quinta-feira, dezembro 14, 2006

Conferencia Indigenas - retratos falados

14 Dezembro, 18:30, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, anfiteatro III, última conferencia do 1 Ciclo viagens da minha Terra.
Conferencista Tiago Salazar - titulo da conferencia: Indigenas - retratos falados

terça-feira, dezembro 12, 2006

O Gosto do Chá - conferencia 12 de Janeiro 2007

Paulo Borges é o primeiro conferencista do Ciclo O Gosto do Chá - viagem temática à India 2007, com o tema «As Grandes Linhas do Budismo».
A sua conferencia será dia 12 de Janeiro de 2007 às 18:30 no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
«Paulo Borges é professor de Filosofia na Universidade Clássica de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura. Dedica-se ao estudo comparado das religiões e das espiritualidades, ao diálogo inter-religioso, à escrita, à tradução e ao estudo e prática da experiência meditativa. Optou pela via budista tibetana para procurar o Infinito que sente em si, em todos os seres e coisas.
É autor, além de dezenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil, das seguintes obras: a) poesia: Trespasse (1985), Capital (1988), Ronda da Folia Adamantina (Lisboa, Átrio, 1992); b) ensaio filosófico: A Plenificação da História em Padre António Vieira. Estudo sobre a ideia de Quinto Império na “Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício” (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1995), Do Finistérreo Pensar (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001), Pensamento Atlântico (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002), (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia) O Budismo e a Natureza da Mente (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005), Agostinho da Silva. Uma Antologia (Lisboa, Âncora Editora, 2006) e Princípio e Manifestação. Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006). Tem no prelo, entre outras obras, Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva (Lisboa, Âncora Editora, 2006) e Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva (romance).
É membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Vice-Presidente da Casa da Cultura do Tibete, Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integrou a Comissão Coordenadora da Primeira Visita de S.S. o Dalai-Lama a Portugal e integra a Comissão Dalai Lama Lisboa 2007.
É responsável pela edição das Obras de Agostinho da Silva, na Âncora Editora e no Círculo de Leitores, presidindo à Comissão das Comemorações do Centenário do nascimento de Agostinho da Silva.
Sente-se Todo o Mundo e Ninguém.»

Este curriculum do Prof Paulo Borges foi tirado do seu site pessoal
www.pauloborges.net

segunda-feira, dezembro 11, 2006

O Gosto Chá - viagem temática à India

No dia 16 de Fevereiro de 2007 a Europa Viva, através do projecto Europa em Movimento, parte para mais uma viagem. A primeira viagem fora do continente europeu. Depois de termos definido a geografia europeia do nosso projecto, do Atlântico aos Urais, com os dois programas na Russia, Comboio de Ana Karenina e Caminhos de Gogol, chegou o tempo de empreendermos a metáfora da nossa universalidade, consusbtânciada numa viagem à India, intitulada, O Gosto do Chá.
O Gosto do Chá é o contributo da Europa Viva, como projecto cultural europeu, e como membro da Unesco para o diálogo intercultural e intercivilizacional.
«A diversidade cultural é uma caracteristica essencial da humanidade» é o lema do projecto Europo em Movimento.
É justamente a procura do Outro, que nos leva à India...esse país imenso, contrastante, paradoxal, mas repleto de civilidades.
De hoje em diante a India é o tema preferencial do nosso blog.
voltar ao topo da página