sexta-feira, março 09, 2007

Assembleia Geral Europa Viva - 14 de Abril de 2007

No próximo dia 14 de Abril a Europa Viva vai reunir a sua Assembleia Geral. Começámos as nossas reuniões em salas pequenas, depois alargámos os encontros de Assembleia para casas grandes, mas ainda assim, propriedade privada dos nossos sócios...agora, já nem cabemos nas casas grandes que nos viram nascer.
Esta Assembleia Geral regista mais um momento fundacional da nossa Associação ao «obrigar-nos» a procurar um espaço público de reuniao. Requisitámos um espaço à Camara de Lisboa para nos podermos reunir...É bom sinal.
Temos que pensar a sério na nossa sede...já somos muitos!!! A dignidade da nossa instituição reclama um espaço próprio para ser e estar.
Acreditamos num crescimento sustentado, por isso, estamos certos que mais um ano de muito trabalho e este objectivo será realizado.
Brevemente divulgaremos o local e hora do nosso magno encontro.

Descritivos -Transmongoliano - Rotas da Memória


«Ulaanbaatar is a city of contrast where modern life comfortably blends with Mongolian traditional lifestyle. With close to 900,000 residents, the city claims almost half of the nation's population and is urban enough to get your expectations confused if you just arrived. In fact, architecturally Ulaanbaatar is no different from a typical "soviet" city with its gray high-rise apartment blocks, Russian made cars, and a few remaining monuments of soviet era. We agree that the look of the city might not be worthy of a travel destination, but we can assure you that the spirit and the energy of the city is very different today. Together with a rapid return to religious and historical roots, the city and people of modern Ulaanbaatar have a lot to offer, particularly to those who are interested in art, anthropology, religion and history. Hikers are welcome to explore nearby Khentii and Bogd mountains, and those who enjoy the social aspect of travel will have a great time at the summer gatherings outside of the city, which often include jazz concerts, dancing, and conversation around the bonfire...»

quinta-feira, março 08, 2007

Comboio de Ana Karenina - Maio 2007

Porquê o Comboio de Ana Karenina como um dos programas mais importantes do projecto Europa em Movimento? Perguntam muitos...
Por duas razões fundamentais:
1. É um programa literário que assenta na figura de Tolstoi como um dos primeiros grandes romancistas europeus;
2. Para a Europa Viva, a Europa é uma figura geográfica que vai do Atlântico aos Urais - simbolicamente quando saimos de Lisboa rumo a Moscovo é justamente esse arco que pretendemos simbolizar.

quarta-feira, março 07, 2007

Porfolio India




Delhi
«Je disais un jour à un ami indien que je me sentais toujours un peu perdu, à Delhi, et même désorienté, presque incapable de désigner le nord, ou l'est. Il me répondit que la chose est normale, vu que Delhi n'existe pas...»
Carrière, Jean-Claude
Dictionnaire amoureux de l'Inde



Transmongoliano - Rotas da Memória

Os viajantes do Transmongoliano já estão inquietos...para os mais exigentes na preparação da viagem deixamos endereços electrónicos de consulta:
www.transsib.ru
www.nomastedio.com

No site www.europaemmovimento.eu encontrarão também importantes fontes de contacto: procurem viagens/destinos e em cada pais terão muita informação e os sites oficiais dos paises que compõem as rotas da memória.

Namaste - India


«...Adorei esta viagem, foi assim 1 experiência única num Mundo tão diferente do nosso e ao mesmo tempo tão fascinante.Obrigada por nos ter proporcionado este desafio...»


Inês Couto

terça-feira, março 06, 2007

Namaste - India

«Esta viagem foi inesquecível. Ficará para sempre na minha memória o nascer do sol em Darjeeling.»

«Jamais esquecerei a companhia tão agradável do Rui e da Ana Rosa...»

«Gostaria de enviar um abraço aos viajantes da madeira em especial à Inês Couto».

«À Ana Tereso e ao Rui Oliveira :já tenho saudades dos meus companheiros de viagem. Até à próxima.»

Antónia Lemos

Portfolio India











Bolsa de Cultura Europa Viva - projecto solidariedade social

Os dez melhores alunos da Escola Prof Agostinho da Silva em Casal de Cambra inauguraram a Bolsa Cultura Europa Viva ao assistirem no dia 23 de Fevereiro ao concerto encenado Tempo, temperaturas e estações na Fundação Gulbenkian.
A Bolsa de Cultura Europa Viva é um programa da nossa Associação no ambito da responsabilidade social que se traduz na oferta de bens culturais (ciclos de musica, teatro e literatura) aos melhores alunos das escolas mais carenciadas de Lisboa.
Segundo as informações que obtivemos da Escola Prof Agostinho da Silva os colegas dos alunos premiados partilharam da alegria dos vencedores aplaudindo-os quando lhes era entregue o bilhete do ciclo de musica e não escondiam o seu orgulho pelo colega premiado.
Parabens aos alunos premiados da Escola Prof Agostinho da Silva e um obrigado comovido ao Conselho Directivo daquela Escola na pessoa da Profª Cristina Crespo, sua representante.
Vamos continuar a lutar pela implementação deste projecto.
Queremos construir a Bolsa de Cultura Europa Viva a nivel nacional.

segunda-feira, março 05, 2007

India - O Gosto do Chá - Conclusão

























































































































Esta viagem à India ficará na história da nossa Associação como o paradigma do que a Europa Viva se propõe fazer em prol da diversidade cultural e do diálogo civilizacional.















A India é a metafora possivel desse diálogo cultural e o campo por excelencia do encontro humano.















A India que nós percorremos atravessou religiões - budismo, cristianismo, induismo, islamismo -e levou-nos ao encontro da profunda humanidade da pessoa humana através das multiplas representações do humano: dos pobres dos pobres; dos pobres, dos remediados, e dos abastados.















Na India a lógica do ter cede lugar à essencia do ser. Na India ninguém precisa de ser avaliado social e economicamente para se afirmar como pessoa. Na India os mais pobres dos pobres são estimados, queridos e respeitados apenas pelo facto de existirem na sua dignidade de pessoa humana. Na India a lógica do desperdicio é um atentado ao Deus criador. Na India, tudo se recicla. Só nao se recicla a honra do homem e o absoluto respeito pela vida humana nas suas multiplas expressões.















Para nós, que acreditamos que o diálogo cultural é a principal caracteristica da humanidade, a India é o projecto sintese. Estamos apostados em cumprir a nossa missão estatutária. A India é um desses projectos de missão.






























domingo, março 04, 2007

Namaste - India


Depois de muitas horas de sono e já completamente recauchutados, vimos mais uma vez agradecer o seu empenho em por de pé esta fantástica viagem!
Jamais nos poderemos esquecer de tudo o que vimos e sentimos.
Já estamos com vontade de alinhar na futura viagem à Sicília e Grécia...


Rui Cartaxo e Ana Rosa

Namaste - India


Queria agradecer aos organizadores da Viagem à India - O Gosto do Chá a belíssima experiência por terras indianas, em especial ao Angelo pelo seu generoso empenho e o cuidado com que tratou de todas as questões que foram surgindo ao longo desta dura, mas inesquecível viagem.
Mas seguindo as suas palavras em Kolkata, que vincularam muito bem o espírito da Associação Europaviva e dos seus projectos, a viagem não acaba com o nosso regresso a casa. Fica aqui uma sugestão: o número de março da revista Le Magazine Littéraire traz um dossier de 40 páginas dedicado à cultura indiana e seus escritores.
Bem hajam!

Ana Tereso
voltar ao topo da página