quinta-feira, agosto 30, 2007

Muralhas na China

Visit'amos ontem uma parte infima da muralha da China. Digo infima porque a parte da muralha que vimos fica a meia hora de carro aqui de Beijing e n'os j'a vinhamos seguindo a muralha desde o quilometro 7000 da nossa viagem...que como sabem comecou em Moscovo no dia 15 de Agosto de 2007.

A muralha est'a para os chineses como Meca para os islamistas ou F'atima para os cat'olicos:isto 'e, a muralha 'e o 'unico templo oficial chines onde pelo menos uma vez na vida os pais levam os filhos e os avos os netos.

Entre os viajantes da Europa Viva os her'ois da muralha foram a Beatriz (a 'unica mulher que conseguiu ir at'e ao lugar mais alto da muralha) e entre os homens, s'o o Tiago e o Victor conseguiram acompanhar a Beatriz, a lider desta longa e simb'olica subida ao 'unico monumento da terra visto na Lua.

Mas atencao aqui na China h'a muitas muralhas. Continuamos sem acesso ao Blogger. 'E o Jose Alves, membro dos corpos associativos da Europa Viva que em Lisboa cola os post depois de os receber via mail. At'e o Google sofre dessa doenca rara no ocidente chamada censura...

Nenhum de n'os tem duvidas sobre o futuro da China no contexto mundial. Sem d'uvida que Xangai sera a capital do seculo XXI e a China o pais da sua narrativa. O que todos n'os pensamos 'e que o mundo mudou a um ritmo tao veloz que a maioria dos cidadaos europeus, mesmo os mais informados, nao imaginam...

N'os estamos impressionados com a China. Este pais imenso prepara-se de facto para nao deixar pior maos alheias a oportunidade hist'orica que se avizinha.

A um ano esta tudo pronto para receber o mundo para os Jogos...

Vamos agora apanhar o aviao para Xangai...espero que o Blogger seja mais livre na futura capital do mundo.

quarta-feira, agosto 29, 2007

A China...

As proezas da tecnologia chinesa esbarram com a censura tipica de uma Republica Popular.

Ao contrario do que tem acontecido noutras situacoes da nossa viagem, onde muitas vezes nao temos internet no Hotel, e por isso, nao conseguiamos cumprir com regularidade o envio de post, aqui na China, nao temos acesso ao nosso blog porque nao conseguimos aceder ao Blogger.

Hoje passamos o dia na Cidade Proibida, encontramos a pintura de Mao a decorar a porta principal de acesso 'a cidade, e entr'amos fundo no contraste do pais - dois sistemas, um regime.

Mas a China pulsa, e Beijing 'e o exemplo mais claro. Pass'amos na Aldeia Olimpica, onde est'a praticamente pronto para receber a festa que na ir'a fazer esquecer Tienamen.

Agora vamos para a muralha...

segunda-feira, agosto 27, 2007

Pequim - cidade surpreendente

Estamos em Pequim desde as 14:04, hora local. A receber-nos uma guia empunhando a bandeira das quinas. No meio de um gare particularmente movimentada, mostrando desde logo a sua pronta e disponivel capacidade para receber milhoes de visitantes por ano, faco-vos notar que nao nos deixou indifente apesar da lingua utlizada ser o espanhol.

Esquecam a Pequim de Mao. Pequim est'a uma cidade moderna, rodeada por aranha c'eus, inundanda de sinais exteriores de riqueza como qualquer outra cidade do mundo ocidental, e os chineses, que de facto sao muitos, aqui em Pequim 12 milhoes com uma populacao flutuante de 5 milhoes, preparam-se de facto, para assumir o desafio que a historia do seculo XXI lhe reservou: protagonista de um tempo global onde dificilmente deixar'a de desempenhar um papel absolutamente fundamental, e nao apenas a nivel economico...

Pequim j'a foi uma cidade isolada do mundo. Uma cidade sem luz porque a publicidade era proibida, ou uma cidade sem carros, porque os carros eram usucapiao de poucos ao servico da numenclatura, alias a guia disse-nos logo como nota introdutoria que em entram diariamente em Pequim, 1400 novos carros por dia. O transito 'e de facto um problema grave do urbanismo ca'otico dos ex paises comunistas.

Quem atravessa o norte da China de comboio perceber'a com facilidade que a China est'a em efervescencia e que os dirigentes chineses perceberam bem que o seculo XXI 'e o s'eculo da China.

A China est'a a trabalhar desesperadamente para ocupar o seu lugar na hist'oria e em Agosto de 2007 asseguro-vos que a narrativa hist'orica passa pelos Jogos Olimpicos, referencia cimeira para qualquer cidadao chines empenhado em construir ainda uma sociedade comunista...

Sociedade comunista

Ontem, dia 26 de Agosto, 21 horas locais, o comboio chines que apanh'amos em Ulaan Battor rumo a Pequim atracou no cais - fronteira da Republica Popular da China ao som do hino chines e perante uma corte de militares formatados ao longo de todo o cais.

Num 'apice entraram dentro das cabines, com a mesma desenvoltura mas simpatia puseram-nos fora das nossas dachas, e em minutos est'avamos todos fora das carruagens, alguns de n'os de pijama, ainda que obviamente dissimulados pela rapidez com que vestimos casacos, camisolas e outros acess'orios, e como quem pode manda, suas santas autoridades aninharam-nos num espaco confort'avel mas simb'olico de um regime musculado, autoritario e militarista.

S'o gost'amos da experiencia porque foi isso mesmo uma experiencia...

'As 00:57 minutos voltamos de novo a entrar nas nossas carruagens ao som do hino revolucion'ario chines e dormimos...acordando num pais imenso, fascinante, e muito belo... e l'a estava a muralha assinalando a mais antiga hist'oria militar humana...

O norte da China 'e verdejante, cheio de montes, montanhas, prados e ribeiras...

domingo, agosto 26, 2007

Estamos a caminho de Pequim...

Vamos deixar a Mong'olia rumo a Pequim. Deixamos um pa'is fascinante, nostalgico mas ao mesmo tempo perturbador.
Ulaan Battor 'e uma cidade ca'otica do ponto de vista urbanistico, feia porque os predios remontam a era sovi'etica e porque o Estado nao os pinta nem conserva. Mas a cidade arruma-se num vale rodeado de montanhas...
Temos de partir...
At'e Pequim.
Estamos todos de boa saude e muito felizes.
voltar ao topo da página