sexta-feira, dezembro 12, 2008

Terminou o módulo Cristianismo do II Curso Europa Viva

Uma vez mais ouvimos Dimas de Almeida numa conferencia inesquecível.
Homem de uma sabedoria imensa, pastor da Igreja Presbiteriana, sem Paróquia, professor universitário, Dimas de Almeida talvez seja um dos homens vivos que mais sabe de protestantismo e mesmo de cristianismo.
Ouvi-lo é de facto um previlégio. Não só um previlégio cultural e teológico mas, talvez, e sobretudo, um previlégio humano.
Amante das «coisas» da Europa Viva, força sempre presente no meu espírito, Dimas de Almeida nunca se cansa de repetir palavras que dizem isto:
Não temos que ter vergonha do legado (europeu) que fomos deixando à História. Nós europeus somos o berço da modernidade. Tenho pena que a Igreja nem sempre tenha apanhado este comboio...
E diz ainda: todos os dias me surpreendo a mim mesmo - acordo um homem crente. Este crer, acrescenta Dimas de Almeida, teólogo, historiador, humanista, é, de facto, o brilho da minha vida.

O Mundo Pós-Americano

Houve três alterações tectónicas nos últimos quinhentos anos, três mudanças fundamentais na distribuição do poder que modificaram profundamente a vida internacional - a política, a economia e a cultura. A primeira foi a ascensão do mundo ocidental num processo que começou no século XV e se acelerou dramaticamente no final do século XVIII. Produziu a modernidade tal como a conhecemos hoje: a ciência a tecnologia, o comércio e o capitalismo, as revoluções agricola e industrial. Produziu também o dominio prolongado das nações ocidentais.
A segunda mudança, que teve lugar nos finais do século XIX, foi a ascensão dos Estados Unidos. Pouco depois de se terem industrizado os Estados Unidos tornaram-se a nação mais poderosa desde Roma Imperial, assim como a única nação mais forte que qualquer combinação provavel de outras (...).
Estamos actualmente a atravessar a terceira grande mudança de poderes da era moderna.Poderia chamar-se a ascensão dos demais. Nas últimas décadas, os paises de todo o mundo têm tido taxas crescimento económico outrora impensáveis (...).
Olhemos à nossa volta. O edifício mais alto do mundo é no Taipei e vai ser proximamente ultrapassado por outro no Dubai. O homem mais rico do mundo é mexicano e a maior empresa cotada em bolsa é chinesa. Os maiores aviões do mundo são construídos na Rússia e na Ucrânia, a maior refinaria está a se construída na Índia e as maiores fábricas situam-se na China. Londres está a transformar-se no maior centro financeiro do mundo e é nos Emirados Árabes Unidos que está o fundo de insvestimento mais rico dso mundo. O que foram ícones especificamente americanos estão agora na mão de outros países....
In O Mundo Pós-Americano
Fareed Zakaria

Workshop de Criatividade

2009 é o Ano Europeu da Criatividade e Inovação. A Europa Viva está duplamente envolvida nesta comemoração. Em primeiro lugar, o seu envolvimento dá-se na vertente europeia do seu projecto de missão. Em segundo lugar, a Europa Viva é uma Associação que transporta não apenas na sua essência ontológica o conceito de criatividade como ela mesma é produto da inovação e da criatividade dos seus mentores.
Assim, por proposta de duas especialistas em Criatividade, Ana Delaunay Caperta e Alexandra Roque Antunes, a Europa Viva organiza em Fevereiro próximo um Worshop dedicado a este tema «Criatividade e Inovação» e ás suas dinâmicas, espelhando o modo como a descoberta dos recursos internos e o auto-conhecimento permitem desenvolver o nosso papel na sociedade de uma forma mais criativa e responsável.
Conheça melhor o projecto no nosso site

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Curso Europa e Religiões - Bíblia I - Módulo Cristianismo

Armindo Vaz, padre OCD, teólogo, doutor no Antigo Testamento, professor na Universidade Católica de Lisboa, Faculdade de Teologia, fez dia 10 de Dezembro, a sua primeira conferência integrada no Curso Europa e Religiões, Módulo Cristianismo, Biblía I.
Os Mitos de Origem (conceito) foi o tema de introdução escolhido por Armindo Vaz para o módulo que ministra. O que é um Mito de Origem? Que relação existe entre os Génesis e os Mitos de Origem suméricos? Que importância tem o Mito de Origem na interpretação biblíca depois da espantosa evolução das ciências humanas, nomeadamente, Antropologia Cultural, Paleontologia, História, Etnologia?
Para a semana, dia 18 de Dezembro, Armindo Vaz conclui o módulo Cristianismo com a II Conferencia sobre Biblía.

Porque há tantas espécies na Terra? Conferencia Fundação Gulbenkian

EVOLUÇÃO E BIOGEOGRAFIA: PORQUE HÁ TANTAS ESPÉCIES NA TERRA?
16 de Dezembro, às 18h00
Prof. NUNO FERRAND - Universidade do Porto.
Novos conceitos e poderosas ideias acompanharam o estabelecimento das sociedades modernas que hoje povoam a Europa, tais como o heliocentrismo (que Copérnico foi beber à Itália renascentista) implicando que o nosso planeta tenha uma origem comum – a poeira cósmica; o movimento uniforme como estado de equilíbrio no universo e não o do repouso (o princípio da relatividade de Galileu); a gravidade como explicação dos fenómenos nos céus e na Terra (a atracção universal de Newton); a origem comum das espécies vivas neste planeta (a teoria da evolução de Darwin); e a equivalência entre massa e energia que permitiu a Einstein unificar as causas e a dinâmica dos corpos em movimento.
Entre estes, aquele que provocou mais acesos e emocionados debates foi sem dúvida o da evolução dos seres vivos por selecção natural na luta pela sobrevivência. Perceberam as elites dirigentes, bem como os donos dos princípios éticos e morais da época, que a teoria de Charles Darwin vinha relegar para o infinito o último elo com o Além que ainda restava na natureza: o da origem divina dos seres humanos. Os conceitos de evolução, de transformação e de adaptação, mostram como a mudança é omnipresente em tudo o que se relaciona com a nossa realidade – nas suas três vertentes: a exterior, a social e a interior.
A investigação científica em biologia mostra igualmente como a evolução e a selecção dos seres vivos está a acontecer todos os dias, em todos os instantes. É, assim, fundamental que encaremos o mundo segundo uma perspectiva que acolha os ensinamentos da ciência. Só é possível mudar o mundo se mudarmos o modo como o olhamos – e tornarmos consequente essa mudança. É isso que fazem todos os povos que apostam no seu futuro.
João Caraça
Director do Serviço de Ciência Fundação Gulbenkian

quarta-feira, dezembro 10, 2008

terça-feira, dezembro 09, 2008

O Livro...


segunda-feira, dezembro 08, 2008

Plano de Relançamento da Comissão para a Economia Europeia


O Plano de relançamento da economia europeia assenta em dois pilares e inspira-se num princípio de base:
O primeiro pilar consiste numa importante injecção de poder de compra na economia
destinada a fomentar a procura e a estimular a confiança. A Comissão propõe que os
Estados-Membros e a UE acordem com urgência num estímulo orçamental imediato até
200 mil milhões de euros (1,5% do PIB), a fim de fomentar a procura, no pleno respeito do
Pacto de Estabilidade e Crescimento.
PT 3 PT
O segundo pilar assenta na necessidade de orientar a acção de curto prazo com vista a
reforçar a competitividade da Europa a longo prazo. O plano inclui um programa
abrangente que visa orientar a acção para os investimentos "inteligentes". Por
investimento inteligente entende-se o investimento nas qualificações adequadas para dar
resposta às necessidades futuras; o investimento na eficiência energética destinada a criar
emprego e poupar energia; o investimento em tecnologias limpas a fim de fomentar
sectores de actividade como os sectores da construção e automóvel nos mercados de baixo
carbono do futuro; e investir em infra-estruturas e interconexões com vista a promover a
eficiência e a inovação.


Wassily Kandinsky 1866 - 1944

10 de Dezembro - Bíblia I - Módulo Cristianismo

A primeira conferencia do programa Bíblia, a par com a História do Cristianismo, um dos programas do Módulo Cristianismo, será proferida por Armindo Vaz, padre carmelita e professor da Universidade Católica, investigador e especialista em Antigo Testamento na Universidade Lusófona, ás 19:00, no Auditório Victor de Sá.

Rotas da Cultura, Apontamentos de Viagem...

Agendada inicialmente para 12 de Janeiro próximo, a Exposição Rotas de Cultura, Apontamentos de Viagem, uma organização da Europa Viva com o comissariado de António Abreu, assessorado por Amaryllis Smet (exposição) e José Alves (fotografia), ainda com a coordenação de Helena Botelho, só se vai realizar a 5 de Março.
A logistica, sobretudo a tentativa de tornar conforme a tesouraria da Europa Viva e as necessidades que a Exposição, levaram a adiar a inauguração de Rotas da Cultura.

domingo, dezembro 07, 2008


voltar ao topo da página