sábado, novembro 11, 2006

Rota da Memória - Julho de 2007

Rota da Memória - Julho de 2007



O século XX ficará na geografia da memória europeia como um dos séculos mais trágicos da história da humanidade.
O projecto Europa em Movimento vai lançar em Julho de 2007 o primeiro troço das rotas da memória, um programa dedicado aos Totalitarismos do Século XX. Vamos aos Gulags da nossa história recente.
Para que o projecto se torne logisticamente exequivel vamos começar pelo troço Moscovo - Beijing; isso mesmo, vamos fazer o trans mongoliano, isto é, uma das três linhas possiveis que unem a Europa á Ásia.
Depois seguir-se-ao outros topogramas (cuja calendarização estamos a preparar). Faremos Madrid, Berlim, Varsóvia...
Para os sócios e amigos do Clube Europa Viva que quiserem participar neste projecto, aqui fica um conselho: começem desde já a preparar-se.
Leiam antes de mais o - Arquipélago Gulag, um livro de Alexandre Soljenitsin, e os Cisnes Selvagens - Três Filhas da China de Jung Chang.

India - viagem

Só faltam 7 pessoas para fechar a viagem

sexta-feira, novembro 10, 2006

Encontro casa da memória - 25 de Novembro 2006

Urge decidir sobre a nossa participação no encontro de 25 de Novembro.
Caros sócios fundadores, sócios em geral, e dirigentes Europa Viva aguardamos as vossas inscrições, o mais rápido possivel.

quinta-feira, novembro 09, 2006


Caros sócios, caros membros do Clube Europa Viva, caros amigos:


No proximo dia 25 de Novembro a Europa Viva lançará publicamente mais uma iniciativa, desta feita relacionada com o projecto A Casa da Memória, onde serão trabalhados dois dos mais importantes factores de identidade europeia, segundo George Steiner, os cafés e os passeios a pé tal como escreveu no livro Que Europa?.

Para começar a trabalhar o projecto, a Europa Viva propôs a dois jovens artistas plásticos, ambos dedicados á fotografia, que ministrassem aos sócios e amigos da Europa Viva um workshop de fotografia, onde todos pudessemos «aprender» não apenas os conteúdos da sua linguagem, mas também o abc das técnicas.

O Cristovão, conhecido fotografo português, aceitou de imediato o convite e estendeu-o a um outro artista que anuiu o projecto.

Assim, no próximo dia 25 de Novembro, ás 10:00 em Sintra, na porta principal do Parque das Merendas, iniciamos o workshop, seguido de um almoço fugral e de um passeio que vai de Sintra ao Cabo da Roca. A primeira etapa do «passeio» será feita de electrico até á praia das maçãs. A segunda etapa far-se-á a pé - até ao Cabo da Roca. É um passeio breve, tem a duração de 2 horas aproximadamente, e é de dificuldade transversal a todos os grupos etários.

Os pormenores desta iniciativa ser-vos-ão dados á medida que o projecto se for concretizando. A iniciativa está aberta a todos os que queiram participar. Os nossos amigos e até familiares. A ideia é aproveitarmos ao máximo o gesto generoso destes dois artistas.

O guia, percebendo as nossas motivações, foi parco a fazer-se cobrar. Leva apenas 10€ pelo itinerário. Em relação ao almoço convido-vos a prepararem a lancheira e partilharmos um lugar bonito ali mesmo no Parque das Merendas.

A condição da participação é esta: ser portador de uma maquina fotográfica, ter lido de preferencia o livro Que Europa de George Steiner, e preparar-mo-nos para um concurso de fotografia cujo tema são cafés.

No dia 25 de Novembro de 2007, algures em Lisboa, a Europa Viva porá de pé a sua primeira exposição de fotografia, comissariada pelo Cristovão. O vencedor do tema cafés, juntar-se-á a 10 outros jovens talentos (fotógrafos) numa mostra intitulada - memória e identidades.

terça-feira, novembro 07, 2006

25 de Novembro - encontro de fotografia Europa Viva - Casa da Memória

O Gonçalo, o tal guia da nossa «mega festa aniversário» preparou-nos um «caminho» para o 25 de Novembro muito interessante. É na zona de Cascais - Sintra. Tem a vantagem de logisticamente corresponder melhor aos nossos objectivos. E consiste no seguinte:
- apanhamos o electrico em Sintra (Olga Cadaval) até á Praia das Maçã, e daí iniciamos a caminhada até ao Cabo da Roca.
O percurso tem a duração de 2 horas e um grau de dificuldade acessivel.

domingo, novembro 05, 2006

25 de Novembro - encontro de fotografia Europa Viva - Casa da Memória

O guia que nos acompanhou aquando a nossa magna festa (aniversário Europa Viva) entusiasmou-se com os conteúdos do nosso encontro (fotografia - casa da memoria) e pediu que o deixámos pensar um itinerário especial para o dia 25 de Novembro.

A ideia incial era irmos a Montemor: lá encontrariamos caminhos muito belos, cafés muito tipicos, e tascas espantosas para almoçarmos. os ingredientes necessários para lançar o projecto Casa da Memória - fotografia.

O Gonçalo não trabalha aquela zona territorial mas quis tanto participar no nosso projecto que pediu o que deixássemos propor uma alternativa à nossa ideia.

Ficamos então à espera....pode ser que nos encontremos ainda mais perto de Lisboa...
voltar ao topo da página