sexta-feira, junho 29, 2007

Transmongoliano - Estamos no Porto...

A tratar da logistica do Transmongoliano...

Russia - Comboio de Ana Karenina - Portfolio Miguel Silva




Reportagem - Comboio Ana Karenina - portfolio Miguel Silva





Foram as melhores fotografias que nos chegaram da viagem de Maio 2007 - 3 Comboio de Ana Karenina.
Os associados da Europa Viva acham que as fotografias do Eng Miguel Silva captaram a alma da viagem. Nós. os que programámos o Comboio estamos completamente de acordo. Por isso vamos editanto algumas das melhores fotografias enviadas na esperança de podermos expôr três delas na Exposição de fotografia Europa Viva que vamos realizar em Janeiro/Fevereiro de 2008.

quinta-feira, junho 28, 2007

Transmongoliano - A Casa dos Encontros - Martins Amis, citações...

Sobre o sistema politico da ex união soviética:

«Era assim que o poder se distribuia entre os animais da nossa quinta. No topo estavam os porcos - funcionalismo administrativo e guardas. A seguir vinham as urcas: designados elementos socialmente amistosos, tinham o estatuto de administradores que ainda por cima não trabalhavam. Abaixo das urcas estavam as cobras - os informadores (...), debaixo das cobras estavam as sanguessugas, trapaceiros burgueses (falsários, burlões, etc.). Mesmo no fundo da pirâmide estavam os facistas, os contras, os inimigos do povo, os politicos. Depois vinham ainda os gafanhotos, os juvenis, os pequenos monstros:sopros marginais da revolução, do deslocamento, do terror, eram os orfãos ferozes da experiencia soviética...»

in A Casa dos Encontros, Martins Amis, Teorema

Martins Amis - A Casa dos Encontros


Martins Amis, inglês, um dos grandes escritores contemporâneos escreveu um livro que a Teorema acaba de publicar em Portugal, A Casa dos Encontros.
Para os viajantes do Transmongoliano a leitura deste livro deveria ser obrigatória. Aliás, tal como outro livro seu, também publicado pela Teorema, Kobba.
A ex União Soviética, e sobretudo, Estaline, fazem parte dos temas obsessivamente tratados por Martin Amis na sua obra literária.
Em A Casa dos Encontros estamos face a uma narrativa crua e intensa sobre a possibilidade de amar num campo de concentração soviético, situado justamente na Sibéria, junto ao Baikal...trata-se de uma narrativa ficcionada tendo por base uma profunda análise histórica.
Aconselhamos a leitura desta obra.

quarta-feira, junho 27, 2007

Transmongoliano - noticias


Estamos cada vez mais concentrados na viagem que vamos empreender em Agosto...Já acordámos na estratégia a utilizar de modo a tornar a nossa estada no comboio funcional e cómoda.
Cada vez sabemos mais sobre a viagem: aliás a blogosfera é riquissima sobre este assunto e é aqui neste espaço universal que melhor vamos conhecendo as terras, os povos, os mapas - a Mongólia será seguramente a jóia da coroa deste transmongoliano e claro, Xangai...
Começamos a conviver com alguma dose de ansiedade. Há associados na Europa Viva que sonham há uma vida com esta viagem. Nós estamos com uma imensa responsabilidade: não só a de tornar o sonho realidade mas também a de tornar a realidade um imenso sonho...

3 Comboio Ana karenina - Encontro

Os viajantes do 3 Comboio Ana karenina (Maio de 2007) vão reunir-se num jantar no Museu do Fado...a Helena Botelho e o Alexandre Ipolliti estão a preparar a festa. Temos a certeza que a festa vai ser de arromba.

terça-feira, junho 26, 2007

Viagens Sentimentais - Tiago Salazar



O Tiago Salazar é um dos melhores amigos da Europa Viva: antes de mais, identifica-se com a nossa missão, e aprecia muitissimo o nosso trabalho. O Tiago é um daqueles amigos que aparece sempre para nos ouvir, dar opinião, e levantar o ânimo...e sempre de mansinho, quase em silêncio, a sua presença vai enriquecdendo o nosso trabalho, ora dá uma ideia, ora critica outra, e assim, já lá vão dois anos e meio, tem contribuido também ele para o nosso crescimento e para a divulgação da Europa Viva no tecido social português.
O Tiago está sempre a falar da Europa Viva. Quantas vezes, não tenho que deixar as tarefas que me ocupam naquele momento para correr rumo à Gulbenkian, onde o Tiago está com alguém, que segundo ele, «tem que conhecer a Europa Viva»...
Mas desta vez é a Europa Viva que vai falar do Tiago Salazar.
O Tiago, não fosse a vida escrever-se muitas vezes de cabeça para o ar, seria seguramente, um dos grandes escritores de narrativa poética da sua geração. Mas a vida é assim: leva-nos aos cofins do mundo para nos obrigar a escrever com os pés na Terra.
O Tiago é um homem que pensa com a memória das palavras. Ele escreve tudo, ele assenta tudo, ele está sempre rodeado de dezenas de papeis, ele escrevinha, soletra, enumera, enfim...o Tiago lê-se nas palavras que não escreve e escreve sobre tudo o que não lê.
O Tiago está de parabens. Nós, Europa Viva, damos-lhe os parabens por este livro, onde publica, poeticamente, as suas viagens, e chama-lhes de «sentimentais».
Mas eu conheço bem a vida de um jornalista de viagens...e a vida de um jornalista de viagens é durissima. Achei por isso o titulo deste livro profundamente revelador do carácter do seu autor. O Tiago é um homem que responde à crueldade da vida com o movimento do «coração» é nesta metáfora simbólica que se refugia o autor das «Viagens Sentimentais»...
A Europa Viva fará tudo para lembrar que o livro do Tiago existe nas estantes das livrarias.
Já em Outubro será o primeiro conferencista do Ciclo «Viagens na Minha Terra».
voltar ao topo da página