sábado, novembro 14, 2009

Memórias...4º Aniversário da Europa Viva


CONCURSO "NARRANDO A EUROPA!"

O projecto European Memories - "Memórias Europeias" - tem o prazer de convidar todos os cidadãos europeus, homens e mulheres de qualquer idade e cultura, para participar na competição europeia "Narrando a Europa". QUEM E COMOSão convidados a participar no concurso todos os cidadãos europeus, homens e mulheres de todas as idades e culturas. As histórias podem ser contadas na primeira pessoa, através de escritos autobiográficos, fotos, narração ou vídeo, ou, em alternativa, o participante pode recolher e contar histórias de outras pessoas, histórias que considere interessantes e úteis para os outros. Temas da competiçãoOs temas propostos para esta segunda edição do concurso estão divididos em três áreas.
A - EXPERIÊNCIAS DE PERTENCER À EUROPAHá momentos ou episódios da sua vida em que experimentou um sentimento de pertença à Europa? Pode ser uma viagem, reuniões, acontecimentos pessoais ou públicos... Como descreveria essa sensação?
B - ENRAIZAMENTO EUROPA (PENSAMENTO DIVERSIDADE)Nesta secção do concurso queremos convidamos os cidadãos europeus a contar a sua história pessoal e experiências em geral, ou acontecimentos históricos, tradições e aspectos da cultura na vida quotidiana. Desta forma, propomos a todos os participantes uma visita pela Europa, procurando o que torna os cidadãos europeus diferentes, e que os tornam iguais na hora certa. Podemos talvez dizer: "Nós somos iguais, porque somos diferentes."?Viajar na EuropaA Europa tem, ao longo do tempo, aberto as suas fronteiras para aos seus cidadãos. Por isso, muitas pessoas viajam pela Europa, de férias, por trabalho ou necessidade ... Muitas são também as experiências de migração da Europa para outros continentes (especialmente no passado), ou de outros continentes para a Europa ... Como é que a experiência de viajar na Europa, ou a partir de e para a Europa, mudou sua vida? De que
C - UMA OUTRA EUROPA É POSSÍVEL (EM CONSTRUÇÃO)Experimente contar uma experiência de compromisso social para uma outra Europa possível. Pode ser uma experiência de práticas alternativas em diferentes áreas em relação às lutas pela afirmação dos direitos humanos e da democracia: trabalho, economia de solidariedade, sem abrigo, as minorias, intercultura, religião, o diálogo político, ambiente, saúde, educação, justiça, paz, serviços públicos, participação, etc. As melhores histórias, serão traduzidas nas sete línguas do projecto, serão publicados em livro, e os autores serão convidados para o festival europeu da autobiografia que ocorrerá em Itália, Pieve santo Stefano (Toscana), durante o evento final do projecto, em Setembro de 2010.Os trabalhos devem ser enviados à Associação VIDA (Av. das Cruzes 718, 4535-011 Lourosa, vida@viver.org) até 30 de Novembro de 2009

Para Mais Informações Contactar
Associação Vida Valorização Intergeracional e Desenvolvimento ActivoPedro Afonsopedroafonso@viver.org
Telfs: móvel: 934 771 475 fixo: 309992775

sexta-feira, novembro 13, 2009

quinta-feira, novembro 12, 2009

A trabalhar projectos...repiscando temas...

O nosso primeiro grande projecto na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estávamos em 2006.

Módulo de Cinema e Literatura – O leopardo – Livro de Giuseppe Tomasi di Lampedusa – Filme de Luchino Visconti

“O leopardo” é uma obra ímpar da literatura europeia que tem a particularidade de ter ficado conhecida por uma frase chave: “É preciso que algo mude para que tudo continue na mesma.” E esta é, sem dúvida, a síntese de todo o desencanto vivido pelo protagonista, o Príncipe Fabrizio Corbero.

Mas comecemos pelo início: este romance, marcado por um profundo cunho autobiográfico (Lampedusa era também uma membro da velha aristocracia siciliana, nascido em Palermo em 1896) transporta-nos para a época do “Rissurgimento” (meados/finais do século XIX), um período conturbado da história da futura Itália, onde se sucederam as conquistas e as guerras pela unificação, e que teve como uma das suas figuras principais o revolucionário Garibaldi. É nesta terra selvagem e agreste que vive o Príncipe de Salina e a sua numerosa família, um homem forte e íntegro, um líder respeitado, um aristocrata orgulhoso do seu nome e da história associada ao seu título. E é aqui também que surge a perturbação e a incerteza, elementos subtilmente introduzidos logo no inicio do filme pelo alarido da descoberta de um soldado morto no jardim da casa senhorial, que interrompe, de modo abrupto, o recolhimento e a paz da oração familiar. Visconti filma toda a história como um mural que ilustra as transformações sociais e as transformações interiores dos personagens, e usa elementos como o ritmo, o enquadramento e a fotografia para nos fazer sentir parte desse quadro.
O mundo está a mudar e o Príncipe pressente-o de uma forma muito lúcida: os velhos chefes caem, a aristocracia rural perde o seu poder em favor de uma burguesia em plena ascensão, cheia de dinheiro fresco. E é esta lucidez que o conduz à solução possível para uma manutenção, ainda que temporária, da sua posição social: uma aliança alicerçada no mais forte dos elos, o casamento entre o seu sobrinho Tancredi e a bela Angélica, filha do burguês Don Calogero Sedara. Na verdade, as classes dominantes mudam, mas para o povo tudo se mantém como dantes.
Na cena final, o fausto e longo baile, acompanhamos o Príncipe na sua reflexão interior, no seu abandono total às forças de mudança que o subjugam, na sua rendição aos factos, na sua cedência do lugar na ribalta do mundo. Afasta-se por sua vontade, de cabeça erguida, como um animal majestoso, ferido de morte, saindo de cena sozinho, na noite escura. E ficam-nos as suas palavras: “Nós fomos os leopardos, os leões. Estes que tomam o nosso lugar são os chacais e as hienas. E todos nós, leopardos, leões, chacais e hienas pensamos que somos o sal da terra!”.”
Maria Alexandra Campos

quarta-feira, novembro 11, 2009

1 Congresso Internacional das Congregações e Ordens Religiosas

Como sabem, a Europa Viva faz parte da Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional das Congregações e Ordens Religiosas, que se realiza em Novembro de 2010 na Fundação Gulbenkian.
No seio da Comissão Organizadora compete à Europa Viva criar duas rotas culturais europeias e a realização anual de um encontro onde através das linguagens criativas contemporaneas serão abordados os grandes temas das matrizes culturais europeias.
A Direcção da Europa Viva percebe a importância das suas tarefas e responsabilidades e tudo fará para responder com eficácia a este imenso desafio.

terça-feira, novembro 10, 2009

Nota da Direcção

Informamos os inscritos no módulo Música como Combate integrado no Seminário Saber Europa que as conferencias passaram para os dias 20 e 27 de Novembro às 19:00 no Espaço Europa Viva.

segunda-feira, novembro 09, 2009

domingo, novembro 08, 2009

Seminário Saber Europa 2009 - 2010

Ciclo de Cinema e Literatura:

9 de Novembro - Itália: O Leopardo, de Lampedusa / Luchino Visconti
16 de Novembro - França: Os Miseráveis, de Victor Hugo / Jean-Paul Le Chanois
23 de Novembro - Alemanha: O Tambor, de Gunther Grass/ Volker Schlöndorff
30 de Novembro - Polónia: O Pianista" de Wladyslaw Szpilman, Roman Polanski

Reitoria da Universidade de Lisboa. 18:30

http://www.europaviva.eu/news/200906_SaberEuropa/

A trabalhar projectos...repiscando grupos...Transsiberiano Plus 2007


Mongólia, Agosto 2007

Letras com Vida - Tertúlia

Entrada Livre.

http://sites.google.com/site/tertulialetrascomvida/
voltar ao topo da página