sábado, setembro 22, 2007

Somos mais...




Somos cada vez mais...
A Direcção da Europa Viva aprovou por unanimidade o pedido de adesão de

- Jorge Rodrigues

E de...

- Nuno Carvalho

Ainda o comboio...por Ana Claudia Gonçalves



sexta-feira, setembro 21, 2007

quinta-feira, setembro 20, 2007

No comboio…O mundo!

Os retratos são humanos. Há homens e mulheres que se juntam a nós, e nós a eles, para juntos, atravessarmos os milhares de quilómetros que nos levam a percorrer um itinerário de lendas e narrativas.
Rússia, Mongólia e China…
São homens e mulheres tão excessivamente normais que irrompem na tela das imagens filmadas como ícones dum tempo historicamente absurdo.
É o mundo. O mundo cheio de pluralidades, de perplexidades, o mundo da biodiversidade, das «florestas boas e más», o mundo do oculto, onde os homens ainda valem pouco, tão pouco, que nos esquecemos deles em carruagens cheias de histórias, de lentas e terríveis histórias.
Homens e mulheres de dentes de ouro, de alfabeto seco, de vestuário rudimentar, para quem o sacrifício ainda é um meio, um modo, um instrumento, um ponto de partida, um modo lento de partir, mas fundo, profundo, como o Baikal.
O transmongoliano é um itinerário humano. De nós, homens de histórias lendárias num diálogo ambivalente, de cabine em cabine, mas sempre connosco, com a alma quase a desintegrar o corpo, porque lá fora, o sempre novo rouba-nos a possibilidade de racionalizar a história do itinerário, só ficando o itinerário histórico do privilégio, de sermos tão poucos a fazê-lo, e vivê-lo, mas a sabê-lo dizer pão pouco, e sempre concentrados no outro, na paisagem, sempre a paisagem, às vezes monótona, como a siberiana, outras vezes, tão virgem como a mongol, e outras, tão humana, como a chinesa…
É o comboio da história dos povos. Dos povos grandes, de impérios e de imperadores, de tragédias, e de sinfonias carregadas de dor.
Mas este comboio é sobretudo um fantástico itinerário de alma.

Portofilo - Pedro Oliveira - Transmongoliano





quarta-feira, setembro 19, 2007

Nota da Direcção - 19 de Setembro 2007

Voltamos à rotina das nossas actividades associativas no próximo dia 25 de Setembro com o 1ºencontro dos participantes no curso Europa e Religiões.
Todos os associados terão recebido a newsletter das actividades para 2007/2008.
Com a programação enunciada na newsletter perceberão fácilmente duas coisas:
1.A Europa Viva para se tornar num projecto ganhador tem que produzir conteúdos para a sociedade civil;
2. Os conteúdos programados contextualizam a sintese da sua missão estatutária.
Esperamos que se identifiquem com o que vos propomos para os próximos meses. Os projectos radicam nas exigencias do mundo contemporâneo:
- Que Europa para do século XXI?
- Quais as caracteristicas do pensamento europeu contemporâneo?
- Que cidadania está o homem europeu a construir?
A nossa programação responde a estas 3 perguntas fundamentais, ajudando-nos a propor novas fórmulas de aborgadem para a construção de saberes e contribuindo para vermos, olharmos e lermos o mundo segundo a contemporaneidade.
Somos uma Associação europeia mas uma organização que pauta os seus conteúdos a partir das dinâmicas criativas do saber.

terça-feira, setembro 18, 2007

Portfolio Lurdes Fidalgo - Mongólia

Ciclo das Grandes Lições




Estamos a preparar o Ciclo das Grandes Lições. Em Outubro próximo vamos anunciar o calendário das Grandes Lições.

As Grandes Lições é um programa do projecto A Casa da Memória. As Grandes Lições são sobre Cinema, Empreendorismo, Voluntariado, Criatividade, Arquitectura, Ciência...vamos descobrir a construção do pensamento europeu contemporâneo em cada uma destas áreas do saber.

O Ciclo das Grandes Lições vai realizar-se na Faculdade de Letras e a entrada é gratuita e aberta à sociedade civil.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Transmongoliano - Correio




«...aproveito para voltar a agradecer a oportunidade de fazer uma viagem tão extraordinária...»

Ana Cristina Silva

Transmongoliano - comboio - retratos




domingo, setembro 16, 2007

Actividades Europa Viva 2007 - 2008

Retomamos as nossas actividades no próximo dia 25 de Setembro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o lançamento do curso Europa e Religiões 20007/2008.
Trata-se de uma das actividades mais importantes do calendário Europa Viva para o ano 2007/2008.
Em primeiro lugar pelo tema: religiões. Ninguém duvidará da importancia deste tema no contexto europeu.
Em segundo lugar, pelos protagonistas envolvidos neste Curso. A nossa ideia foi operacionalizar um programa onde os participantes ficassem a conhecer as grandes linhas das diferente manifestações do sagrado da cidade de Lisboa: do budismo ao hinduismo, passando pelo judaismo e islamismo, e claro, pelo cristianismo católico e protestante.
E desde cedo ficou claro que deveriam ser as respectivas comunidades religiosas a assumir e ministrar os conteúdos deste programa.
E assim foi: a Europa Viva convidou as comunidades religiosas a delegarem nos seus lideres ou representanes a coordenação dos conteúdos do curso e a sua respectiva divulgação.
Todos sem excepção deram de imediato o seu consentimento. É pois graças ao empenho das comunidades, dos seus lideres ou delegados, que nós, Europa Viva, podemos empreender este programa.
E graças a Deus vamos fazê-lo...dedicando a cada espiritualidade um mês de reflexão, e 6 horas de formação, prática e teórica, nas respectivas comunidades e quando as comunidades não poderem os módulos teóricos são ministrados da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um dos parceiros da Europa Viva neste projecto.
A todos os alunos da Universidade de Lisboa que queiram participar, a Europa Viva subvenciona em 50% o preço do Curso.
Consulte em www.europaviva.eu todas as informações que deseja obter do Curso Europa e Religiões.
voltar ao topo da página