quinta-feira, outubro 01, 2009

quarta-feira, setembro 30, 2009

Seminário Saber Europa...

Contamos consigo no próximo dia 20 de Outubro às 18:30 na Reitoria para a secção de abertura do Seminário Saber Europa.
Programa:

- Conferencia de José Pedro Serra - A Europa Cultural;
- Leitura encenada do poema Ultimatum de Fernando Pessoa por Jorge Rodrigues;
- Quarteto de cordas;

Entrada Livre

12 de Outubro - Espaço Europa Viva - 19:30

Reune o grupo de viajantes à Índia no espaço Europa Viva às 19:30.

terça-feira, setembro 29, 2009

A Semana Jorge de Sena na CSB Rádio - 105.4 FM

Jorge Rodrigues tem um curriculum que dispensa apresentações: autor do programa Ritornello (Antena2) durante 12 anos, cantor do Teatro Nacional de S.Carlos, conferêncista, encenador, isto para enumerar apenas alguns dos seus múltiplos talentos funcionais.
Desde Fevereiro de 2009, Jorge Rodrigues é co-autor com Ana Paula Lemos do programa Esferas, um programa de cultura sobre a Europa e o Mundo na CSB Rádio, a primeira rádio de cultura privada em Portugal.
ESFERAS é assim um tempo radiofónico apoiado pela Europa Viva e pelo Teatro Nacional de S.Carlos.
Jorge Rodrigues esteve em Santa Barbara na Califórnia durante duas semanas onde trabalhou com Mecia de Sena sobre a personalidade, vida e obra de Jorge de Sena, um dos maiores escritores portugues de sempre.
Desta estadia resultaram cinco programas entrecortados numa longa entrevista feita à viúva do escritor. Estes cinco programas compõem a semana Jorge de Sena, uma semana realizada pelo programa ESFERAS com o apoio da Europa Viva e do Teatro Nacional de S.Carlos.
A Europa Viva orgulha-se de estar envolvida neste acontecimento cultural ímpar na vida portuguesa.
É a primeira vez que Mecia de Sena se dispõe a falar da vida privada e publica do seu marido. É a primeira vez que um programa de rádio dedica uma semana a Jorge de Sena, o escritor que viveu a maior parte da sua vida exilado de Portugal em nome da Liberdade e por horror ao «Reino da Estupidez» que ele tão bem «cantou» na sua poesia.
Ler a obra de Jorge de Sena é o maior contributo que se pode prestar a este grande nome da literatura portuguesa e europeia.
Se aceitar uma sugestão da minha parte comece pelas cartas trocadas entre Jorge de Sena e Francisco Sousa Tavares e Sofia de Mello Breyner numa edição da Tinta da China.
Sintonize a CSB Rádio e esteja atento ao ESFERAS até dia 2 de Outubro entre as 18:00 e as 20:00.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Ópera, um itinerário europeu - Itália

Já estamos a preparar os programas em torno do tema Ópera. Vamos repetir Ópera, um itinerário europeu (Milão, Bergamo, Verona, Vicenza, Padua, Mantua e Veneza) com espectáculos na Arena em Verona, no Scala em Milão e no Fenice em Veneza) e vamos tentar colocar no terreno um novo programa: as 20 maiores salas de Ópera do Mundo cruzando com o tema principal - Ópera um itinerário europeu com outras salas como o Teatro S.Carlo em Nápoles, as salas de Ópera em Sidney, Barcelona, N.Y, (...).
O programa as 20 maiores salas de Ópera do mundo começam com o circuito Milão, Veneza, Napoles em 2010.

30 de Setembro

Reunem os Corpos Associativos da Europa Viva.
voltar ao topo da página