sábado, maio 29, 2010

31 de Maio - Curso História do Cinema


8 sessão: Vanguardas - Berlim, Sinfonia de uma Cidade de Walther Ruttmann.

18:30 na Reitoria da Universidade de Lisboa - 1 piso

Grupo Rússia - Maio 2010


sexta-feira, maio 28, 2010

Curso de Culinária Macro e Vega...

Ana Serôdio é uma jovem nutricionista portuguesa que vale a pena conhecer.

Berlim...

Alterámos as datas da viagem a Berlim. Vamos de 2 a 9 de Outubro.

quinta-feira, maio 27, 2010

A Comunidade Europa Viva de Leitores de Português no Mundo - na Revista Visão

Na Visão a reportagem de Isabel Nery sobre a 1ª Comunidade de Leitores de Português no Mundo realizada e promovida pela Europa Viva na Rússia com Gonçalo M. Tavares.

O cartaz do anuncio da Tertúlia Europa Viva em S. Peterburgo

Foto de Teresa Tendeiro, Maio 2010

quarta-feira, maio 26, 2010

Nota - Seminário Influências do Judaísmo na Cultura Ocidental

Por motivos alheios à Europa Viva a conferência da Dr.ª Esther Mucznik marcada para o dia 26 às 19:00 no Espaço Europa Viva passa para o mesmo dia e hora mas na sala 3.1. da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Para quem tiver dificuldades logisticas do local a sala fica no 1º piso à direita, isto é, quem entra na faculdade, sobe as escadas até ao Anfiteatro I, vira para o seu lado direito e volta a virar à direita. A sala é do lado esquerdo.
Para quem conhece a Faculdade, a sala fica ao pé da chamada «sala de mestrados».
A Direcção da Europa Viva lamenta e pede desculpas aos participantes do Seminário e Curso Europa e Religiões.

terça-feira, maio 25, 2010

Curso História do Cinema I - O nascimento da narrativa clássica e o Expressionismo


Saber contar bem uma história. Encontrar uma linha condutora da acção. Caracterizar os personagens, dar-lhes densidade, emoções, vida. Transportar-nos para os ambientes, sejam eles a casa de família, ou a cidade exótica, o ringue de boxe, ou o salão de ópio. Eis mais uma vez a força e o fôlego de D.W.Griffith, realizador americano do qual vimos na terceira sessão do nosso curso o filme "O lírio quebrado". Este filme de 1919, baseado num conto de Thomas Burke, desafia-nos a mergulhar na Londres, húmida, escura e decadente da época e descobrir, no meio de tantos miseráveis sem sonhos, os rostos inocentes de Lucy (Lillian Gish) e Cheng Huan (Richard Barthelmess), dois jovens que o acaso aproxima e que se descobrem numa devoção mútua, um sentimento que se adivinha condenado ao fracasso. D.W.Griffith trabalha as cenas, a luz, a cor e a sua ausência, para que esta história seja, aos nossos olhos, o mais real possível. Escolhe não se interpor entre o espectador e o filme. Deixa-nos toda a liberdade para nos encantarmos com a delicadeza de Cheng e nos comovermos com o olhar sofrido de Lucy. E consegue brilhantemente envolver-nos na intimidade desta história!Pelo contrário, nada disto desejaram os autores dos filmes que visionámos nas três sessões seguintes! Todos eles, Robert Wiene realizador de "O Gabinete do Dr. Caligari", Fritz Lang realizador de "Metropolis" e F.W. Murnau realizador de "Nosferatu", são estrelas maiores do movimento de vanguarda surgido na Europa e centrado na Alemanha, Áustria e Países Nórdicos, e que conhecemos por Expressionismo. Mais do que querer obter a adesão do público a uma representação o mais próxima do real possível, o Expressionismo no cinema busca a distorção do mundo com o objectivo de provocar emoções fortes e extremadas. Os ambientes são obviamente irreais, fantásticos, obscuros e misteriosos, carregando sempre um certo tom mágico próprio da cultura alemã. Os antagonismos são fortíssimos: entre o Bem e o Mal, entre o puro e o corrompido, entre o consciente e o inconsciente. Os cenários ou são totalmente construídos desafiando até as leis da física e da utilização dos objectos (vejam-se as cadeiras da repartição pública em "O Gabinete do Dr. Caligari") ou, sendo naturais, são filmados de formas que nos suscitam arrepios e terrores (como por exemplo as soturnas florestas que rodeiam o castelo do conde Orloff em "Nosferatu", ou os ratos que saem do porão do barco no mesmo filme). Há também uma incapacidade das personagens lutarem contra os poderes sociais instalados, contra a opressão da vida urbana, das classes sociais ou da sociedade industrial como nos mostra "Metropolis", filme maior entre os três, com o seu cunho político e de crítica social que o torna sempre actual.Tudo nestes filmes nos faz ficar sem fôlego: há uma atracção pelo abismo, uma ambiguidade, uma contradição entre forças poderosas, que ainda hoje, 90 anos após terem sido feitos, nos arrebatam e nos fascinam! Tendo sido produtos de uma época muito especial (o período entre guerras na Alemanha de Weimar), transportam em si algo que é universal: o anúncio do Mal que corrompe, a antevisão da violência que todos os extremismos trazem consigo, a fragilidade da pureza de coração e a voracidade dos instintos do desejo e da destruição. Obras primas portanto!"


©Maria Alexandra Campos

Seminário Permanente Saber Europa 2009 / 2010


Por falta de inscrições foi cancelado o módulo Instituições Europeias do Seminário Permanente Saber Europa.

O Seminário Saber Europa 2009 / 2010 dedicado à História e Cultura Europeias termina no próximo dia 26, às 19:00 no Espaço Europa Viva, com a conferência sobre As Influências do Judaísmo na Cultura Europeia realizada por Esther Mucznik.

Nota da Direcção - Quotas

As quotas são o instrumento financeiro através do qual as Associações cumprem a sua missão. No caso da Europa Viva são mesmo o instrumento económico e de tesouraria fundamental que a Associação dispõem para o cumprimento das suas obrigações como, aliás, é do conhecimento de todos os associados.
Se os associados da Europa Viva não pagam as suas quotas, não só prejudicam gravemente o cumprimento das responsabilidades colectivas como põem em causa o normal funcionamento da Associação.
Vivemos um tempo dificil. Se todos nós formos capazes de ajudar na missão, a Direcção da Europa Viva está certa que sobreviveremos a esta conjuntura estrutural.

segunda-feira, maio 24, 2010

Tertúlia Europa Viva em Moscovo - 13 de Maio 2010

Da esquerda para a direita: Joao Mendonça (leitor do Instituto Camões na Rússia), Ana Paula Lemos (Europa Viva) e Gonçalo m. Tavares (escritor).


Sala quase cheia em Moscovo... Para ouvir Gonçalo m. Tavares a falar da sua obra e da importância da linguagem.






Jornalistas portugueses na Tertúlia em Moscovo: José Milhazes (LUSA) e Evgeny Mouravitch (RTP)

Ainda a viagem à Rússia...Kremlin - Praça das Catedrais


Maio 2010




Mais um programa...

http://www.europaviva.eu/news/201005_SiriaJordania/

Calendário Actividades Semana - 24 a 28 de Maio 2010

24 de Maio - Curso História do Cinema - 8º sessão - Surrealismos e Vanguardas - Reitoria da Universidade - 18:30
26 de Maio - Seminário Influências do Judaísmo na Cultura Ocidental - Europa Viva - 19:00

Ainda a Rússia...Mosteiro Sergey Passat




Antigo centro da ortodoxia, o Mosteiro de Sergey Passat é ainda hoje uma das maiores referencias espirituais da Rússia.






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