sexta-feira, julho 06, 2007

quarta-feira, julho 04, 2007

Transmongoliano - Logistica - Faculdade


Lá estaremos à vossa espera: 04.07.2007, faculdade, 18:30, maquina multibanco.

terça-feira, julho 03, 2007

Europeus...segundo estudo de Jorge Vala - Contextos, Atitudes Sociais na Europa


«Foi a relativa homogeneidade do sistema de valores entre os europeus» que mais surpreendeu Jorge Vala, investigador, e um dos organizadores de um estudo em mais de 22 paises europeus e onde foram entrevistadas para cima de 40 mil pessoas, cujo resultado foi publicado em Contextos e Atitudes Sociais na Europa.
«A nível de estrutura e organização do sistema de valores, existe na Europa um padrão comum, que se organiza em torno de duas dimensões. Uma delas opõe os valores do universalismo e da benevolência aos valores da autopromoção, por exemplo, os valores do sucesso e do poder. A outra dimensão opõe os valores de abertura à mudança aos valores de conservação da ordem social», declarou Jorge Vala numa entrevista à revista Noticias Magazine de 1 de Julho de 2007.
Mas a surpresa de Jorge Vala vai mais longe...segundo o investigador, os europeus, organizam e agrupam os valores socias em quatro categorias fundamentais:
«Na primeira incluem-se os valores universalistas, relacionados coma preocupação com os outros, com a benevolência, o bem estar social dos mais desfavorecidos. Em oposição a este conjunto temos os valores da autopromoção pessoal, associados ao poder, à dominância, e à hierarquia social. Depois temos o grupo de valores associados à conservação (a tradição, o conformismo, a segurança) e em oposição, a estes, os valores de abertura à mudança (a estimulação, o interesse pela novidade, o prazer, a gratificação, a independencia, a criatividade, a exploração, a descoberta...».
E por fim, acrescenta Jorge Vala ainda na estrevista ao Noticias Magazine, «nós, europeus, damos importancia aos mesmos valores, ou seja, em todos os paises europeus, dá-se mais importância aos valores do universalismo do que as valores da autopromoção, mas ao mesmo tempo damos também muito importancia aos valores da conservação do que aos valores da abertura à mudança...».

Temos que continuar a ler Contextos e Atitudes Sociais na Europa...

segunda-feira, julho 02, 2007

Transmongoliano - dia 4, 19:00, Faculdade Letras


Confirmado o encontro do Transmongoliano:
4 de Julho, 19:00 - Faculdade de Letras

Nós, a história e a Europa...

Nos próximos seis meses sempre que se falar em projecto europeu, ou União Europeia ou cultura europeia, o mundo terá como pano de fundo uma imagem, sempre lida, vista, ou ouvida~em português:
- Durão Barroso é o Presidente da Comissão Europeia;
- José Sócrates é o Presidente da União Europeia.

São pois dois portugueses que darão voz e rosto ao projecto europeu...e que farão dele, seguramente, um projecto melhor.

Nós, Europa Viva, somos uma Associação cultural europeia que não poderia deixar passar em branco este momento histórico europeu em que os seus dois maiores protagonistas institucionais são portugueses.

Quando nós, Europa Viva, nascemos, fizemo-lo em nome dos valores intrinsecos do projecto europeu: paz, democracia, e coesão social, a mais valia europeia ao legado civilizacional da humanidade.
Mas fizemo-lo também como um contributo da cultura a este esforço de coesão. Sim, a cultura, é um instrumento de coesão social fundamental. Nós acreditamos que assim é. Por outro lado, nascemos ainda, para falarmos da cultura como elemento decisivo de construção da cidadania europeia.
Nós, cidadãos europeus temos que conhecer profundamente as razões pelas quais o projecto europeu nasceu e quais as razões porque deve continuar. Nós, cidadãos europeus, temos que conhecer as nossas matrizes culturais, a história do pensamento europeu, a sua filosofia, a história, a música, a literatura, e temos que preservar o nosso imenso, riquissimo, património imaterial e material.
Não tenhamos ilusões: sem conhecermos as razões do projecto não seremos capazes de o ajudar a construir.
Para tão valioso projecto é pouco continuarmos a falar apenas de politicas socias, politicas agricolas, tratado, politicas sectoriais, comissários,(...).
Não seria melhor, alargar paulatinamente o léxico do nosso pensamento para melhor verbalizarmos o projecto europeu?

Porto - Casa da Musica - Douro


Um grupo de associados da Europa Viva sugeriu à direcção que organizassemos um fim de semana no Porto. Um fim de semana cultural...diziam alguns...claro que sim!!! Aceitámos de imediato a sugestão e cá estamos nós a programar um fim de semana no Porto sob o signo da música.
Quando tivermos o fim de semana completamente concluído em termos logisticos damo-vos noticias.
Até lá estamos a trabalhar...
voltar ao topo da página