sexta-feira, agosto 24, 2007

Chegámos (finalmente) à Mongólia

Para um europeu, cidadão do espaço Schengen, passar a fronteira entre a Rússia e a Mongólia é um desafio à paciência, um hino ao projecto europeu, mas também pode ser um regresso a um tempo que as novas gerações só conhecem através do pensamento produzido pela literatura histórica ou pela análise do pensamento político recente.
Trata-se de facto de uma bela vivência do que são sociedades fechadas, militarizadas, onde a ocupação territorial é o símbolo por excelência do poder político. Não nos esqueçamos que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a ex URSS tinha o seu limite territorial a Este justamente aqui na Mongólia.
Ora, se é verdade que compreendemos a preocupação naquele tempo em afirmar a força pela excêntrica militarização do espaço fronteiriço, hoje, isto parece-nos excessivo, sobretudo agora que as «democracias» prevalecem nos dois países, segundo os seus quadros constitucionais.
Para que possam entender melhor o que vos escrevo, saibam que chegámos à fronteira da Rússia com a Mongólia eram 12:40 locais e saímos já passava das 17:00. Acreditem que fomos primorosamente controlados do lado russo. Nada deixado ao acaso. Tudo visto, revisto, buracos vigiados, (…)
Porquê então mais 4 horas de espera na Mongólia se o comboio nunca parou?
voltar ao topo da página