sábado, julho 17, 2010

Hoje fazemos a FESTA

No Museu do Teatro e no Parque Monteiro Mor em Lisboa.

sexta-feira, julho 16, 2010

Correio...

Parabéns à Europa Viva e votos de muitos sucessos.
Rui Oliveira

Correio




PARABENS à Europa Viva e a quem a ajudou a crescer e a tornar-se na Organização que é hoje. Desejo, que todos juntos possamos contribuir para o seu engradecimento e fazer deste sonho uma grande obra.


Clara Ribeiro

quinta-feira, julho 15, 2010

Hoje é a nossa Festa...

Aida Chamiça, Anabela Mendes, Ana Luísa Figueiras, Ana Paula Lemos, Ana Tereso do Amaral, Ana Claudia Gonçalves, Ana Cristina Silva, Antónia Lemos, António Abreu, Ana Rosa de Freitas, Ângelo Silveira, António Correia Dias, Ana Maria Correia Dias, Amaryllis Smet, Andrea Guimarães, Alexandre Ipolliti, Alexandra Simões, Beatriz Gama Lobo, Clara Ribeiro, Cristina Crespo, Fatima Bívar, Fernado Alves Marques, Fernanda Matias, Francisco Caldeira Cabral, Helena Botelho, Helena Martins, Gabriela Nunes, Idália Serôdio, Igor Caldeira, Isabel Caldeira Cabral, João Pedro Góis, Jorge Carrola Rodrigues, José Luís Alves, José Pedro Serra, João Serra, Maria Alexandra Campos, Maria Fernanda Silva, Maria Teresa Paulo, Maria Clara Freitas, Maria Fátima Costa, Marta Meneres, Maria Luísa de Jesus, Maria Teresa Alves, Maria Teresa Ferreira, Maria Teresa Tendeiro, Olga Basílio, Rosa Sousa, Rosário Costa, Sandra Martinho, Susana Gonçalves, Vanessa Pelerigo.

Nascemos há cinco anos...

Comemoramos hoje, dia 15 de Julho de 2010, cinco anos de existência. Há cinco anos, na Conservatória de Rosa Correia, ao Saldanha, nascia a Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade, com a missão de promover, divulgar e reflectir a cultura europeia e os valores da cidadania, a promoção da solidariedade social e a consciência cívica.
Para a realização dos seus objectivos, os fundadores comprometeram os estatutos da Associação aos seguintes pressupostos:
a) Promover, realizar e incentivar manifestações culturais, com vista ao desenvolvimento da consciência e da cultura europeia, da cidadania e do valor da solidariedade;
b) Capitalizar o património humano da Associação, para fins de solidariedade social, individual ou colectiva;
c) Actuar a todos os níveis do tecido social, nomeadamente das expressões politicas e económicas, de modo a promover, desenvolver e aprofundar o valor da consciência e da cultura europeia, da cidadania e da solidariedade;
d) Estabelecer parcerias ou outras formas de cooperação, com outras associações, instituições, fundações, movimentos ou quaisquer outras formas de associativismo, nacional ou estrangeiro, de modo a capitalizar o desenvolvimento do seu objecto social.
É este programa que tem animado e informado a missão e as energias de todos aqueles que se juntam à Europa Viva.
Apesar das dificuldades, e são muitas, e não apenas aquelas que mais podem suscitar as nossas primeiras atenções, que são as dificuldades económicas, não desistiremos que produzir «real» na sociedade e no tempo que vivemos.
Queremos uma sociedade mais justa mas sonhamos igualmente com uma sociedade mais culta, mais conhecedora, mais sapiencial, mais consciente do seu património histórico, filosófico, literário, arquitectónico, musical, cinematográfico, (...), onde o saber, seja, de facto a moeda de troca do tecido económico e social.
Somos uma Associação que produz e divulga saber e conhecimento mas somos também uma Associação com programas e projectos na área da solidariedade cultural.
Basta uma visita ao nosso site, http://www.europaviva.eu/ e todos perceberão a diversidade que nos anima e os projectos que nos propomos abraçar.
A Direcção da Europa Viva tudo fará para cumprir a missão que lhe foi confiada.
Nesta hora de festa, agradeçemos, especialmente, a todos os associados e amigos que nos ajudam todos os dias a concretizar o projecto EUROPA VIVA.

quarta-feira, julho 14, 2010

Faltam 3 dias para a Festa...

Que será a maior de todas as realizas até ao momento - a grande FESTA do 5º Aniversário Europa Viva.

terça-feira, julho 13, 2010

Workshop Escrita Criativa

Na semana em que comemoramos o 5º Aniversário da Europa Viva aqui fica uma «caixa»: Gonçalo M.Tavares fará um Workshop de Escrita Criativa para os associados da Europa Viva. Estamos a agilizar calendários...

segunda-feira, julho 12, 2010

Comunidade dos Pensadores 2010 - 2011

O que é a Comunidade dos Pensadores?
É um projecto da Europa Viva que tem por objectivo reflectir a Europa e o Mundo no seu contexto actual através de instrumentos culturais como o livro, o cinema,o documentário, a fotografia, a pintura, a cartografia, a arquitectura e outros.

Objectivos
1. Munir-se de conteúdos culturais que lhe permitam reflectir e analisar o mundo contemporâneo de modo a poder interpretá-lo e representá-lo de uma forma culturalmente mais coesa;
2. Criar mais valias individuais e sociais dos seus membros;
3. Contribuir para uma representação do mundo mais informada;
4. Promover a cidadania a partir da cultura;
Método
A comunidade reúne-se todas as 2ª quinta-feira do mês de Outubro e Março.
1. Os encontros da comunidade realizam-se no Espaço Europa Viva, ou noutro local, que melhor realize os objectivos que a comunidade se propõe atingir. Assim, podem ser exemplo de encontros da comunidade:
1.1. Uma ida ao Cinema;
1.2. Uma ida ao Teatro;
1.3. Uma visita ao Museu;
1.4. Uma viagem nacional ou internacional subordinada ao tema em análise;
1.5. Outros
2. A comunidade escolhe de uma listagem de temas que compõem a agenda cultural contemporânea, previamente preparada pelo coordenador da comunidade, os temas que vai analisar e discutir durante o ano;
3. Todos os membros da comunidade podem acrescentar à listagem inicial os temas que gostariam de ver abordados desde que o membro preponente apresente à comunidade o suporte cultural a partir do qual os membros vão reflectir;
4. O coordenador pode e deve substituir os temas em reflexão, desde que a actualidade cultural o justifique, e se a comunidade concordar.
5. O coordenador da comunidade e os seus membros são responsáveis pela qualidade dos suportes de reflexão. Assim, uns e outros podem e devem convidar peritos para ajudar na construção de conteúdos que reflectem.
6 Os membros da comunidade comprometem-se na discussão temática a dignificar o modo e a forma como veiculam as suas reflexões, opiniões, análises e concepções;
7. Nenhum membro da comunidade pode faltar mais de 3 vezes seguidas, nem um total de 5 vezes, salvo se compromissos de força maior o justifiquem;
O tema da Comunidade dos Pensadores para 2010 - 2011 é Eça de Queirós e a Europa
voltar ao topo da página