sábado, junho 14, 2008

Passatempo Europa Viva - pergunta 14



Passatempo Europa Viva - pergunta 14

Quais são as instituições da União Europeia?

sexta-feira, junho 13, 2008

Passatempo Europa Viva - pergunta 13



Passatempo Europa Viva - pergunta 13

No portal http://europa.eu encontra as 32 actividades da União Europeia. Enumere-as.

quinta-feira, junho 12, 2008

Etna

Amanhã pela manhã vamos para Taormina mas espreitaremos o Etna. Aliás, de caminho para Siracusa depois de Módica, já podemos apreciar o seu cume envolto numa bruma que o tornava misterioso.

Finalmente a Oresteia


Siracusa – finalmente a Oresteia


O dia esteve centrado na Oresteia de Ésquilo. E de facto o grupo girava em torno desse grande acontecimento que iriamos assistir, aqui em Siracusa, no Teatro Grego.
Todas as ruas principais de Siracusa lembram o Festival de Teatro Antigo, que decorre aqui entre 8 e 22 de Junho, este ano sob o signo de Oresteia. Desde 1924 que é assim, não admira pois, que venham assistir à peça em primeiro lugar os italianos, depois muitos estrangeiros (claro que nos cruzámos com inumeros portugueses) e claro a elite dos membros da cultura clássica, como investigadores e professores universitários de todo o mundo.
Não sendo uma manifestação de cultura popular, o Festival de Teatro Antigo faz parte integrante da cultura siciliana e especialmente dos habitantes de Siracusa que trazem as suas longas famílias ao Teatro Grego.
Seria fastidioso comentar-vos a peça, mas não quero deixar de vos dizer que de facto se tratou de mais um momento extraordinário deste programa deseignado por nós de O Teatro na Grécia Antiga.
Mais do que saber o que cada um de nós pensa sobre a performance dos actores, ou a qualidade do cenário, ou do coro, ou ainda dos músicos, obviamente que ninguém terá dúvidas acerca da qualidade de todos estes intervenientes, o que de facto faz do Teatro um momento ímpar da cultura do espírito, são todas as valências que podemos experenciar num programa desta natureza.
O lugar: lindissimo, mesmo junto ao mar. O anfiteatro que nos acolhe: não nos esqueçamos que as pedras onde nos sentámos têm mais de 2 500 anos. E a história...a História deste lugar...a magia de pensarmos que ali, ali mesmo, os gregos, há 25 séculos discutiam a polis, os problemas da polis, as questões da vida e da morte, o destino dos heróis, enfim, a vida, através de uma intensa participação cívica, de cidadania profunda, de cosmovidência .

Siracusa


Havia uma expectável curiosidade que o grupo partilhava relativamente a Siracusa.
A Sicília tem lugares muito belos e, outros que nos obrigam a pensar que existem muitas Europas, e que mesmo os países europeus, aceitam no seu interior nichos de tanta pobreza que a inevitabilidade de pensarmos a construção do projecto Europeu é de facto necessária e urgente.
Siracusa é de facto uma cidade bonita ao contrário da maioria das cidades que visitámos. Palermo anunciava um bom pronuncio que rapidamente se desfez mal chegámos a Agrigento, essa cidade fantasmagórica que acolhe o maior céu aberto de templos gregros até hoje descobertos.
Mesmo as paisagens que nos acompanharam ao longo deste périplo (já lá vão seis dias) de Palermo a Segesta, Selinunte, Agrigento, mesmo as paisagens, dizia, não sufocam a alma de beleza, embora haja caminhos no interior dos itinerários que nos calam tão absolutamente que a pobreza sicilana esfuma-se quase completamente.
Não fossem as cidades de Noto e de Módica (verdadeiras pérolas do Barroco, património da Unesco e da humanidade) e teriamos de esperar cinco dias para vivenciarmos uma cidade aprazível na Sicília como esta de Siracusa onde o centro de histórico é muito belo, a gastronomia excepcional e muito barata, lojas bonitas, e apesar de muito quente, rodeada de um mar limpido e ainda preservado.


Ana Paula Lemos

Passatempo Europa Viva - pergunta 12



Passatempo Europa Viva - pergunta 12

Qual é o maior estado a União Europeia?

quarta-feira, junho 11, 2008

Passatempo Europa Viva - pergunta 11



Passatempo Europa Viva - pergunta 11

Como se chama o maior acontecimento desportivo da Europa?

A Sicília vista pelos olhos da Tragédia Grega...

É impossível não nos comovermos quando ouvimos falar José Pedro Serra sobre a Tragédia Grega em jeito de preparação para os dois espectáculos que vamos assistir nos próximos dias 11 e 12 de Junho às 18:00 aqui em Siracusa no Teatro Grego, essa peça fantástica que nos chegou do tempo aureo da cultura grega.
O serão desta noite foi passado no terraço do Hotel, ouvindo José Pedro Serra a falar da Oresteia. Corria a brisa vinda do mar, de modo a suavizar o tempo quente que hoje ainda paira sobre Siracusa, e José Pedro Serra convidada os viajantes pela terceira vez a reflectirem sobre o papel da tragédia na história dos homens, justamemente como coro da sua propria história e tema central da cosmovidência do homem de sempre, de todos os tempos, e mesmo do homem futuro.
Que tragédia maior conhecer e não poder? Sintetizava JPS sobre Cassandra, uma das personagens principais de Agamemnon.
Só agora os viajantes da Europa Viva integrados neste projecto começam a pereber em toda a sua plenitude o previlégio que é poder viajar com um dos maiores classissistas europeus, e muitos viajantes só agora começam verdadeiramente a entender porque nasceu a Europa Viva e porque estamos aqui, na Sicília no âmbito da nossa agenda cultural...

terça-feira, junho 10, 2008

Viagem à Sicília - o paradoxo do humano

Tenho acompanhado esta viagem iniciada há quatro dias à Sicília, sob o signo das matrizes culturais europeus, com o livro de Goethe (Viagem a Itália) sempre debaixo do braço.
É uma experiência interessante. No fundo, o que faço, é comparar o que vejo àquilo que Goethe viu no século XVIII e que constam de pequenos relatos compilados nesta obra. Tenho a certeza que se Goethe fosse vivo o seu livro teria sido a soma dos post que este autor alemão publicaria no seu blog. É todo esse exercício de literatura comparada que me tem dado um imenso prazer.
Goethe não tem uma palavra sobre Siracusa nesta obra de relatos. Fiquei frustrada. Estou cansada e precisa muitissimo de recorrer às suas palavras para vos falar desta cidade encostada ao mar, com um centro histórico fabuloso, mas urbanamente tão caótica como todas as outras cidades sicilianas que visitámos.
É de facto o que mais incomoda nesta lugar cheio de história é o abismo arquitectónico da herança que nos trouxe, da herança normanda, helénica, romana, e a actual arquitectura, obra do homem contemporâneo, recheada de exemplares que nós portugueses podemos encontrar em qualquer grande dormitório urbano em Portugal.
Quando chegámos a Agrigento para visitarmos o Parque Arqueológico, o conjunto dos três templos mais antigos e melhor preservados da Sicília, e observámos que os templos do Parque estão rodeados por um conjunto de prédios, formando uma massa compacta de mau gosto, metafóricamente comparável ao aglomerado urbano da Damaia, Queluz ou Cacem, não pudemos deixar de pensar na singularidade deste facto. A este propósito o que diria Goethe?
Goethe no século XVIII começou a visita a Agrigento justamente pelo lugar onde hoje a massa de prédios caóticos circunda os templos gregos .

Passatempo Europa Viva - pergunta 10



Passatempo Europa Viva - pergunta 10

Enuncie os projectos que fazem parte da Associação Europa Viva...

Mosaico das matrizes



Segeste - Agrigento - Siracusa

Chegámos a Siracusa ao fim da tarde de 9 de Junho. De Siracusa pouco ou nada vos posso dizer, senão recomendar-vos que nos leiam nos próximos dias.Por aqui vamos estar até 13 o que nos possibilitara outras conversas sobre uma cidade que a esta hora ( 0:17) aparentemente já não tem vida.
A Sicília é uma ilha de paradoxos e contrastes. Ora, temos acesso a paisagens intensas, como aquelas que percorrem os caminhos que nos trazem de Agrigento a Siracusa, ou as que nos levam de Agrigento a Segesta, lugares que visitámos pelos importantes exemplares de cultura helenistica que se encontram nesta região, como templos, anfiteatros e um modelo muito bem conservado e desenhado de cidade grega; ora a paisagem se torna intensamente repugnante, porque consegue a proeza de envolver um dos maiores conjuntos de templos gregos ainda como é o Parque Arquológico de Agrigento, por uma conjunto habitacional muito identico a Santo António dos Cavaliros, ou às encostas super povoadas da Damaia.
Para a maioria de nós, a possibilidade de podermos ter apreciado em Agrigento, o complexo dos três templos mais conhecidos da história dórica ainda revisitáveis, foi o momento mais importante do dia e da noite já que podemos vê-los intensamente iluminados na vastidão deste território desprotegido do poder central e pouco procurado pelo mercado «jovem» do turismo cultural.
Comove-nos pensar como tem sido possível manter estas peças do nosso património cultural ainda acordadas da noite escura do tempo eterno...e comove-nos muito mais conviver com elas exctamente no sitio onde os gregos as ergueram ao Deus convictos que a inteligência humana traduz-se nesse rasgar permanente do mistério da vida e só esse nos tem possibilitado a escrita das várias histórias dos épicos.
José Pedro Serra fez já duas das três intervenções previstas sobre a tragégia, preparando-nos assim, para a primeira peça da Oresteia que vamos assistir no próximo dia 12 de Junho, aqui no Teatro de Siracusa, momento central da nossa viagem.
Espero amanhã poder-vos falar com mais tempo sobre esta fantástica viagem que estamos a viver sob os designios da tragégia.

segunda-feira, junho 09, 2008

Passatempo Europa Viva - pergunta 9



Passatempo Europa Viva - pergunta 9

Quais foram os primeiros seis países europeus a pôr em marcha os ideais de Jean Monnet e Robert Shuman de construir uma Europa pacífica, solidária e próspera?

domingo, junho 08, 2008

Passatempo Europa Viva - pergunta 8



Passatempo Europa Viva - pergunta 8

Como se chama a instituição europeia que representa todos os cidadãos europeus?

voltar ao topo da página