sexta-feira, maio 22, 2009

Seminário Internacional - “Olhares Europeus sobre Fernando Pessoa”

2 de Junho - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Sala 5.2

Fernando Pessoa é sem dúvida o autor português mais conhecido e estudado mundialmente. O presente seminário visa tornar público o trabalho de vários jovens investigadores europeus, que na maioria preparam em Portugal teses de doutoramento sobre Pessoa, no domínio da Filosofia. Pretende-se que este seja um primeiro passo no sentido de promover, a nível internacional, o conhecimento filosófico de um autor que até hoje tem sido sobretudo objecto de estudos literários, embora se haja definido como “um poeta animado pela filosofia”.
Programa:
14.00 - Julia Alonso Dieguez (Espanha) – Fernando Pessoa: Un Pensamiento de la Nada
14. 30 - Fabrizio Boscaglia (Itália) - Poesia e Alma. Diálogo imaginário entre Bernardo Soares e James Hillman
15.00 - Dirk Hennrich (Alemanha) - Ultimatos à Metafísica. Considerações sobre Immanuel Kant e Fernando Pessoa
15.30 – 15.45 - Intervalo
15.45 – Antonio Cardiello (Itália) - Biblioteca e marginalia. Pessoa leitor de Jules de Gaultier: De Kant a Nietzsche (1910)
16.15 - Dagmara Kraus (Alemanha) – ‘L’idolâtrie du virtuel’: nostalgia and regret in Cioran’s works
16.45 – Conclusão
Organização e moderação: Paulo Borges
Entrada Livre

quinta-feira, maio 21, 2009

Nota - data definitiva do Curso Básico de Lingua Russa

3 de Maio às 19:00 no Espaço Europa Viva.
Todos os associados da Europa Viva, familiares e amigos podem inscrever-se no Curso.

No ESFERAS - CSB Rádio - 105.4 FM

Dia 21 de Maio, Ana Paula Lemos conversa com Catarina Rogado sobre cidadania europeia. É mais um LER, VER e OUVIR o Mundo dedicado à Europa. Vai ser assim todas as quintas do mês de Maio das 19:00 às 20:00.

Ainda o Curso Básico de Russo...

Estamos a coordenar datas para a realização do curso mas até este momento a data mais consensual é a 4 de Junho às 19:00 para inicio do Curso Básico de Língua Russa.

quarta-feira, maio 20, 2009

Curso básico de lingua russa

Integrado na viagem Transsiberiano Plus a Europa Viva vai realizar um curso básico de lingua russa realizado por Teresa Ferreira, professora de lingua russa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O curso tem o seu inicio em Junho próximo com a duração de 8 semanas.
Todos os associados da Europa Viva e seus familiares e todos aqueles que já realizaram projectos com a nossa chancela podem inscrever-se neste curso básico pagando uma inscrição simbólica no valor de € 10.
Manifeste o seu interesse enviando um e-mail para europaviva@ europaviva.eu

III Curso Europa e Religiões - 2009 / 2010


terça-feira, maio 19, 2009

segunda-feira, maio 18, 2009

Projecto Europa em Movimento

Europa em Movimento é um projecto cultural da Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social, assente na promoção e no desenvolvimento do diálogo cultural entre os povos europeus e entre estes e o resto do mundo.

Escolhemos as viagens para o cumprimento desta missão porque as viagens são o espaço primordial para o desenvolvimento da geografia universal, assente na pluralidade dos outros, enquanto grupo, região, cultura e civilização.

Mas as viagens são apenas o pretexto, a metáfora e o símbolo para uma narrativa criativa e culturalmente mais abrangente.

O projecto Europa em Movimento é, assim, um lugar de narrativas criativas, onde nos encontramos com o mundo através de todas as linguagens subjacentes ao seu património cultural material e imaterial, como a música, a literatura, o cinema, a dança, o vídeo, a pintura, ou a arquitectura.

Todas as viagens do projecto Europa em Movimento são temáticas. A cada percurso subjaz um tema, um tema que corresponde sempre a uma narrativa.

Assim, nenhuma viagem é apenas uma soma de lugares nem começa e termina na cronologia dos factos.

Todas as viagens Europa em Movimento são o contributo da Europa Viva para a divulgação, promoção e reflexão da cultura europeia, dos valores da cidadania e da diversidade cultural.



3º Curso Europa e Religiões

Como sabem, em Fevereiro de 2010 realizamos mais uma viajem à Índia desta feita sob o signo das religiões.
Assim, todos os viajantes inscritos nesta viagem têm acesso previligiado ao 3º Curso Europa e Religiões cuja estrutura terá algumas alterações relativamente ao que temos vindo a fazer.
Tal como é habitual começaremos o curso em Outubro mas ao contrário do que tem vindo a fazer-se o módulo de abertura é o hinduísmo. Em Novembro será o budismo e em Janeiro o islamismo.
Dezembro mantem-se o mês do cristianismo e o judaismo passa para Fevereiro.
voltar ao topo da página