sábado, outubro 18, 2008
sexta-feira, outubro 17, 2008
Encontros de fotografia...7 de Novembro...
Sabem os nossos leitores e conhecem bem os associados e amigos da Europa Viva que dispomos de um imenso e extraordinário património fotográfico que a partir deste final de ano mostramos na integra aos nossos associados e amigos.
Assim, no próximo dia 7 de Novembro, às 21:00, no espaço Europa Viva damos inicio ao primeiro de três encontros de fotografia através dos quais procuramos ler, ver e ouvir o mundo.
Do nosso ponto de vista é importante que saibamos colocar perguntas ao mundo em que vivemos. Das perguntas que formos capazes de colocar, melhor será a compreensão do mundo contemporâneo.
A fotografia pode ser um excelente contributo para este diálogo criativo.
Os associados da Europa Viva, todos os participantes do projecto Europa em Movimento e seus familiares estão convidados para este encontro.
7 de Novembro, 21:00, Espaço Europa Viva, Cidade Universitária C7.
25 de Outubro
António Fontinha é o único contador de histórias free-lancer que se conhece em Portugal. Vive, pois, de contar histórias. Todos os contadores de histórias são pessoas especiais. Há um misto nas suas personalidades de poetas e actores, de pessoas que «que estão no mundo sem serem do mundo», de pessoas que conseguiram essa «coisa» estraordinária de viverem o que acreditam.
Faltava à agenda cultural da Europa Viva, um espaço onde as familias pudessem, em conjunto, partilhar actividades culturais de interesse transversal.
Criámos o programa «Histórias Bicudas e Graúdas» para que todos nós pudessemos, em conjunto, (re) actualizar a memória biológica.
No dia 25 de Outubro, no Espaço Europa Viva, o António vai contar-nos mais uma história.
quarta-feira, outubro 15, 2008
Exposição de Fotografia Europa Viva
Estamos a trabalhar efusivamente para esta exposição. Ajude-nos a realizá-la. Se é associado da Europa Viva ou se viajou connosco em algum programa do projecto Europa em Movimento, participe nesta exposição com as suas fotografias.
Contacte a Europa Viva e será informado das condições em que pode participar.
Contamos consigo. Esta exposição foi pensada para si.
«A Cena do Mundo»
«Estamos todos submetidos ao enigma---------------------------
como distinguir o jardim devastado em que nos encontramos do perfil da esperança... À minha volta, ouço constantemente falar do mundo, de que vai mal, de que deve ser revolucionado, de que pode ser melhor, sem que eu saiba onde nele se possa colocar esse diferente, por não ver - não conseguir imaginar -, a forma do mundo.»
Maria Gabriel Llansol, Lisboaleipzig 1. O Encontro inesperado do Diverso
terça-feira, outubro 14, 2008
1ª tese de mestrado...em Estudos Europeus
Sérgio Fernandes Hipólito defendeu a primeira tese de mestrado em Estudos Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Amigo da Europa Viva, Sérgio Hipólito tem dado um contributo notável ao nosso blog, nomeadamente com as suas crónicas.
Foi seguramente um dos mais brilhantes alunos da Licenciatura de Estudos Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fui sua colega, por isso, sei muito bem do que falo. Defendeu uma tese igualmente brilhante e tudo o que o Sérgio fará terá sempre o brilhantismo de um homem de uma inteligência sóbria mas arguta, absolutamente consentânea com os paradigmas de pensamento do nosso tempo, feroz em matéria de profundidade, projectiva, resultado de um estudo aturado mas sempre muito bem consusbtânciada na inter relação das valências do pensamento moderno, substântiva, própria de um aluno maduro, adulto, um teórico mas um grande estratega e um homem muito atento aos valores humanos.
Sérgio Hipólito, em perfeita sintonia com o acabei de dizer, ganhou uma bolsa de estudo de mandarim na Universidade Estatal de Pequim para onde vai partir durante a próxima semana.
Um português na Universidade de Pequim com uma bolsa...a metáfora comparável é esta: encontrámos uma agulha no palheiro...
Desejamos ao Sérgio muitas felicidades e esperamos que nos possa regozijar com as sua crónicas directamente de Pequim.
Esferas contará com ele sempre que as telecomununicações o permitirem.
Parabens Sérgio!!!
segunda-feira, outubro 13, 2008
Contributo para Causas...em Esferas...
O contributo dos leitores do blog para a rúbrica «causas» do programa Esferas - CSB Rádio, 105.4 fm, cujas emissões experimentais começam já em Dezembro, foram analisados com toda a profundidade.
Queremos agradecer a todos vós a empenhada participação num assunto tão caro à Europa Viva, a Solidariedade Social e aos autores programa, Ana Paula Lemos e Jorge Rodrigues.
Assim, decidimos o seguinte:
1. Porque todas os contributos foram preciosos e muito valiosos;
2. Porque todos os contributos vieram ao encontro da agenda politica nacional e internacional;
3. Porque todos os contributos expressam o sentir da missão estatutária da Europa Viva e dos autores do programa Esferas;
A. Pedir ao Arquitecto Ângelo Silveira, especialista em Património Material da Europa que fizesse uma rúbrica sobre o assunto, tal como sugeriu Fernando Mascarenhas - Palácio Fronteira;
Ângelo Silveira anuiu e em Janeiro próximo inicia a sua rúbrica de rádio ao serviço do Património Material da Europa;
B. Chamar à rúbrica Cidadania, uma rúbrica que a Europa Viva patrocina semanalmente neste programa, Eu sonho...eu faço tal como designou Maria Alexandra Campos na defesa da sua causa;
C. Fazer do voluntariado o grande instrumento de cidadania tal como todos os outros participantes defenderam e sugeriram, como Cristina Crespo, Lurdes Fidalgo, Maria Jesus Pires da Rocha...e tantos outros, pedindo a todas as Associações e Fundações portuguesas que falem da sua obra e da sua missão.
Eu sonho...eu faço pode constituir-se assim uma excelente plataforma de Cidadania.
O nosso obrigado a todos.
domingo, outubro 12, 2008
O advento da Modernidade
«Ainda é compreensível para seres humanos o moderno curso do mundo desencadeado pelos homens? É porque cada vez mais contemporâneos respondem negativamente a esta pergunta, não só por instinto, mas também com argumentos, que muita gente em finais deste século interessante, fala de uma situação pós - moderna. Nos nossos dias, porém, a obscuridade da marcha do mundo patenteia traços tão novos que nenhuma equiparação é legitima entre as actuais confusões espirituais e as capitulações pré – modernas da razão humana perante os enigmas do mundo.
Nenhuma evidência penetrava tão profundamente nas mentalidades pré – modernas como esta: as coisas acontecem sempre de modo diferente do que se pensa…
Com o advento da modernidade, porém, as coisas passam a correr tal como os homens pensaram. Correm conforme foi pensado, porque os homens ocidentais – monges, comerciantes, médicos, arquitectos, pintores, in summa génios e engenheiros – tratam de organizar de novo o seu pensamento e porque a este se junta uma denominada prática que, como braço técnico do pensamento, intervem no andar do mundo com um efeito revolucionário. A Modernidade, enquanto complexo tecnopolitico, desiquilibrou or completo a antiga ecologia da potência e impotência humanas...».
Nenhuma evidência penetrava tão profundamente nas mentalidades pré – modernas como esta: as coisas acontecem sempre de modo diferente do que se pensa…
Com o advento da modernidade, porém, as coisas passam a correr tal como os homens pensaram. Correm conforme foi pensado, porque os homens ocidentais – monges, comerciantes, médicos, arquitectos, pintores, in summa génios e engenheiros – tratam de organizar de novo o seu pensamento e porque a este se junta uma denominada prática que, como braço técnico do pensamento, intervem no andar do mundo com um efeito revolucionário. A Modernidade, enquanto complexo tecnopolitico, desiquilibrou or completo a antiga ecologia da potência e impotência humanas...».
In Peter Sloterdijk, A Mobilização Infinita, Para uma Critica da Cinética Politica
Subscrever:
Mensagens (Atom)