sábado, setembro 27, 2008

Ainda o II Transmongoliano...


Esta imagem foi captada ao fim da tarde de 31 de Agosto de 2008 em Shangai na China.

Causas... Esferas...CSB - 105.4

Antes do mais os meus parabéns pelo vosso dinamismo! Agradeço o seu convite para propor uma causa para o programa de Rádio da Europa Viva. Proponho a preservação do património cultural e natural como educação para a cidadania. Acredito firmemente que a consciência plena das nossas raízes passadas é condição não só para a preservação da memória, que devemos aos vindouros, como para a construção de um futuro em que o desenvolvimento cultural dos cidadãos seja o alicerce de um maior progresso económico. Analogamente acredito que a preservação inteligente do nosso património natural é igualmente algo que devemos ao futuro como equilíbrio necessário à preservação da biodiversidade e garante da qualidade de vida dos que nos seguirão.
Fernando Mascarenhas

sexta-feira, setembro 26, 2008

O paradigma...

Insiste-se pensar a Europa e o Mundo a partir do paradigma. O paradigma significa neste contexto o conjunto de referenciais a partir dos quais nos habituámos a pensar e a dizer a Europa e o Mundo. Referenciais literários, politicos, económicos, sociais e outros.
Nenhuma linguagem é tão rápida como a mudança. Existe um desfasamento monumental entre o modo como pensamos o paradigma e o modo como o paradigma se pensa a si mesmo e se diz. Ainda pensamos o paradigma segundo as grandes linhas orientadoras da fraseologia ocidental veiculada pelos media:
- «a pior crise depois de 1929...» Público
- «La principal caja de ahorros de Estados Unidos, Washington Mutual (WaMu), se ha declarado en bancarrota, la mayor quiebra de un banco en la historia norteamericana. Sin embargo, el consorcio financiero JP Morgan Chase ha intervenido para rescatar los activos y negocios de sus clientes...»El Mundo
The Kremlin has decided to offer a $1 billion loan for arms purchases to Venezuelan President Hugo Chávez» The New York Times
Le bancassureur belgo-néerlandais Fortis a annoncé aujourd'hui qu'il allait céder des actifs d'une valeur de 5 à 10 milliards d'euros en raison de "circonstances de marché difficiles actuellement", tout en assurant qu'il disposait de liquidités et était solvable» Le Figaro
- «La crise économique et financière aura un impact "dans les mois qui viennent sur la croissance, sur le chômage, sur le pouvoir d'achat" des Français, a affirmé Nicolas Sarkozy jeudi 25 septembre à Toulon» Nouvel Observateur
(Alguns exemplos da fraseologia utilizada pelas fontes meditáticas mais lidas - que sabemos ler...)
Esta fraseologia é um código de representação imediato. É preciso dizer-se alguma coisa sobre o caos, sobre o que não se conhece, sobre o que se conhece pouco.
O nosso contributo para entender a mudança é a Comunidade dos Pensadores. Vamos pensar...vamos ler e vamos estudar...sem pressa...

©Ana Paula Lemos

quinta-feira, setembro 25, 2008

Causas...

Caro leitor:
A Europa Viva vai ter um programa de Rádio. É nossa missão a promoção, difusão e divulgação dos valores da cidadania e da solidariedade social.
Queremos eleger uma causa destas duas esferas de missão (valores da cidadania e solidariedade social) de modo a que o programa e a Rádio sejam um forte contributo na valorização, promoção e difusão da causa.
Colabore na escolha desta causa.
Envie a sua escolha para

Comunidade de Pensadores


Caracterização do projecto:

Trata-se de um projecto da Europa Viva que tem por objectivo reflectir a Europa e o Mundo no seu contexto actual através de instrumentos culturais como o livro, o cinema, o documentário, a fotografia, a pintura, a cartografia, a arquitectura e outros.

1.1. As comunidades não podem exceder 20 pessoas;
1.2.Os associados da Europa Viva não pagam jóia de participação;
1.3. Os membros não associados da Europa Viva pagam uma jóia anual de 250 €
1.4. Os associados da Europa Viva contribuem para o Comunidade dos Pensadores com um valor simbólico de 25€.

Objectivos da comunidade:

2.1. Munir-se de conteúdos culturais que lhe permitam reflectir e analisar o mundo contemporâneo de modo a poder interpretá-lo e representá-lo de uma forma culturalmente mais coesa;
2.2. Criar mais valias individuais e sociais dos seus membros;
2.3. Contribuir para uma representação do mundo mais informada;
2.4. Promover a cidadania a partir da cultura;

Metodologia:

A comunidade reúne-se todas as 2ª quinta-feira do mês de Outubro e Março.

3.1. Os encontros da comunidade realizam-se no Espaço Europa Viva, ou noutro local, que melhor realize os objectivos que a comunidade se propõe atingir.
Assim, podem ser exemplo de encontros da comunidade:

3.1.1. Uma ida ao Cinema;
3.1.2. Uma ida ao Teatro;
3.1.3. Uma visita ao Museu;
3.1.4. Uma viagem nacional ou internacional subordinada ao tema em análise;
3.1.5. Outros

3.2. A comunidade escolhe de uma listagem de temas que compõem a agenda cultural contemporânea, previamente preparada pelo coordenador da comunidade, os temas que vai analisar e discutir durante o ano;

3.3. Todos os membros da comunidade podem acrescentar à listagem inicial os temas que gostariam de ver abordados desde que o membro preponente apresente à comunidade o suporte cultural a partir do qual os membros vão reflectir;

3.4. O coordenador pode e deve substituir os temas em reflexão, desde que a actualidade cultural o justifique, e se a comunidade concordar.

3.5. O coordenador da comunidade e os seus membros são responsáveis pela qualidade dos suportes de reflexão. Assim, uns e outros podem e devem convidar peritos para ajudar na construção de conteúdos que reflectem.

3.6 Os membros da comunidade comprometem-se na discussão temática a dignificar o modo e a forma como veiculam as suas reflexões, opiniões, análises e concepções;

3.7. Nenhum membro da comunidade pode faltar mais de 3 vezes seguidas, nem um total de 5 vezes, salvo se compromissos de força maior o justifiquem;

A Comunidade dos Pensadores tem inicio a 9 de Outubro de 2008.
Se quer participar deve inscrever-se para

europaviva@europaviva.eu

terça-feira, setembro 23, 2008

Nota da Direcção

Por motivos que se prendem com o processo de inscrições que dispararam no inicio da semana, a Direcção decidiu adiar o inicio do II Curso Europa e Religiões para Outubro, procurando não prejudicar os processos de inscrição que ainda decorrem.
Assim a Conferência de Abertura dada pelo prof Paulo Mendes Pinto - O Fenómeno Religioso, Hoje - será no dia 29 de Outubro ás 19:00 na Universidade Lusófona.

O Curso começa com o módulo sobre o Judaismo, em Novembro, tal como constava do programa.

As alterações são apenas duas:

1. O módulo do Hinduísmo que abriria o Curso em Outubro passa para Janeiro;

2. O módulo de Janeiro, o Islamismo, passa para Março.


Assim:

Judaismo - Prof Esther Mucznik (Vice-Presidente da Comunidade Judaica) - dias 13 e 2o de Novembro;

Cristianismo I e II - Prof Dimas de Almeida (U.Lusófona) - dias 2 e 9 de Dezembro;

Biblía I e II - Prof Armindo Vaz (U.Católica) - 11 e 18 de Dezembro;

Hinduismo - Prof José Carlos Calazans (U.Lusófona) - dias 16 e 25 de Janeiro 2009;

Budismo - Prof Gonçalo Pereira (Vice-Presidente da Comunidade Budista) dias 6 e 20 de Fevereiro de 2009;

Islamismo - Sheik Munir (Líder da Comunidade Islâmica), dias 10 e 27 de Março

- Professora Faranaz Keshavjee (U.Lusófona) dia 5 de Março de 2009

O programa das conferencias nas áreas de Religião e Cultura, Religião e Cinema, Narrativas Religiosas, Geografia das Religiões, Questões religiosas contemporâneas e as visitas a comunidades é anunciado no site Europa Viva.



Europa Viva no Rádio Clube Português - 104.3



Europa Viva na Rádio Clube, 23 de Setembro de 2008, ás 23:45 para conversar sobre o II Curso Europa e Religiões.

II Curso Europa e Religiões


O DN (Diário de Noticias) de 23 de Setembro de 2008 editou uma pequena peça sobre o II Curso Europa e Religiões. Obrigado ao DN pela ajuda na promoção e divulgação do Curso.

A Córsega...um olhar de Ana Rosa de Freitas







Uma ilha maravilhosa...

©Fotos de Ana Rosa da Freitas

segunda-feira, setembro 22, 2008

30 de Setembro 2008


Conferencia abertura do II Curso Europa e Religiões
Organização Europa Viva em parceria com a Universidade Lusófona


O fenómeno religioso, hoje - Prof Paulo Mendes Pinto


30 de Setembro, 19:00, Universidade Lusófona,

domingo, setembro 21, 2008

Ainda o II Transmongoliano, segundo Helena Martins


Os viajantes do II Transmongoliano, em Hustai, iniciando o seu passeio a cavalo pelo Parque Natural.




Na Mongólia, não é dificil haver problemas mecânicos com os carros que nos transportam pelas montanhas e estepes. Faz parte da experiência do viajante. Este ano tivemos um furo como retratou a Lena Martins nesta foto. Diz-se que os motoristas mongóis, são os melhores condutores do mundo e, de facto, se assim é, não nos surpreende. A Mongólia é um imenso Parque Natural. Viajar pelas estepes sem nenhuma referência senão uma imensa vastidão de terra pode levar, com facilidade, a todo o tipo de enganos. Quando começamos a ver os motoristas a olhar, fixados, na paisagem, podemos estar certos que eles procuram na memória, o trilho, ou o sentido, que nos levará ao destino. O ano passado, no I Transmongoliano, justamente a caminho do Parque Natural do Hustai, o «desvio» levou-nos a uma antiga base soviética desactivada mas ainda intacta do ponto de vista da infra-estrutura. Entrámos na ex-base, saltaram das catacumbas alguns militares - apenas para saber quem os visitava - e dali a minutos estamos no caminho certo.
A experiência, desta vez, não foi tão empolgante, pelo contrário, o silêncio e a paz continuavam a dominar-nos totalmente.

©Texto Ana Paula Lemos
©Fotos Helena Martins
voltar ao topo da página