sexta-feira, julho 17, 2009

Bérgamo...Itinerário Ópera - 1ª parte



Pequena cidade da Lombardia de uma incrível beleza medieval e renascentista...
Depois de Milão, Bérgamo foi a primeira paragem especifica do Itinerário - Ópera... que nos levaria ainda a Simione, Verona, Pádua, Vicenza, Veneza e Mantua. Estávamos pois no segundo dia de uma longa caminhada onde a musica erudita mas especialmente a Ópera ocuparia o nosso imaginário europeu.
Mais do que o Museu Donizettiano, parco de história e até de peças museologicas, embora o piano onde o compositor tocou quase todas as notas da sua longa obra fosse o bastante para captar a nossa paciente e abandonada atenção, o certo é que Bérgamo não precisa de Donizetti para integrar definitivamente, a paisagem melancólica dos pensamentos de quem a visita.
Bérgamo tem seguramente uma das mais belas Igrejas do património espiritual europeu: a Igreja Santa Maria Maior.

Viagem - Ópera, um itinerário europeu - Bérgamo



A propósito da viagem a Itália...Ópera um itinerário europeu...


Gostei muito da viagem...Foi tudo bom: a música, o itinerário, a organização, a companhia...

Ana Luisa Figueiras

"Dido & Aeneas" de Henry Purcell no Palácio de Belém - de 23 a 26 de Julho

Ópera de Henry Purcell, numa co-produção entre o Teatro Nacional de São Carlos e a Presidência da República Portuguesa. Com cantores do projecto Estúdio de Ópera, este é um espectáculo que pretende assinalar a conclusão dos trabalhos de reabilitação do Jardim da Cascata do Palácio de Belém.
Com encenação do jovem brasileiro André Heller-Lopes, direcção musical do maestro Geoffrey Styles, cenografia e figurinos de Rita Pereira e desenho de luz de Pedro Martins, esta obra-prima universal será apresentada, nos jardins da residência oficial da Presidência da Republica Portuguesa, por jovens cantores portugueses integrados no projecto "Estúdio de Ópera" do Teatro Nacional de São Carlos.


Quarta, 23 a 26 de Julho de 2009
Jardim da Cascata do Palácio de Belém.

Verona - Arena - Julho de 2009 - Carmen





Mensagens Aniversário


«Só posso desejar muitos parabéns à EUROPA VIVA, com muitos e bons projectos»

Clara Freitas

quinta-feira, julho 16, 2009

Mensagens Aniversário


«...aceitem o meu muito sincero abraço de parabéns...»

José Pedro Serra

Itinerário Ópera - referencias musicais - Bergamo




Mensagens Aniversário FaceBook


«Muitos parabéns à Europa Viva...»

Cristina Crespo

Mensagens Aniversário FaceBook


«Parabéns EUROPA VIVA»

M.Antónia Lemos

Mensagens Aniversário


«Mais uma vez a Europa Viva está de parabéns, concluindo mais um ano com o finalizar de uma viagem belíssima em Itália. É uma honra fazer parte deste projecto.
Muitos Parabéns


Ana Tereso

Mensagens Aniversário




«Parabéns ao Projecto Europa Viva, que tem o rosto do saber, do entusiasmo e da entrega da Ana Paula! O contributo deste Projecto Cultural para o capital cognitivo de todos os que nele participam é inestimável, porque do campo do imaterial, logo do infinitamente grande. Longa vida à Europa Viva

Lurdes Fidalgo

quarta-feira, julho 15, 2009

Mensagens Aniversário FaceBook


«Parabéns! Um dos melhores projectos culturais existente em Portugal

Carlos Joao Correia

Mensagens Aniversário FaceBook


«São raros os exemplos de projectos culturais independentes que sobrevivem...mais raros ainda, são os exemplos de projectos culturais que se afirmam pela sua dinâmica, criatividade e qualidade. Por tudo isso, Parabéns Europa Viva!!!»

Carlos Pereira

Mensagens Aniversário FaceBook


«PARABÉNS Europa Viva!!! pelos projectos realizados, pelos mundos partilhados, pelos sonhos de futuro

Ana Claudia Gonçalves

A festa do aniversário Europa Viva


Hoje, dia 15 de Julho de 2009 fazemos 4 anos...

Nascemos a 15 de Julho de 2005.
Obrigado a todos por nos terem ajudado a nascer e a (sobre)viver.
Aos associados da Europa Viva, Corpos Associativos e amigos, a Direcção da Europa Viva promete que continuará a trabalhar dia e a noite pelo cumprimento da nossa missão de difundir, promover e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e solidariedade social.

Chegámos...de Itália onde realizámos o programa do Itinerário da Ópera...




Que viagem fabulosa!!! Ainda nos estamos a «refazer» de tanta beleza.


Do Scala veio a grande emoção: um espectáculo extraoredinário de Ópera - maestro, orquestra, solistas, cenários, figurinos, (...) anbsolutamente maravilhosos...




Europa Viva em Bergamo - Julho de 2009




segunda-feira, julho 13, 2009

Veneza - Mantua - Milao

Faz muito calor aqui em Milao. O grupo passeia-se pela cidade aproveitando os saldos das belas montras italianas com roupa de marca aos preços da Zara de Lisboa.
O que aqui nao se pode fazer é beber muita agua engarrafada...
Deixei o vosso contacto em Verona, no dia em que fomos à Arena ouvir Bizet com Placido Domingo a reger...
Claro que é uma experiencia indizivel: mais de 20 mil pessoas para ouvir Opera...onde o teatro tem mais força que a musica mas onde a Opera ensina ser de facto um dos espectaculos mais completos que o homem foi capaz de produzir. Houve momentos em que o palco se transformava num tempo historico que os livros ensinam mas nao com a força da Arena: seis cavalos, mais de duas centenas de figurantes, cenarios de tamanho natural...Enfim uma extraordinaria experiencia de luz, cor e som...
Verona foi seguramente um dos lugares que melhor assinalou um itinerario sempre marcado pela historia e cultura da Opera...
Depois o Fenice em Veneza...ao som de Malher...2° Sinfonia... Absolutamente fanastico. Maravilhoso!!!
O teatro esta remodelado depois de um violento incendio na decada de 90 mas a memoria do tempo nao deixa fugir a mistica do Fenice...Veneza ao fim da tarde de um sabado de Julho assegura a magia so possivel de ser vivida numa cidade rodeada de agua por todos os lados...
Hoje no Scala para uma estreia...de Eugene Onegin de Tchaikovsky.
Este programa que a Europa Viva concebeu com a ajuda de Jorge Rodrigues revelou que estamos no caminho certo para operacionalizar de um modo original a missao que nos propusemos: promover, difundir e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade social.
voltar ao topo da página