sábado, setembro 20, 2008

A Sentença

Num velho livro topei com uma palavra escrita,
Que como um choque me marcou e ilumina toda a minha vida:
E quando me entrego ao prazer embotante,
E à essência prefiro a aparência, a mentira e o falso semblante,
Quando, de ânimo leve, a mim mesmo me engano com pequenos nadas,
Como se fosse clara a escuridão, como se a vida não tivesse mil portas brutalmente fechadas,
E repito palavras cuja vastidão nunca senti,
E agarro coisas cujo sentido profundo não vivi,
Quando, com as mãos aveludadas, o sonho bem vindo me acaricia
E de trabalhos e dias me alivia,
Alienado do mundo, estranho à minha própria consciência,
Então ergue-se em mim essa palavra: Homem, torna à tua essência!

A Sentença
Ernst Stadler (1883-1914)
Tradução João Barrento

Seminário Europa Viva


















Chamamos-lhe Seminário porque não encontrámos uma palavra absolutamente integradora de todos os seus conteúdos, mas o que fizemos a 19 de Setembro de 2008, foi reflectir, em conjunto, sobre todas as valências do projecto Europa Viva.








quinta-feira, setembro 18, 2008

As crónicas da Europa Viva para o Rádio Clube Português...

Crónica da Mongólia para o Rádio Clube Português a 23 de Agosto de 2008 às 16:50 a caminho de Ulaan Baator, 23:50 em Lisboa.

©Foto Helena Martins

Se a Europa Acordar...


Acerca da Europa:

«...uma coisa se torna clara: a politica do futuro depende em larga medida de uma modernização da função visionária ou profética da inteligência. É pelas visões que, desde o inicio da história do mundo, os humanos estabelecem relações com os grandes e muito grandes contextos. Não existe pois potência essencial sem tradição da sua visão da grandeza - pois só se torna grande quem vê em grande; mas a faculdade de ver o grande ensina-se de transmite-se através de educações arriscadas...».




In Se a Europa Acordar, Peter Sloterdijk, pp 51


Pintura de Yue Min Jun







Seminário Europa Viva

Dia 19, 21:00, Espaço Europa Viva
Só para associados e convidados

quarta-feira, setembro 17, 2008

Wagner - Tristão e Isolda - Paris - 20 a 23 Novembro

Grandes conhecedores de Ópera e da Estética da Musica, conhecendo a natureza cultural e temática que anima o projecto Europa em Movimento, desafiaram a Europa Viva a organizar uma viagem a Paris para que os seus associados, familiares e amigos podessem assistir a uma das récitas da Ópera de Wagner - Tristão e Isolda, encenada por Peter Sellers com uma performance de Bill Viola, o mais conceituado criador contemporâneo de Video.
Um grande empenhamento de alguns associados da Europa Viva, nomeadamente de Beatriz Gama Lobo e de Sérgio Manhã, colaborador do Corte Inglês, permitiu pôr este programa de pé num tempo record e a preços excepcionais.
É assim que entre 20 a 23 de Novembro de 2008 a Europa Viva estará presente em mais um acontecimento cultural de excepção.

"Hay que huir del fatalismo y redefinir la estrategia".

http://www.elpais.com/articulo/internacional/Europa/pierde/capacidad/influencia/Naciones/Unidas/elpepuint/20080917elpepiint_12/Tes

terça-feira, setembro 16, 2008

Factory 798 - centro arte - Beijing 2008

Fábrica 798 é um lugar de criatividade na cidade de Beijing onde os criadores contemporâneos têm as suas galerias, operam os seus negócios e comunicam ao país e ao mundo as suas produções. Antiga fábrica de componentes electrónicos, uma parceria entre a ex-RDA e a Republica Popular da China, esta Fábrica, abandonada durante muitos anos, transformou-se há 5 anos num lugar de culto entre a comunidade criativa chinês. Huang Rui foi o primeiro criador a ocupar a Fábrica. Depois, vieram Zhu Ming, Chen Guang, Sui Jianguo, todos «estrelas» maiores da criação contemporanea chinesa e mundial.





Mais do que espaço onde os criadores trabalham e expõem, a Factory parece querer transformar-se num lugar onde os a comunidade de criadores, negociadores, intelectuais e visitantes, possam usufruir plenamente do ambiente. Assim, começam a nascer restaurantes, cafés, pubs, animados pela mais modernissima arquitectura, sofisticados e muito requintados.
Há muitos «mistérios» que o cidadão europeu tem de desvendar no tecido social e politico da cidade de Beijing. Um deles é de facto este centro criativo onde encontramos uma critica feroz ao maoismo, a denuncia permanente do sistema actual, e olhares dissonantes sobre a realidade chinesa descrita pelo pensamento único.
Factory 789 é um lugar de liberdade. Um centro criativo por excelência. Muitos metros quadrados da melhor arte contemporânea feita no mundo.
Uma das mais fascinantes experiencias que se pode ter em Beijing.

©Fotos Sandra Nobre
©Texto Ana Paula Lemos

segunda-feira, setembro 15, 2008

Europa em Movimento




Os três meios de transporte que a Europa Viva usou para fazer o Transmongoliano. O comboio, obviamente, através do qual percorremos sete mil kilómetros de Moscovo a Beijing. O barco que nos levou a passear no Baical e o automóvel que nos transportou pelos parques naturais da Mongólia.

Uma viagem como o Transmongoliano nunca mais abandona a intimidade da nossa memória. Durante algum tempo, que podem ser dias, semanas ou meses, há mesmo um debate entre o «eu» cansado de mundo e o mundo sedento de «nós». Fica de facto uma sensação de nada poder ainda dizer-se sobre o que vimos, vivemos e sentimos.
É lenta esta metamorfose em que deixamos o mundo em nós e lentamente convivemos com o que ficou de nós no mundo.
E há de facto imensos lugares onde nós podemos ter ficado. Na solidão e na imensidão da Mongólia, na nova ordem internacional para onde a China nos projecta, na Sibéria onde as bétolas continuam a morrer, no azul do Baical, na Rússia imperial, na Moscovo cosmopolita, (...), na Factory 789 em Beijing, um dos maiores centros criativos da China contemporânea, na Shangai consumista, excentrica e estravagante, enfim, são tantos os lugares do mundo que a alma fica preguiçosa para o abraçar.

©Fotos de Helena Martins

©Texto Ana Paula Lemos





Grande politica...

«A inteligência europeia está agora perante o desafio de transformar a sua máquina de fabricar o destino. Não se trata agora de uma nova reclamação do Império por um sujeito politico pan-europeu com sede em Bruxelas; não competirá aos Europeus, nem hoje nem amanhã, brincar aos Romanos pela enésima vez. Nenhum contemporâneo inteligente pode seriamente interessar-se por um «Leviatã supranacional» com o nome de União Europeia. A missão a que os Europeus actuais de futuros terão de se abalançar consiste antes em por em prática o principio de grande potência ou o próprio principio de Império numa metamorfose histórica.
A obrigação da grande politica aparece hoje no repto que consiste em quebrar a imperialidade da sua própria entidade de grande potência, transformando-a num parceiro na cena de uma futura politica interna do mundo.»
In Se a Europa Acordar, Sloterdijk, Peter, pp 48, Relógio de Água

Seminário Europa Viva

Dia 19 de Setembro, 21:00, Espaço Europa Viva.
Só para associados.

domingo, setembro 14, 2008

Calendário Europa em Movimento 2009

Junho

Rota da Arte:
de 8 a 14 de Junho 2009 - Nova Iorque
Tema: Hopper

Julho

Rota da Música
de 7 a 14 de Julho - Milão, Pádua, Bergamo, Vicenza, Mantua, Veneza
Duas Óperas Scala de Milão - Aida de Verdi e Eugene Onegin de Tchaikovsky
Tema: Ópera

Previsão:

Julho/ Agosto
Rota da Memória
Transmongoliano (Russia, Mongólia e China)
Tema: Os totalitarismos do século XX

Agosto
Rota das Culturas
2 quinzena - Moçambique (Maputo, Gorongoza, Ilhas do Bazaruto)
Tema: Mia Couto

Nota: à medida da concretização logistica dos projectos anunciamos a sua concretização.




Biblioteca



Dois grandes livros sobre o pensamento e a cultura europeia.
voltar ao topo da página