pela humanidade como são o chá, o café e o cacau.
O programa As cores do café responde uma vez mais ao anseio do projecto Europa em Movimento , e em particular aos objectivos associativos da Europa Viva, em contribuir para a aproximação dos europeus entre si e de estes com os povos e culturas do resto do mundo.
O chá leva-nos à India. E o café ao Brasil.
No Brasil estamos a preparar um programa no Estado do Espirito Santo, nomeadamente em Lilhares, Vila Valéria e S.Mateus onde vamos percorrer a Mata Atlântica, conheceçer e viver em roças de café, interagir com os produtores e fabricantes locais de café. Vamos estar 6 a 7 dias neste périplo pela «genética do café» e pelas plantações de frutos tropicais, como o mamão e a papaia. Depois vamos descansar para Itaunas, para as parias imensas e desertas do Brasil. Dizem que o Estado do Espirito Santo oferece à humanidade as melhores praias do mundo. É isso mesmo que também vamos ver...

terça-feira, setembro 11, 2007

Transmongoliano - Correio



«...Foi magnífico ver outros povos, outras gentes que todos os dias vivem, como nós neste planeta, e que cruzamos apenas uma vez. Que será feito dos mongezitos que davam milho ás pombas em Ulan Bator? Ou das jovens chinesas de Changai que nos venderam as flores de jasmin e tão simpáticamente nos explicaram como fazer o chá?
Esta mensagem é de agradecimento e aplauso pela organização
Por tudo isto, para a Ana Paula, um abraço de muita estima.


Michéle e Celso

segunda-feira, setembro 10, 2007

Shangai...contrastes







voltar ao topo da página