sábado, setembro 05, 2009

Pequim - Agosto 2009 - Templo do Céu - Transsiberiano Plus

Um dos lugares que mais falam da China e especialmente de Pequim. Rodeado por um jardim imenso, para onde os pequinenses vão andar a pé, jogar às cartas, ensaiar orquestras, fazer tai-chi, massagens, conviver e até dançar, o Templo do Céu para além de um dos monumentos mais importantes do património arquitectónico de Pequim é, de facto, um espaço de convivio público fundamental da cidade.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Transsiberiano Plus 2009 - a grande surpresa - Shangai

Shangai sem a Bund, isto é, sem a «marginal» que percorre uma parte do rio e separa a cidade velha, enquadrada por edificios dos anos 30 e 40, de Pudong, a cidade nova, com a maior concentração de arranha céus do mundo, Shangai sem a Bund diziamos é uma cidade (aparentemente) sem luz que perde o seu natural glamour e encanto.
A Expo 2010 tornou Shangai um verdadeiro estaleiro só suportável porque Shangai é, de facto, uma cidade arrebatadora e, para nós viajantes do Transsiberiano Plus, viajando 20 dias por entre florestas siberianas e estepes mongóis, chegar a Shangai é estarmos «práticamente» em casa. Não apenas porque, neste momento da viagem, faltam apenas quatro dias para regressar a Portugal, mas também, porque a cidade de Shangai é o lugar mais próximo da nossa metáfora civilizacional e urbana. É aqui em Shangai que nos vamos encontrar, definitivamente, com a memória cultural construida.
Em Shangai nada nos é estranho...
Desta vez tive oportunidade de dedicar mais do meu tempo à Expo 2010. Visitei todo o plano urbanistico e arquitectónico da cidade, vi os filmes relativos ao empreendimento «universal» no Centro de Urbanismo de Shangai e, de facto, é impossível a uma Associação como a Europa Viva, não agendar o tema para uma viagem de estudo à China em 2010.
O tema da Expo 2010 é Better City, Better Life. Mas não é só o tema que nos interessa como Associação com um projecto cultural desenvolvido na área do BRIC. O que interessa verdadeiramente neste projecto da Expo Shangai 2010 é que pode ser uma oportunidade única para percebermos definitivamente a construção geo-politica do «Sergundo Mundo», isto é, do papel de países como a China, Russia, Coreia do Sul, Singapura, Japão e dos países da Asia Central na construção da geografia politica do século XXI.

Transsiberiano Plus 2009 - Centro de Artes de Shangai











quinta-feira, setembro 03, 2009

Inscrições...actividades 2009

Estão abertas as inscrições para Seminário Saber Europa, Curso Europa e Religiões, viagem à Russia com Gonçalo M. Tavares.

Expo Shangai 2010

Emerge plenamente no horizonte na zona oriental de Shangai a Expo 2010 subordinada ao tema Better City, Better Life.





quarta-feira, setembro 02, 2009

Chegámos!!!

A Europa Viva está de parabens. Realizou o seu terceiro Transmongoliano, uma vez mais, sem nenhum problema logistico ou outro. Todas as viagens são diferentes e umas não são melhores do que outras. Mas há viagens tão diferentes umas das outras que podem ficar na nossa memória como das melhores.
O Transmongoliano é sempre uma viagem fantástica. Como dizia a Margarida Gil, realizadora de cinema que acompanhou esta terceira Rota da Memória, o Transmongoliano é antes de mais uma viagem interior, depois um itinerário histórico, sociologico e politico.
Melhorámos muito o conceito, o itinerário e a logistica. Encontrámos, definitivamente, a chave que satisfaz completamente o projecto e as motivações pelas quais o realizamos.
Nos próximos dias faremos a reportagem pormenorizada do que foi a viagem.
voltar ao topo da página