sexta-feira, abril 20, 2007

Cursos Europa e Religiões e Cultura Europeia

No próximo mês de Maio vamos abrir as inscrições para os Cursos: «Europa e Religiões» e «Cultura Europeia». Os cursos têm um numero de inscrições limitado. Por isso, agradecemos que nos comuniquem o mais depressa possivel a vossa disponibilidade para os frequentarem, bem como o esclarecimento de todas as dúvidas que possam ter, através do mail: paulalemos@europaviva.eu e do telefone 96 565 38 34 .

Europa e Religiões é um curso acerca das grandes manifestações do sagrado na cidade de Lisboa, através das expressões do hiduismo, judaismo, islamismo, cristianismo (católico, protestante e ortodoxo), e budismo.
O curso tem a duração de seis meses, e a cada mês corresponde uma familia espiritual. As aulas teóricas e práticas são ministradas nos respectivos templos da religião que estamos a estudar. O corpo docente é formado pelos representantes de cada comunidade religiosa. As aulas serão ministradas num módulo teórico e prático de 4 horas respectivamente.
Europa e Religiões começa em Outubro de 2007 e termina em Abril/Maio de 2008.
Cultura Europeia é um curso que procura fornecer os instrumentos fundamentais de compreensão não apenas das matrizes culturais europeias (cultura grega e latina) mas também a compreensão dos fenómenos das agendas culturais, sociais e económicas da União Europeia, através do estudos das instituições europeias, da geografia politica e da história de arte.
O curso de Cultura Europeia começa em Janeiro e termina em Junho de 2008. A cada mês corresponde um módulo. As lições são de 90 minutos cada uma. Há visitas de estudo, e workshops das temáticas em estudo.
Os módulos também estão divididos por meses. Os módulos são: História da Arte, Matrizes Culturais Europeias, Geografia das Populações, Comunicação e Cultura Europeias.
O curso de Cultura Europeia é ministrado por professores universitários e especialistas de cada módulo.
Nota: os dias das aulas de ambos os cursos serão terça e/ou quinta-feira em horários pós-laboral, das 18:30 ás 21:30.

quinta-feira, abril 19, 2007

Jantar India - O Gosto do Chá

Hoje, 19 de Abril, 20:00 no restaurante Mayura em Cascais: Rua Freitas Reis nº 15 - B
Telefone: 21 484 65 40

23 Abril - Conf General Loureiro dos Santos

Carissimos associados e amigos da Europa Viva:
A direcção convida-vos a assistir no próximo dia 23 de Abril às 18:00 no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa à conferencia do General Loureiro dos Santos intitulada - A Europa/Russia/China na Actual Ordem Internacional, integrada no Ciclo de Conferencias Europa Viva.
Entrada Livre.

quarta-feira, abril 18, 2007

Do Chá...Uma revisitação a Darjeeling - India











Dedicamos este post à Professora Maria Helena Guimarães Almeida (Instituto Superior de Agronomia) que nos presenteou com aquela fantástica conferencia sobre o «chá...». Obrigada senhora professora pela sua imensa generosidade.

Europa em Movimento


Europa em Movimento é o projecto da Europa Viva que trabalha os temas da mobilidade cultural e da diversidade cultural nas vertentes históricas, antropológicas, literárias, musicais, sociológicas e artisticas.

terça-feira, abril 17, 2007

Viajantes Russia - Encontro - Faculdade de Letras

O ponto de encontro dos viajantes «Comboio Ana Karenina» é às 18h20 à entrada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, junto ao multibanco, que se encontra imediatamente à esquerda, de quem entra na Faculdade.

Europa Sénior - apelo

Precisamos de nos empenhar na divulgação do projecto Europa Sénior. Não deixem de enviar aos vossos amigos o documento electrónico que fala do Europa Sénior.
Os séniores precisam de nós. Estão sós, muitos deles entregues a si próprios, sem uma visita, um gesto solidário, ou uma palavra.
O centro de dia da Penha de França está à espera de voluntários Europa Viva para apoiar mais 5 casos de pessoas que vivem completamente sós de idade muito avançada.
O que esperam de nós?
- que os visitamos uma vez por semana;
- que possamos ir à Farmácia comprar-lhes os medicamentos, caso precisem desse apoio;
- Que as levemos ao médico, caso precisem da nossa companhia;
- Que os visitemos nos hospitais - já que ninguém os visita;
- Que os ajudemos a cumprir as suas responsabilidades de cidadania;
O nosso apoio é de natureza cívica.

segunda-feira, abril 16, 2007

Calendário Conferencias - Viajantes Russia e China

Dia 23 de Abril
General Loureiro dos Santos «O Triângulo Europa/Rússia/China na actual Ordem Internacional»
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18:00, Anfiteatro III
Dia 3 de Maio
António Caeiro, jornalista, «Pela China Dentro...»
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18:30, Anfiteatro IV

India - Jantar - O Gosto do Chá...


O jantar «India» realiza-se no próximo dia 19 de Abril, 20:00, em Cascais, no Restaurante Mayura, na Rua Freitas Reis, nº 15 - B.

Telefone: 21. 484.65.40

Viajantes Russia

O grupo dos viajantes do Comboiode Ana Kareninade Maio (2007) vai reunir-se no próximo dia 18 de Abril pelas 18:30 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Estaremos à vossa espera no átrio da Faculdade às 18:15 junto à máquina multibanco - quem entra na Faculdade à esquerda. Quem não poder comparecer por favor volte ao blog até quarta-feira, nessa altura está anunciada a sala ou o anfiteatro onde será realizado o encontro.
Senão ligue para os telefones:

96 565 38 34

91 381 36 18

Assembleia Geral - Conclusões

Reunida em Assembleia Geral no passado dia 14 de Abril, os associados da Europa Viva aprovaram o documento estratégico apresentado pela Direcção para o biénio 2007-2009, o relatório e contas, e o respectivo cronograma das acrividades para 2007-2008.
Assim, a Europa Viva terá no próximo biénio três projectos no terreno:
- Casa da Memória;
- Europa Solidária;
- Europa em Movimento;
Brevemente será enviada uma new letter com as actividades correspondentes a estes três projectos.
voltar ao topo da página