sábado, fevereiro 14, 2009

II Curso Europa e Religiões - Módulo Budismo

Termina no próximo dia 26 de Fev, na Universidade Lusófona, o módulo do Budismo ministrado pelo Prof Gonçalo Pereira, Vice-Presidente da União Budista.


Foto de Ana Tereso - India, Fev. 2007

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Londres - Bizâncio


Falta 1 semana para mais um projecto Europa Viva: desta vez vamos para Londres. O tema é a Exposição Bizantium 330-1453 na Royal Academy of Arts.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Reúne a Comunidade dos Pensadores

A Comunidade dos Pensadores continua a reflexão sobre o programa que se propôs para este ano de 2009 e começa hoje, 12.Fev, a trabalhar o tema Europa.
Ás 21:00 no Espaço Europa Viva - Cidade Universitária.

1º Trabalho cientifico sobre a Europa Viva

A Europa Viva:
Uma associação única e exemplar no quadro europeu
Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras
Mestrado: Políticas Europeias
Docente: Prof.ª Dr.ª Maria Alexandre Lousada
Seminário: Associativismo e Cultura Cívica
É com muito orgulho que anuncio o 1º trabalho cientifico realizado por uma aluna de mestrado em Estudos Europeus, Marisa Carapinha, sobre a Europa Viva.
Estará disponivel em http://www.europaviva.eu/ imediatamente depois de ser avaliado.
Índice
Nota de agradecimento
Introdução
I a Europa Viva: da origem à actualidade
II O site e o blog: análise crítica
Conclusão
Anexos
Bibliografia

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O Fulgor da Grécia: o olhar, a palavra, o gesto

Na Culturgest, às 18:30, José Pedro Serra continua o Ciclo das Conferencias dedicadas ao Fulgor da Grécia...

11 de Fevereiro No espelho da tragédia

18 de Fevereiro Dioniso: Sol negro entre os olímpicos

25 de Fevereiro Ao tear do tempo: Atenas e Jerusalém

Mais do que fórmula literária, a “Aurora de dedos róseos” é verdade poética no seio da qual está uma intensa experiência de luz, ou do desejo dela. O surgimento dos seres, emergindo do fundo caótico da noite indistinta e revelando-se à luz da “Filha da manhã”, constitui radical momento de espanto por alguma coisa ‘ser’. Este desejo de luz e de ‘ser’, pela madrugada anunciado, manifesta-se no vocabulário onde a clareza da apreensão intelectual é entendida como o prolongamento inteligível da clara percepção sensível.Nessa espantada visão colhe-se, gloriosa e inquietante, a heróica vocação do homem, frágil sopro à morte destinado, mas nobre e grande na palavra desenhada. A epopeia grega marca um ritmo primeiro do humano habitar a terra, canto de que nunca nos afastámos inteiramente.O gesto épico, porém, torna-se sobressaltado espectador de si próprio, e a total coincidência do herói com o acto realizado acrescenta-se em distância crítica, ‘re-flexão’. A epopeia floresce em tragédia. Constrangido pela Necessidade, enredado em conflitos, culpado e inocente, assim se interroga o homem sobre si, sobre ‘quem’ é, voz da Esfinge que não deixa de nos ferir. E essa demanda não pode esquecer Dioniso, a luz sombria do ‘delírio’. E se estes são fios com que vamos tecendo o nosso histórico caminho, oportuno é questionarmo-nos sobre o modo como os gregos viviam o tempo e percebiam a história.
José Pedro Serra

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Curso Europa e Religiões - Módulo Budismo

Calendário:

12 e 26 de Fevereiro - 19:00 - Auditório Victor de Sá - U. Lusófona

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

09.Fev.2009 - Começa hoje o Esferas - 18:00 em 105.4FM


A partir de 09.Fev.2009


Em 105.4 FM - CSB.Rádio - ouça ESFERAS, um programa cultural sobre a Europa e o Mundo da autoria de Ana Paula Lemos e Jorge Rodrigues com o apoio da Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e do OPART- Teatro Nacional de S.Carlos e Companhia Nacional de Bailado.


Todos os dias de segunda a sexta das 18:00 às 20:00.


Esferas conta ainda com a participação de


Claudia Ribeiro -Segundas-feiras - Tendências (...) forças que definem os movimentos, inclinações, disposições, intenções, vocações do mundo.


Ângelo Silveira -Quartas-feiras - Patrimónios (...) uma praça, um museu, uma conversa, um edifício…da Europa e do Mundo…temas que fazem de Patrimónios um espaço dedicado à memória, história e arquitectura.


José Pedro Serra- Quintas-feiras - Lugar do Espanto (...) matrizes culturais europeias, sobre o tempo, a palavra e o modo de dizer cultura.


Ana Paula Lemos - Sextas-feiras - Ler, Ver e Ouvir o Mundo (...) viajar é o modo de saber e aprender o mundo


Ana Paula Lemos - Todos os dias - Saber Europa (...) dedicada à Europa, à construção do projecto europeu, à cultura europeia e aos seus valores.


Aqui no Esferas conversamos sobre História, Geografia, Arte, Industrias Culturais, Música, Religião, Viagens e Literatura. Aqui no Esferas, reflectimos, com tempo, os grandes temas da cultura. Aqui no Esferas ouvimos música. Ouvir música é aprender com a música. Aqui no Esferas fazemos entrevistas. Entrevistamos pessoas. Aqui no Esferas aprendemos com os nossos convidados, ouvindo atentamente o que cada um tem para nos dizer. Sem pressa. Ouvindo absolutamente. Aqui no Esferas dissecamos a actualidade a partir do que lemos, vemos e ouvimos
voltar ao topo da página