sexta-feira, agosto 10, 2007

Europa e Religiões - Curso



A Europa Viva congratula-se com o acolhimento que o Curso Europa e Religiões tem tido junto da sociedade civil. Trata-se de uma iniciativa só possivel pela adesão dos lideres das comunidades religiosas e seus representantes que souberam desde o primeiro minuto responder sim à nossa iniciativa.
Como sabem o secretariado da Europa Viva vai estar em trabalho fora de Portugal até 3 de Setembro. Sim, estamos a acompanhar os associados no Transmongoliano. Por isso, pedimos a todos os interessados neste curso que enviem um mail para europaviva@europaviva.eu caso queiram inscrever-se ou pedir algum esclarecimento sobre este curso.

capas que fizeram o Transmongoliano

quinta-feira, agosto 09, 2007

Fim...

Um ano depois aqui estamos prontos para embarcar no comboio que nos levará a uma travessia pela Russia, Mongólia e China, no mítico transmongoliano, cantado inumeras vezes pela literatura, sobretudo, nos últimos 70 anos.
Foi um ano de muito trabalho, total dedicação, empenhamento absoluto, que resultou neste projecto Rotas da Memória, uma revisitação à memória dos totalitarismos, onde iremos encontrar realidades distantes deste tempo e outras ainda muito próximas dos ideias que nos chegaram destas paragens nos últimos 50 anos.
A certeza que temos é que nenhum de nós regressará igual. A Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social, é um projecto cultural que assenta a sua missão no estudo da cultura europeia e na difusão dos valores da cidadania e solidariedade.
Por isso entende que não há reflexão da cultura europeia sem um estudo profundo e global das relações entre a Europa e o Mundo, sobretudo, do mundo composto pelos paises emergentes como a Russia, India, e China.
Trata-se no fundo de reflectirmos sobre a Europa pós-colonial como gostam de dizer os sociólogos e antropólogos da contemporaneidade.
Os programas do Europa em Movimento são justamente espaços culturais de reflexão onde as viagens constituem um meio e não um fim. Vamos ver, «revisitar» porque antes estudámos as realidades que estamos a visitar. O nosso objectivo é mesmo esse: estudar!!!
Os associados que embarcam conosco na aventura do transmongoliano quiseram todos saber mais e melhor sobre o papel da Russia e da China no contexto politico, económico e social global.
Agora, que estamos de partida, só nos resta a imensa vontade de reler os poetas que morreram agarrados ao poste da liberdade.

terça-feira, agosto 07, 2007

Transmongoliano - Faculdade - encontro

Encontro dia 7 de Julho às 18:45 - 19:00 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Nota da Direcção

De 15 de Agosto a 3 de Setembro o secretariado da Europa Viva encontra-se a trabalhar no Transmongoliano. Se precisar de comunicar conosco pode fazê-lo por mail:
europaviva@europaviva.eu

capas que fizeram o Transmongoliano


voltar ao topo da página