sábado, julho 19, 2008

O Teatro na Grécia Antiga - Viagem à Sicília 2008




Taormina. Junho. 2008

Surpreende-me o silêncio que presinto nestas fotografias. Quando e, a que horas, terá a Ana Rosa fixado estas imagens ao teatro, aqui em Taormina, última étapa da viagem da Europa Viva à Sicília?
Lembro-me que visitámos o teatro, por volta da hora de almoço, imediatamente depois de termos feito o transbordo do Autocarro que nos transportou ao longo de toda a Ilha, para um monovolume de 9 lugares, único veículo «colectivo» com autorização regional para invadir o centro histórico da cidade.
E lembro-me também da imensa agitação que a produção do Festival de Cinema de Taormina provocava neste espaço, tentando transformá-lo num equipamento funcional do século XXI, onde durante uma semana, dezenas de filmes de todo o mundo se apresentavam a um público exigente, formado por jornalistas, actores, produtores e realizadores... Fui ao encontro da Margarida Gil, uma das maiores realizadoras portuguesas de cinema, com quem tivemos o previlégio de partilhar estes dias, e tentei dar-lhe a novidade. Senti, claro, que a Margarida conhecia bem a história cinéfila deste espaço onde há 2 500 anos a.C, os gregos discutiam as magnas questões do homem e da polis, segundo uma narrativa por eles inventada e que nós europeus conservámos, e ainda hoje lhe chamamos, o Teatro.
Fiquei fascinada com a possibilidade de pensar o tempo nesta multiplicidade de variáveis...
Ontem Teatro, hoje, Cinema. O homem e as magnas questões do seu tempo, igualmente trágicas, filtradas pela física, espelhadas na lente, mas sempre interpretadas, narradas, ditas, faladas, pelo mistério. O mistério do SER humano, imortalizado pela obra, pela saudade, mas fatalmente transportado pelo vento ao tempo, templo, da trágica história de SER.

© Fotos de Ana Rosa Freitas
©Texto Ana Paula Lemos


Mobilização Infinita - um livro de Peter Sloterdijk - edição Relógio d´'Água

"O «dinamismo» moderno contribuiu para uma manutenção da rigidez mais desprovida do espírito sob formas supermóveis. Quem quiser saber o que isso significa em particular, tem que procurar a resposta certa à seguinte pergunta: que têm em comum os autómatos, as empresas industriais e o pessoal dirigente na política e na economia? - e descobrir que esses três elementos encerram a lição ideal para cidadãos da Modernidade, pois demonstram-lhes eficientemente o que o automovimento pretende e faz: intervir para continuar a acção, pôr-se em marcha para se manter a todo o custo em andamento."

In Mobilização Infinita, Relógio D'Agua, pp 35

sexta-feira, julho 18, 2008

Nota da Direcção

Como já vem sendo hábito, a data do aniversário da Europa Viva, 15 de Julho, encerra as actividades da Associação por um periodo de aproximadamente dois meses. De 15 de Julho a 15 de Setembro, os recursos humanos da Europa Viva estão concentrados no Transmongoliano, uma viagem logisticamente dificil e muito exigente.
Voltaremos às nossas actividades em Setembro próximo. Brevemente encontrarão no nosso site, www.europaviva.eu, a programação de 2008/2009.
Como sabem a partir de 1 de Agosto até pelo menos a 3 ou 4 de Setembro, o nosso blog fará parte dos blogs convidados do jornal Público justamente para fazermos a cobertura da nossa viagem à Rússia, Mongólia e China.
Assim, durante este periodo, o blog Europa Viva terá obviamente conteúdos quer de texto, quer de imagem, vocacionados sobretudo na área histórica, geográfica, económica e politica dos paises que vamos visitar e do projecto que estamos a empreender.
Ao mesmo tempo, iremos falar do que é a Europa Viva, da sua missão e do seu projecto.
Pedimos a todos os associados que aproveitem esta oportunidade para divulgar o mais possível a Associação.

quinta-feira, julho 17, 2008

O céu do Etna - Sicília


© Foto - Ana Rosa de Freitas

quarta-feira, julho 16, 2008

A memória da memória...a festa do 3 aniversário

Memória foi o tema do nosso 3º aniversário.
Falámos do que fizemos e do que nos preparamos para fazer até que o 5 aniversário chegue.
Quando fizermos cinco anos o tema vão ser as Epopeias.
Estamos certos que a epopeia Europa Viva terá pelo menos escrita uma estrofe do primeiro cântico.


©Foto de José Alves

A vencedora do Passatempo Europa Viva - 3 aniversário


Cristina Crespo (ao meio) é a vencedora do Passatempo Europa Viva 3 aniversário.
A Cristina ganhou 450 € em créditos relativos aos programas a realizar pela Europa Viva entre Setembro de 2008 e Setembro de 2009.
Das 30 perguntas que constavam do Passatempo, todas relacionadas com a cultura europeia, Cristina Crespo respondeu a 29 certas.
Parabens Cristina!!!




Vejam a oferta que recebemos...pelo nosso 3º aniversário

Da Amaryllis e do Fernando, de Dom Fernando, recebemos este presente maravilhoso. Acabaram-se os tempos discretos da Europa Viva. Agora temos um instrumento de comunicação prático e poderoso que nos pode acompanhar até à China.

Não haverá conferencia, curso, seminário, workshop que realizemos que não esteja suficientemente identificado.

Um muito obrigado à Amaryllis e ao Fernando, dois dos associados que mais nos acompanham na trajectória de construção da Europa Viva.

A nossa memória...a memória da Europa Viva ao cuidado de Antónia Lemos


Não sei se os nossos associados estiveram atentos a todas as imagens de um filme concebido pela Antónia Lemos, vogal da Direcção da Europa Viva, mas o filme realizado conseguiu a proeza de contar-nos por imagens, os três anos da história da Europa Viva, desde o primeiro dia público do seu nascimento, a 12 de Janeiro de 2006, na Representação da Comissão Europeia em Portugal até à Conferência que ainda recentemente realizámos sobre cultura chinesa.
Um filme que falou de nós e da importância do tempo. Do tempo, enquanto conceito, fluído, ás vezes constrangedor, outras vezes espelho de uma beleza imensa, mas a maior parte das vezes, resultado do que fizémos, do que somos, mas gostariamos de ter sido, e do que ainda está por fazer e sabemos que jamais sê-lo-emos capazes de realizar, porque justamente deixou de haver tempo.
A memória é justamemente a negação veemente do conceito volátil do tempo.
A memória conjuga o tempo verbal no presente. Sempre que revemos a memória estamos a tratar o tempo pela primeira pessoa do presente.

Contador de histórias...António Fontinhas


Quisémos que a «memória», um dos temas principais da nossa agenda associativa, basta lembrar que temos um projecto designado a Casa da Memória, fosse a grande protagonista deste 3º aniversário.

A memória como espaço onde todas as «estórias» individuais e colectivas europeias podessem ser metafóricamente homenageadas.

Assim, quisemos oferecer aos nossos associados uma história contada por um contador profissional, o António Fontinhas, que tem dedicado muito do seu tempo de actor e investigador ao estudo e à representação da tradição oral portuguesa.

O António contou-nos a história do Touro azul e comparou esta história (europeia) ao Mito Europa.

Foi, de facto, o momento mais comovente do 3 aniversário Europa Viva.



©Foto de José Alves

A decoração da sala...e o arquitecto responsável




António Abreu, Presidente da Assembleia Geral, tomou a seu cargo a decoração do «espaço» Europa Viva. Para quem ainda não conhece o sitio trata-se de um espaço amplo mas frio. O António conseguiu perfumar a sala com o seu requinte e bom gosto, não fosse ele arquitecto, e pensou um paínel onde os associados podessem apreciar a obra que realizámos em conjunto ao longo destes três anos (vê-se o autor rodeado de apreciadores) escolhendo três projectos igualmente concretizados que os recordou nestes três quadros.




A mesa, os preparativos, e os estetas...do 3º aniversário











terça-feira, julho 15, 2008


Memória...3 aniversário

A materialização dos primeiros passos para o registo do nome.

Estamos em festa...3º aniversário Europa Viva

Pouco passava das 15:00 do dia 15 de Julho de 2005 quando assinámos, no Cartório Rosa Correia, ao Saldanha, a constituição da Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social - EUROPA VIVA.
Nessa altura, muito pouco sabiamos do que seria a Europa Viva dali a três anos. A única certeza que tinhamos era que se avizinhavam tempos de muito trabalho, grandes dificuldades, muitas contrariedades e a certeza da urgência da nossa missão: promover, difundir e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade social.
Três anos depois animam-nos as mesmas convicções: o trabalho e a certeza da nossa missão.
Juntos partilhamos o sonho de cada um.

Estamos a preparar a festa...dia 15 de Julho, 20:00










Chegue à festa até às 21:00 senão perde a surpresa do 3º aniversário Europa Viva





segunda-feira, julho 14, 2008

Resultados do Passatempo 3 Aniversário Europa Viva


A vencedora do Passatempo 3º Aniversário Europa Viva foi a associada Cristina Crespo.

O prémio foi de um crédito de 450 € em actividades da nossa Associação de Setembro de 2008 a Setembro de 2009.


Resultado do Passatempo:


1.Cristina Crespo - 29 respostas certas


2.Ana Cristina Silva - 28 respostas certas


3.Alexandra Simões - 27 respostas certas



O apuramento de dados teve a coordenação da vogal Helena Botelho e a decisão foi homolgada pela Presidente da Europa Viva, Ana Paula Lemos.
voltar ao topo da página