sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Paulo Rocha Trindade - Bruxelas, 24 de Fevereiro de 2006

Bruxelas, 24 de Fevereiro de 2006

A Maria Joao Martins, excelente colega e grande obreira do jornalismo cultural em Portugal, deu-me a conhecer a vossa associaçao cujo sitio web ja fiquei a conhecer e que me pareceu particularmente conseguido em termos de comunicaçao, ultrapassando os conceitos convencionais que tendem a mostrar a Europa como algo cinzento e "boring", sede de funcionarios aborrecidos e mal com a vida que procuram normalizar segundo um padrao universal até as dimensoes dos frangos...No seguimento dos resultados negativos em França e também na Holanda à proposta de uma Constituiçao, a Uniao europeia caiu em si e deu -se conta de que estava a comunicar mal com os cidadaos. Lançou por conseguinte o chamado "Plano D" (Democracia, Debate, Dialogo) que procura reconduzir as coisas ao seu lugar apropriado: isto é, estimular a partcipaçao civica no processo de construçao europeia, convidando os cidadaos e também as autoridaes nacionais a promover debates nos Estados membros. O Comite das Regioes da Uniao Europeia dispoe de uma vasta rede de Presidentes de Camara e de Regioes por toda a Europa, em numero de 314, e conta também com a participaçao de autarcas portugueses (Açores, Madeira, Viseu, Braga, Porto, Tomar...) e encontra-se particularmente empenhado na realizaçao deste tipo de Debates descentralizados pelo potencial mobilizador que representam.Neste sentido, permito-me sugerir duas possiveis modalidades de cooperaçao com a vossa associaçao:a) Eu proprio poderia fazer uma exposiçao/conferencia inicial sobre os desafios actuais da Europa com ênfase nas questoes de cidadania; e/oub) Poderia intervir num painel sobre questoes europeias organizado com o vosso patrocinio no qual se poderiam convidar especialistas de renome;Permaneço à sua disposiçao para afinarmos ideias,Cordialmente Paulo Rocha Trindade Press CounsellerEuropean UnionCommittee of the RegionsUnit for Press, Communication & Protocolrue Belliard, 101 B-1040 Brussels

Unesco - Maria Ejarque

A vogal da Associação, Marta Menéres, representou a Presidente (ausente por motivos de doença) na reunião com a Dra. Maria Ejarque.
Que reunião virtuosa e proveitosa. E que honra para a Europa Viva poder dispor de uma técnica com o seu perfil dispondo-se a trabalhar no terreno em prol do crescimento da Europa Viva e do nascimento da Bienal.
Como se diz em bom português: bem haja Dra Maria Ejarque pelo seu empenhamento a favor deste projecto comum.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Ainda no Diário de Noticias...

Na proxima segunda feira, 27 de Fevereiro de 2006, uma jornalista do Diário de Noticias vai fazer uma reportagem com a Europa Sénior.

Diário de Noticias - 25 Fevereiro 2006

O tema da rubrica Lazer do próximo sábado no Diário de Noticias é o Comboio de Ana Karenina.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Ministerio da Educação

No proximo dia 27 às 15h30 a Europa Viva vai reunir com a Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais (GAERI) - Direcção de Serviços dos Assuntos Europeus (DSAE)CLUBES EUROPEUS.
voltar ao topo da página