quarta-feira, junho 07, 2006

Europa Viva - Viagem à Russia

Todos os dias chegam ao nosso correio mensagens de mail, e pelo telefone outros tantos contactos de estão fazendo, dando provas que a viagem de Maio à Rússia criou entre os viajantes não apenas novas amizades mas alguns contactos profissionais, para além, obviamente, da vontade manifestada por alguns de voltarem a viajar com a Europa Viva.
Quase um mês depois, a viagem ainda mexe. Ainda sábado a professora de russo passou o dia numa sardinhada com duas pessoas da viagem e a Maria Joao Vasconcelos (uma das viajantes) organizou um jantar russo em sua casa segundo as directrizes dos livros de culinária que por lá comprou.
A Amarillys Smeth, outra viajante, desafia-nos para outro almoço e assim sucessivamente...
O projecto Europa em Movimento (através da viagem à Rússia) já deu os seus frutos:
1. Levou muitos viajantes a ler Ana karenina e a conhecer Tolstoi;
2. Confrontou alguns portuguesas com outra cultura, outra mentalidade, outra história, (...)3. Criou intensas e profundas relações pessoais entre alguns viajantes;
4. Motivou alguns portugueses para as directrizes do programa da ONU - Unesco, designadamente no que concerne ao desenvolvimento sustentável, através do turismo cultural;

Começamos a estar satisfeitos com o resultados desta viagem.

Viagem à Rússia

Paula, muito obrigado. Tantas saudades...

Um abraço para si e para a sua irmã, e claro, para todos da Europa Viva!
Rui Oliveira

segunda-feira, junho 05, 2006

Faculdade de Letras Lisboa

De: Professora Teresa Alves
Directora do Departamento Estudos Europeus FLL

JÁ ESTIVE A VER A PÁGINA DO PROJECTO E FIQUEI ENCANTADA. TEMOS DE DIVULGAR ISTO NA FACULDADE. E ASSOCIAR O CURSO ÀS VOSSAS INICIATIVAS E VICE-VERSA. ESTE ANO QUEREMOS REALIZAR UM COLÓQUIO QUE FAÇA A ANÁLISE DE 20 ANOS DE PORTUGAL NA CEE/UE. TENTÁMOS REALIZÁ-LO EM MAIO, MAS NÃO DEu POR VÁRIAS RAZÕES. ASSIM PENSÁMOS EM NOVEMBRO OU DEZEMBRO.

AS VOSSAS INICATIVAS SÃO MUITO INTERESSANTES E PARECE-ME FANTÁSTICO CRIAR UMA BIENAL DO PENSAMENTO. É UMA IDEIA BRILHANTE.

QUANDO PODEMOS FALAR PESSOALMENTE PARA VER EM PORMENOR A POSSÍVEL COLABORAÇÃO?

PARA A SEMANA VOU ESTAR NA FACULDADE NA 3ª E NA 4ª FEIRAS, MAS PODEMOS COMBINAR OUTRO DIA OU LUGAR.

UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS
TERESA
voltar ao topo da página