sábado, setembro 13, 2008

Os protagonistas do II Transmongoliano no Baical - Sibéria

































Não pense a Sibéria apenas como um espaço inóspito. A Sibéria, nomeadamente o Baical, onde estas fotografias foram tiradas, faziamos nós um cruzeiro, pelo maior lado de água doce do mundo, a Sibéria, diziamos, é um território povoado por uma reserva ecológica rica, bela e profundamente poética.













Quatro dias depois do inicio da aventura, e a aventura começou em Moscovo há quatro dias, a 5. 590 km, a primeira paragem é Irkustsk, capital da Sibéria ocidental, cidade mais próxima do Baical, nosso objectivo central nesta fase do percurso. Aqui no Baical estamos um dia. Visitamos a aldeia dos Buriates, povo siberiano e a maior etnia russa, e descemos para o lago onde almoçamos e cruzamos o lago de barco. A reportagem fotográfica de António Abreu é justamemente neste cruzeiro pelo Baical.





















Desaguam no baical mais de 300 rios vindos dos pontos mais recondidos da Federação Russa.
O Baical nasceu de uma erupção há mais de 20 milhões de anos, o que torna a sua vegetação um acontecimento cientifico sem precendentes na história da botânica pela sua diversidade e imensa riqueza.


Existe sempre uma neblina que inibe a visão completa da paisagem que circunda o lago. Neste dia estava um sol radioso, o lago estava belo, mas a visibilidade não permitia ver a cordilheira de montanhas que acolhe o Baical em toda a sua dimensão.






Há sempre pessoas que marcam os projectos. Este II Transmongoliano tem para sempre o registo pessoal do Miguel. O Miguel foi seguramente umas das pessoas que catalizou todos os viajantes. Que gentil era o Miguel e quão sensivel foi ás diferentes linguagens com que se escrevem as gramáticas do mundo. Jamais esqueceremos o Miguel: os seus bons dias, as suas preocupações com as «estórias» que nos aconteciam, e o seu olhar....justamente este olhar que o António soube captar na perfeição.






©Fotos de António Abreu

Que bela «estória»...

sexta-feira, setembro 12, 2008

Costa da Ligúria - Itália



©Foto Ângelo Silveira

Nota da Direcção

A Direcção informa os associados da Europa Viva e os alunos do I Curso Europa e Religiões que podem assistir a todas as conferencias realizadas no âmbito do II Curso Europa e Religiões, nomeadamente à conferencia de abertura no próximo dia 30 de Setembro, às 19:00, na Universidade Lusófona, pronunciada pelo Professor Paulo Mendes Pinto com o titulo
Ser religioso, hoje.

A Europa Viva em Shangai...




A preparar a viagem da Associação à Expo 2010...da esquerda para a direita - Helena Martins, Secretária Geral, António Abreu, Presidente da Assembleia Geral e Ana Paula Lemos, Presidente

II Curso Europa e Religiões


Estão abertas as inscrições para o II Curso Europa e Religiões.

O Curso tem inicio a 30 de Setembro com a conferencia de abertura pronunciada pelo Prof Paulo Mendes Pinto, O Fenómeno Religioso, hoje, às 19:00 na Universidade Lusófona.

O programa e calendário do curso pode ser visto em http://www.europaviva.eu/

quinta-feira, setembro 11, 2008

A Europa Viva no Lago Baical - Rússia

O Baical é a maior reserva de água doce do Planeta, tem dois mil km de superficie e 676 km de largura, situado na Sibéria Ocidental, é um lago muito profundo, tem 60km, e é de um azul que lembra as águas que banham as ilhas italianas de Elba e Sardanha.

Foi neste lago maravilhoso que a Europa Viva realizou um cruzeiro, aquando do Transmongoliano em Agosto último, uma experiência biomaritima fantástica.

Seminário Europa Viva


Realiza-se no próximo dia 19 de Setembro às 21:00, no Espaço Europa Viva, o Seminário Europa Viva destinado a todos os associados, dirigentes, corpos associativos e amigos da Associação.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Curso Básico de Russo - Professora Teresa Ferreira / Compares


Tem inicio no próximo dia 22 de Setembro, na sede da Compares (http://www.iberian-slavonic.org/), o Curso Básico de Russo ministrado pela Professora Teresa Ferreira.

O curso é de 6 horas por semana, num total de 24 horas, 4 semanas. O horário é pós-laboral e o valor do curso é de 100€.


Os alunos têm direito a um Certificado de frequência do curso, onde fica registado o Nível de Língua atingido e as competências linguísticas adquiridas, segundo o sistema de Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) do Conselho da Europa.


Para mais informações ou incrições - compares.compares@gmail.com ou pelo telefone

93.11.60.947


Ópera - Tristão e Isolda - Paris - Bastilha

A Europa Viva organiza uma viagem a Paris de 20 a 23 de Novembro, cujo objectivo central é assistir, na Bastilha, a um dos acontecimentos culturais europeus mais importantes do ano, à récita da Ópera de Wagner, Tristão e Isolda.
O que tem de especial esta Ópera para a Europa Viva organizar uma viagem calendarizada para o efeito...perguntarão alguns...
Para além do elenco que reune dos melhores solistas mundiais, esta Ópera conta com a encenação de Peter Sellers e com a concepção em video de Bill Viola*.
*Bill Viola (b.1951) is considered a pioneer in the medium of video art and is internationally recognized as one of today’s leading artists. He has been instrumental in the establishment of video as a vital form of contemporary art, and in so doing has helped to greatly expand its scope in terms of technology, content, and historical reach. For over 35 years he has created videotapes, architectural video installations, sound environments, electronic music performances, flat panel video pieces, and works for television broadcast. Viola’s video installations—total environments that envelop the viewer in image and sound—employ state-of-the-art technologies and are distinguished by their precision and direct simplicity. They are shown in museums and galleries worldwide and are found in many distinguished collections. His single channel videotapes have been widely broadcast and presented cinematically, while his writings have been extensively published, and translated for international readers. Viola uses video to explore the phenomena of sense perception as an avenue to self-knowledge. His works focus on universal human experiences—birth, death, the unfolding of consciousness—and have roots in both Eastern and Western art as well as spiritual traditions, including Zen Buddhism, Islamic Sufism, and Christian mysticism. Using the inner language of subjective thoughts and collective memories, his videos communicate to a wide audience, allowing viewers to experience the work directly, and in their own personal way.
(http://www.billviola.com/)
Ora é justamente o facto de esta Ópera contar com a presença dos maiores criadores mundiais que nos «obriga», no espírito da missão que abraçámos, a desempenhar todos os esforços para que os nossos associados e amigos podessem, também eles, estar presentes.
Podem consultar o programa em http://www.europaviva.eu/ ou contactar-nos por e-mail ou telefone.

terça-feira, setembro 09, 2008

Caminho...

Há tanto silêncio neste caminhar manso, compassado, do ferrocarril...Também há solidão na imensa vastidão desta linha férrea.

Nota Direcção

O regresso do Transmongoliano marca o (re) inicio das actividades Europa Viva. Apesar das grandes linhas de programação terem sido aprovadas em Assembleia Geral compete à Direcção, sempre que necessário, reformular as actividades de acordo com o interesse dos associados já que muitas das actividades surgem de propostas e conversas havidas entre os associados e entre estes e os membros da Direcção.
É assim que nasce a Comunidade dos Pensadores, definida como um espaço de encontro mensal destinado à reflexão das grandes questões europeias contemporâneas e à sua relação com o mundo a partir de instrumentos criativos como a literatura, o cinema, o DVD, a fotografia, os media, e outros...cujo inicio está marcado para Outubro.
A par do Projecto Europa em Movimento cujo programa de viagens delineado para 2009 abarca temas como a América de Hooper (Nova Iorque), os Totalitarismos do Século XX consubstanciado no Transmongoliano (Rússia, Mongólia e China), ou a Influência da Biblia na Cultura Ocidental cujo destino é Roma ou o Teatro na Magna Grécia que tem a Sicilia como pano de fundo, a Direcção da Europa Viva prepara uma viagem especial a Moçambique destinada a abordar o tema Interculturalidades a partir da obra de Mia Couto.
No âmbito do projecto Casa da Memória iniciamos as actividades com o II Curso Europa e Religiões e em Janeiro próximo voltaremos à formação com o curso Tendencias Actuais da Arte Europeia.
Muitas outras iniciativas vão ocorrer entre 2008/2009. Os nossos associados e amigos irão receber brevemente a programação actualizada e pormenorizada das nossas actividades através da newsletter Europa Viva.

Calendario actividades Setembro / Outubro

Setembro:

19 de Setembro – 20:30 – Espaço Europa Viva

Seminário Europa Viva

Vamos saber mais acerca do Projecto Europa Viva

* Só para associados, membros dos corpos directivos e associativos


II Curso Europa e Religiões

30 de Setembro


II Curso Europa e Religiões

Conferencia de Abertura, Professor Paulo Pinto – O fenómeno Religioso, Hoje

19:00 – Universidade Lusófona


Outubro

9 de Outubro, 21:00, Espaço Europa Viva

1º encontro - Comunidade de Pensadores

*Só para inscritos

domingo, setembro 07, 2008

3 painel Transmongoliano - 2008

Hotel de 7 estrelas, cidade olimpica, Beijing


(C) Fotos António Abreu

One World One Dream - Beijing 2008

Lembro-me do guia a pedir (insistentemente) que tratassemos Pequim por Beijing. Beijing significa capital grande. Como não tratar então Pequim por Beijing? Compreendo a luta do guia, imagino as razões que terão chegado a todas as agencias de turismo para que se aproveitasse esta façanha global e de uma vez por todas substituissemos no léxico internacional Pequim por Beijing. Subjacente a esta verbalização está de facto uma intenção: que o mundo olhe para Pequim como lugar metafórico da antiga China e para Beijing como a referencia absolutamente imprescindivel da contemporaneidade.
Beijing é hoje um lugar onde o mundo se encontra. O mundo de todas as cores, religiões e linguas. Basta passeramos na Cidade Proibida para ver e ouvir a diversidade do humano. Sabemos, porém, que nem todos os homens se sentem bem em Beijing. É justamente este paradoxo que nos inquieta, incomoda e perturba. Quando chegámos à Praça Tienamen, a maior praça pública do mundo, o lugar estava dominado por um conjunto de instalações reportadas aos Jogos e numa delas, feita de flores, podia ler-se One World One Dream.
A primeira pergunta é que mundo e que sonho? Estive o mais atenta possivel à realidade num contexto que era de festa, onde todos brincavam à festa, e o clima era de grande exuberância e talvez por isso não tivesse tido a serenidade temporal exigida para perceber como liam os chineses esta frase: One World One Dream..
Para o ano, se Deus quiser, terei mais tempo interior para perceber como vive o povo chinês esta frase e eu mesma estarei menos agitada por tanta luz, cor, som e magia.
Porque os Jogos na China foram isso mesmo, uma imensa festa cheia de luz, som, cor e magia e onde todos os chineses puderam ler One World One Dream.
voltar ao topo da página