sexta-feira, janeiro 20, 2006

Revista Visão

Na proxima segunda-feira dia 23 de Janeiro às 11 horas seremos entrevistados para a revista Visão. Prevê-se que a peça saia na quinta-feira a seguir.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Europa Viva na TSF

Domingo, dia 22, às 12h no programa de Alexandre David podeis «ouvir-nos» no programa dedicado à Europa.
TSF - Radio Jornal
89.5 Fm

Europa Viva na Radio Universitária do Minho

A Europa Viva vai estar no ar no proximo dia 31 de Janeiro às 12h30 em 97.5 FM

Entrevista Antena 2

A nossa presença na Antena 2 vai para o ar às 18h com o noticiário.

Viagem à Russia

A Presidente reune hoje na Gulbenkian com o representante russo da viagem O Combio de Ana Karenina. Vamos encetar a fase final das negociações acerca do programa e preços. Brevemente será anunciado o programa final da viagem.

José Pedro Serra - 6 de Fevereiro

Jantar com o professor José Pedro Serra no Restaurante Paladar Zen, às 20h.

Fotografia Revista Xis - Público

A Revista Xis (Público), que nos deu a honra da sua presença no lançamento Europa Viva, solicitou à Presidente uma entrevista. Trata-se de uma peça muito importante já que a Revista Xis é um dos principais veiculos nacionais da mensagem do associativismo e dos conteúdos da solidariedade.
Porque o artigo tem 3 páginas e a primeira delas é uma foto de pagina inteira, a Presidente achou que a fotografia devia ser a do grupo associativo.
Por isso, convoco todos os membros a comparecem no proxima segunda-feira pelas 15h no Pavilhão de Portugal onde será feita a fotografia pelo profissional do jornal Público.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

24 Janeiro

Encontro Europa Viva às 20h 30 - Casa da Marta

Agenda:


1. Lançamento Associação;

2. Resultados;

3. Perspectivas;

4.Estratégia

Noticia de pré-lançamento

Correio da Manhã, 12 de Janeiro

Título: Associação Inédita

Nasce hoje a primeira Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social. O nome pode dizer pouco, mas os objectivos são extensos. Doze pessoas, jornalistas, filósofos, arquitectos ou professores dão vida a iniciativas para «criar uma dinâmica cultural», «estimular a vertente civica das crianças» e expulsar a solidão dos mais velhos», explicou ao Correio da Manhã Ana Paula Lemos, Presidente da Associação.
Uma das principais apostas é a Educação (...). O respeito pela ordem publica não está esquecido, por isso a Associação vai passear com as crianças nos autocarros publicos. Os mais velhos têm direito a um projecto simbólico (...).

1 noticia sobre a Europa Viva

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - A Associação Europa Viva, hoje apresentada em Lisboa,pretende preservar a tradição cultural europeia e propõe-se realizarconferências, parcerias com autarquias, ateliers e circuitos turísticosculturais.Assumindo-se como promotora e difusora também "dos valores da cidadania, daconsciência cívica e da solidariedade social", a associação, membro da UNESCO,foi pensada pela jornalista Ana Paula Magalhães Lemos, que preside à EuropaViva.Entre as iniciativas que pretende realizar contam-se uma Bienal do Pensamento- um conjunto de conferências temáticas que terá a participação de expressõesartísticas como a fotografia, pintura, escultura, cinemas, música, literatura,teatro, vídeo e dança.Outras das propostas são uma Casa da Memória, espaço criativo que deveránascer em articulação com as autarquias, e o projecto Vértices Literários, queambiciona "o conhecimento mútuo de novos escritores dos países envolvidos".Jornalismo na Escola é o nome de outra das iniciativas, que pretende formardesde cedo o público infanto-juvenil para que se torne um consumidor dos Mediacom espírito crítico e exigente, capaz de distinguir informação e espectáculo.Abordar assuntos como a ecologia e o voluntariado é a ambição do PequenoAtelier das Grandes Virtudes, ao passo que a Cultura XXI deseja "enquadrar osdestinatários nas grandes temáticas culturais e cívicos do mundo moderno" - asduas iniciativas compõem o Crescer para Ser.Outro dos objectivos a concretizar chama-se Europa em Movimento e visapromover "circuitos turísticos obedecendo a critérios estritamente culturais"destinados a viajantes com interesses na religião, filosofia, arquitectura oumúsica.De acordo com Ana Paula Lemos, isso inclui visitas a cafés ou bares que foram,no passado, pontos de encontro de intelectuais, muitas vezes num clima deoposição à política dos governantes dos seus países.A presidente da Europa Viva destacou ainda, na sua intervenção, o EuropaSénior, que, "embora pareça, não se desvia da missão da associação",constituindo-se em acções de voluntariado para apoiar cidadãos em situação deisolamento, falta de autonomia ou literacia.A Europa Viva - Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social- com site em www.europaviva.org - foi criada por um conjunto de 12 pessoas,onde se incluem, entre outros, arquitectos, designers, gestores e docentes.HSF.

Lançamento da Associação

No dia 12 de Janeiro de 2006 a Europa Viva, Associação Europeia para a a Criatividade e Solidariedade Social, apresentou publicamemente os seus projectos numa cerimónia que decorreu na Comissão Europeia - representação em Portugal.
Estiveram presentes várias dezenas de pessoas, estimamos cerca de oitenta, representanto vários sectores da sociedade portuguesa, jornalistas, tecnicos culturais, decisores, professores, arquitectos, designers, administradores de empresas, de entre outros.
A comissão europeia fez-se representar pelo Dr. Manuel Romano, que num breve discurso sintetizou as preocupações da actual Comissão relativamente às questões culturais, nomeadamente, à cultura como instrumento de ccoesão social e até politica.
O convidado de honra da Associação foi o professor José Pedro Serra, professor do Departamento de Clássicas da Faculdade de Letras de Lisboa, que num texto escrito por si, e doado à Associação como elemento constitutivo do seu património, dissertou sobre a cultura na Europa.
A Presidente da Direcção da Europa Viva, Ana Paula Lemos, leu também um texto onde contextualizou as razões da fundação da Europa Viva, e enumerou as principais linhas programáticas do seu mandato.
Após a cerimónia, a Europa Viva ofereceu um beberete aos seus convidados.
voltar ao topo da página