sábado, maio 31, 2008

Com Goethe pela Itália....


«Hoje subimos o monte até Monreale. Um esplêndido caminho, traçado pelo abade daquele mosteiro em tempos de grande riqueza:largo, de subida cómoda, aqui e ali umas árvores, mas sobretudo fontes e poços largos, com enfeites e arabescos quase palagónicos, o que não impede que sirvam de refrigério a homens e animais...».

sexta-feira, maio 30, 2008

Passatempo Europa Viva

PASSATEMPO EUROPA VIVA - 3º ANIVERSÁRIO
A 15 de Julho de 2005 foi constituida legalmente a Europa Viva. Assim, no próximo dia 15 de Julho faremos três anos. Para aqueles que fundaram a Europa Viva já lá vai quase a «eternidade». Sim... é claro que parece-nos ter sido ontem aquele primeiro dia do resto da vida da Europa Viva, mas para aqueles que a fundaram e diáriamente trabalham no terreno, o tempo parece tão longinquo e a vida tão preenchida de futuro que o passado esbate-se num presente onde o instante é eterno.
Se não cumprirmos hoje com o programa que nos propusemos realizar, amanhã é outro dia e neste, não cabe, o que deixámos ontem por fazer.
E a vida torna-se ao mesmo tempo: passado-presente-futuro e repentinamente entendemos a essencialidade do conceito do instante eterno de que falava Fernando Pessoa nas poesias que sentia.
Porque este projecto só foi possível graças a todos aqueles que nos acompanharam, mesmo os que nunca se associaram e até daqueles que voluntáriamente se desvincularam, quisémos oferecer aos nossos associados e amigos algo que nos exigisse esforço e sacrificios.
No meio de toda a agitação que são os nossos dias repartidos entre actividades no terreno e a preparação de programas cuja implementação se confirmará daqui a dias, meses ou anos; pusémos, então, de pé, um passatempo ligado à cultura europeia, nossa missão estatutária, com um prémio que consideramos muito representativo se o vencedor for um associado e, claro, menos significativo se for conquistado por um amigo.
Mas acreditem que é o mais longe que pudemos ir nesta fase da nossa vida associativa. É justamente o que está subjacente ao gesto deste sacrificio, que constitui para nós, corpos directivos da Europa Viva, a verdadeira oferenda áqueles que connosco partilham esta missão.
O Passatempo Europa Viva começa a 1 e termina no dia 3o de Junho de 2008. Todos os leitores do blog podem participar. Os prémios, esses, são diferentes, consoante o vencedor seja ou não um associado da Europa Viva.
Saibam tudo acerca do Passatempo em http://www.europaviva.eu/ ou em http://passatempo.europaviva.org/ .
A todos os que participarem desejamos BOA SORTE.

quinta-feira, maio 29, 2008

Transmongoliano - Agosto 2008

Durante a nossa viagem de comboio (transmongoliano) à Rússia, Mongólia e China vamos estar ligados directamente à Rádio Clube, 104.3 (duas vezes por dia: ás 8:00 e ás 18:00) e através do nosso blog ao Publico.pt

©Foto: Tiago Oliveira - Transmongoliano 2008

Curso de Cultura Musical - Europa Viva

Dia 29 de Maio, 19:00, Espaço Europa Viva.
Tema O Teatro como Púlpito

quarta-feira, maio 28, 2008

Passatempo Europa Viva - Concorra

Indicativo do passatempo
PASSATEMPO EUROPA VIVA


ENQUADRAMENTO
A Europa Viva faz três anos no próximo dia 15 de Julho de 2008.
Para comemorar o seu terceiro aniversário, a Europa Viva realiza, de entre outras actividades, um passatempo, designado Passatempo Europa Viva.

DEFINIÇÃO
O Passatempo Europa Viva é um jogo de formato pergunta /resposta constituído por 30 perguntas sobre a Europa, as suas instituições e a sua cultura.
Cada pergunta é publicada no blog da Europa Viva (http://blog.europaviva.org/), devidamente assinalada com a designação Passatempo Europa Viva e com o logo que se encontra a abrir este post: olho Europa Viva

DURAÇÃO
A Europa Viva lançará as perguntas de 1 a 30 de Junho, uma por dia, entre as 10:00 e as 12:00.
O passatempo termina às 23h59 do dia 30 de Junho

DESTINATÁRIOS
O Passatempo Europa Viva destina-se a todos os leitores do blog. Europa Viva, associados ou não.

PARTICIPAÇÃO
Para concorrer, os interessados devem responder às perguntas lançadas no blog da Europa Viva ( http://blog.europaviva.org/.)
As respostas devem ser dadas no formulário disponível na página do passatempo: http://passatempo.europaviva.org
Juntamente com a indicação do número da pergunta a que equivale a resposta envida.
A falta de indicação de um destes elementos anula automaticamente a resposta dada.

PRÉMIO
É vencedor do Passatempo Europa Viva o participante que responder correctamente ao maior número de perguntas.
Em caso de empate no número de respostas correctas, vence o concorrente que tenha sido mais rápido no envio dessas respostas.

Cada pergunta correcta vale 10 pontos
Se o vencedor for um(a) associado(a) da Europa Viva, sobre o prémio acrescem 150 pontos.
Assim, se o concorrente tiver acertado em 30 perguntas, tem a pontuação máxima de 300 pontos. Se o vencedor for associado da Europa Viva o prémio máximo é de 300+150 pontos.
No prémio do vencedor cada ponto é convertido em um euro, correspondendo 300 pontos a 300€.
O valor é atribuído em crédito equivalente ao total de pontos obtidos a abater no preço de participação em qualquer das actividades a realizar pela Europa Viva entre 15 de Julho de 2008 e 1 de Junho de 2009.

Está excluída a possibilidade de atribuição do prémio em valor pecuniário.

JURI
O júri do concurso é composto pela Presidente da Europa Viva e dois convidados.
Todos os elementos do júri estão inibidos de concorrer.
O júri reserva a si o direito de decidir sobre eventuais questões omissas neste regulamento, tendo sobre elas decisão soberana e vinculativa.

ANUNCIO DOS RESULTADOS

O vencedor será anunciado publicamente no blog da Europa Viva, http://blog.europaviva.org/ , no dia 8 de Julho.
A entrega do prémio será feita na festa do aniversário da Europa Viva no dia 15 de Julho ás 20:30, no Espaço Europa Viva, em Lisboa, para a qual o vencedor será convidado através do endereço de envio das suas respostas.

terça-feira, maio 27, 2008

Curso Musica Europa Viva - Ópera - O Tempo e a Música


Calendário:



Dia 29 de Maio, 19:00, Espaço Europa Viva - 4ª aula - O Teatro como Púlpito



- Dia 24 de Junho Espaço Europa Viva - 5ª aula - O Teatro como Praça


- Dia 26 de Junho, Espaço Europa Viva - 6ª aula - Variações de Focagem


- Dia 27 de Junho, Espaço Europa Viva, - 7ª aula - A Ópera em Portugal


- Dia 30 de Junho, Espaço Europa Viva - 8ª aula - O espectáculo mais amado - o espectáculo mais odiado - O fim da Ópera?

segunda-feira, maio 26, 2008

Com Goethe pela Itália....ainda em Palermo (em 1787)

Continuamos a viajar com Goethe pela Sicília. Ainda estamos em Palermo mas a 7 de Abril de 1787:

«No jardim público mesmo encostado ao ancoradoro passei as mais tranquilas e agradáveis horas. É o lugar mais curioso do mundo. Embora tenha uma disposição regular, parece-nos feérico; plantado não há muito tempo, leva-nos para a Antiguidade. Canteiros de bordos verdes envolvem plantas estranhas, pérgolas de limoeiros formam os mais lindos corredores abobabados, as altas sebes de oleandro, adornadas de milhares de flores vermelhas como cravos, atraem o olhar. Árvores estranhas, para mim completamente desconhecidas, ainda sem folhagem, provavelmente vindas de regiões mais quentes, estendem os seus esquisitos ramos. Um banco colocado acima do espaço plano permite abarcar toda esta estranha floração e leva por fim o olhar para os lagos onde nadam peixes dourados e prateados, ora escondendo-se sob canmos musgosos, ora juntando-se em cardume, atraídos por umas migalhas de pão.
As plantas têm todas um verde que nós não conhecemos, ou mais amarelado ou mais azulado que na Alemanhã. Mas o que dava a todo este conjunto a mais exótica beleza era um ar pesado que se espalhava sobre tudo com um efeito tão notório que os objectos, ainda que apenas separados por alguns passos, se demarcavam uns dos outros em tons de azul-claro, de tal modo que a sua cor natural se perdia, ou pelo menos se mostrava ao olhar muito transfigurada em tons de azul....»
Goethe ficou tão fascinado por aquele jardim, que lhe veio à memória a feliz Ilha dos Feácios e «foi logo comprar um exemplar de Homero, para ler aquele sublime canto»:
«Mas quando chegou por fim à ilha longínqua,
trocou pela terra firme o mar cor de violeta,
para que chegasse à grande gruta, onde vivia
a ninfa de belas tranças. E encontrou-a lá dentro.
Ardia um grande fogo na lareira, e ao longe,
por toda a ilha, se sentia o perfume a lenha de cedro
e incenso, enquanto ardiam. Ela cantava com linda voz;
e com lançadeira dourada trabalhava o seu tear.»
Canto V, 55-63 - Odisseia, Homero, Cotovia

domingo, maio 25, 2008

Das Urphaenomen...

«A Europa espiritual tem um lugar de nascimento. Por isso, não entendo um lugar geográfico num país, muito embora isso pudesse corresponder à realidade, mas sim, um lugar de nascimento numa nação, ou seja, nas pessoas individuais e em grupos de pessoas pertencendo à mesma nação. Trata-se da velha nação grega, dos séculos VII-VI a.C. Nela se desenvolve uma nova atitude do índividuo para com o mundo que o rodeia. E, por conseguinte, aperfeiçoa-se uma criação espiritual que se desenvolve rapidamente numa estrutura cultural fechada: os gregos chamaram-lhe «filosofia». No irromper da filosofia , assim entendida, em que, portanto, estão integradas todas as ciências, vejo, por mais paradoxal que possa parecer, o fenómeno originário (das Urphaenomen) da Europa Espiritual».
Edmund Husserl, A Crise da Consciência Europeia

Um livro de leitura imprescíndivel...

Nenhum outro livro traduzido em lingua portuguesa, sintetiza com tanta fidelidade, as questões culturais, que estiveram na origem fundacional da Associação Europa Viva, como este de Gheorghe Ceausescu, Nascimento e Formação da Europa, agora editado pela Fim de Século.
Todos os associados da Europa Viva deviam conhecê-lo. Pelo índice de Nascimento e Formação da Europa rapidamente perceberão a natureza dos nossos projectos e das nossas preocupações e, sobretudo, algumas das razões pelas quais nascemos e trabalhamos.
Exceptuando dois ou três pontos que fazem parte da reflexão própria de um autor romeno, ao tempo preocupado com a pedagogia da adesão da Roménia à União Europeia, todos os outros capítulos deste livro projectam-nos para o objecto essencial dos nossos estatutos: promoção, divulgação e reflexão da cultura europeia.
voltar ao topo da página