sábado, janeiro 27, 2007

De hoje a um mês...estaremos na India...Calcutá





Do programa consta:
visita a uma das mais prestigiadas casas de chá - J.Thomaz Tea Auction, visita à casa de Tagore, nobel, e um dos maiores ecritores indianos do século XX, lembramos esse fascinante livro que é a Casa e o Mundo, e uma visita ao maior book market da Asia. Ao fim do dia vamos tomar chá a uma famosa casa de tertúlias.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

As primeiras imagens da China...







Transmongoliano - Rotas da Memória

O Transmongoliano (Russia, Mongólia, China) é um programa do projecto Europa em Movimento destinado a trabalhar os totalitarismos do séculoXX.
Enquanto projecto cultural, o tema «memória» interessa muitissimo à Europa Viva, diria mesmo, é por excelência o seu «grande tema» (www.europaviva.org)
Pois bem, é dentro deste contexto que nasce o programa Rotas da Memória e com ele o Transmongoliano (www.europaemmovimento.eu)
Já dissemos que quem quiser embarcar conosco nesta «imensa aventura» deve começar por se preparar culturalmente, depois psicologicamente, e por fim, fisicamente.
Assim, convidamos a pesquisarem material sobre poesia dos autores russos, chineses e mongois, que morreram agarrados ao «poste da liberdade».
Nós vamos fazer a festa da poesia...
Acabaram de nos chegar as primeiras imagens da nossa viagem.

25 de Janeiro - Assembleia da Republica - Protagonistas

Foram, de facto, os grandes protagonistas do encontro-debate que reflectiu na antropologia, psicologia e sociologia das viagens:
da esquerda para a direita: José Manuel Araujo, presidente do GDP e Director do Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo da Assembleia da Republica, Luis Maio, jornalista do Público, Sandra Nobre, jornalista do Sol, e Tiago Salazar, jornalista do Correio da Manhã, Rotas & Destinos, e Volta do Mundo.
Sem eles, e sem o empenho da nossa Presidente da Assembleia Geral, Teresa Felix, este encontro não se teria realizado.
Obrigado a todos!!!

25 de Janeiro - Assembleia da Republica

O encontro-debate dedorreu num ambiente informal mas muito participativo.

25 de Janeiro - Parlamento - GDP


Os sócios do GDP (grupo desportivo do parlamento) gostaram de conhecer a Europa Viva, dos seus programas, da sua missão,e gostaram também, do encontro-debate que nós proporcionámos através dos «master» do jornalismo de viagens.
Foi de facto um debate muito interessante. Falámos do acto de viajar, da globalização, dos impactos ambientais provocados pelo turismo, e sobretudo, dos multiplos significados da «viagem».
O encontro pautou-se por uma excelente discussão filosofica, antropológica e sociológica do acto de viajar.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

25 de Janeiro - Parlamento - GDP

Dia 25 de Janeiro, claro que é um dia importantissimo para a Europa Viva.

Senão, vejamos:

1. Vamos apresentar o nosso projecto cultural na Livraria do Parlamento;
2. A convite do Grupo Desportivo do Parlamento que outra coisa não é senão um grupo cultural que reune 600 sócios muito prestigiados: os nossos parlamentares e todos os funcionários da Assembleia da Republica;
3. Três dos mais prestigiados jornalistas de viagens (Luis Maio - Publico, Tiago Salazar - Volta ao Mundo, Correio da Manhã, Rotas & Destinos, e a Sandra Nobre - Sol) vão discutir assuntos relacionados com o acto de viajar, e as suas multiplas possibilidades e implicações sociologicas, antropologicas e filosoficas.

Nós, Europa Viva, membros fundadores, sócios, dirigentes, e amigos vamos estar em peso!!!

Bolsa de Cultura Europa Viva - projecto solidariedade social

A Bolsa de Cultura Europa Viva é um programa da nossa Associação, que consiste em atribuir aos 10 melhores alunos de uma das escolas mais carenciadas de Lisboa, neste caso da Escola Básica 2,3 Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, a possibilidade de inter agirem com os bens e o património cultural da cidade de Lisboa.
Começamos pelo ciclo Descobrir a Musica na Gulbenkian.
Assim, no próximo dia 21 de Janeiro pelas 11 horas, um grupo de 10 alunos, acompanhados por um professor, irão assistir a um Concerto comentado integrado no programa Descobrir a Musica da Fundação Gulbenkian.
Vamos continuar com este projecto no decurso do ano 2007/2008. Queremos alargar o numero de concertos, isto é, queremos proporcionar aos 10 melhores alunos das escolas mais carenciadas de Lisboa uma assinatura do Ciclo Descobrir a Musica. É a nossa meta para 2007/2008.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Portfólio India - 23 Fevereiro


Daqui, do Darjeeling vamos contemplar a 3 maior montanha do mundo - O kanchanjungha

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Porflólio India - 22 de Fevereiro

No dia 22 de Fevereiro de 2007, vamos estar aqui...no Mosteiro de Rumtek...

25 de Janeiro - Assembleia da Republica

A Direcção da Europa Viva convida todos sócios fundadores, sócios, e amigos a estarem presentes na apresentação do projecto Europa Viva no Parlamento, dia 25 de Janeiro pelas 18:30 na Livravria da Assembleia da Republica.

Transmongoliano - Rotas da Memória

O primeiro percurso das Rotas da Memória está concluido. O primeiro tema a trabalhar neste programa são os Totalitarismos do Século XX.
Começamos pela Russia... vamos à Sibéria; e acabamos em Pequim.

O segundo percurso das Rotas da Memória é feito em 2008 e vai de Berlim - Varsóvia - e Moscovo.
voltar ao topo da página