sexta-feira, março 30, 2007

31 de Março - workshop fotografia - passeio pedestre

É o primeiro programa do projecto a Casa da Memória. Porquê um workshop de fotografia e um passeio pedestre para lançar o programa A Casa da Memória? O que é o projecto A Casa da Memória?
A Casa da Memória é o projecto da Europa Viva que trata fundamentalmente os temas culturais europeus. É um projecto reflexivo, simbólico e metafórico. É um projecto que utiliza todas as linguas criativas para trabalhar a Europa e os europeus.
O workshop de fotografia de 31 de Março é assim o ponto de partida que nos levará à inauguração de uma exposição de fotografia na primavera do próximo ano (2008), intitulada, « A memória na construção da identidade europeia»
A fotografia é assim a linguagem criativa por excelencia para «trabalhar» a memória.

quarta-feira, março 28, 2007

Encontros viajantes Russia - Comboio Ana Karenina







Caros viajantes do Comboio Ana Karenina (Maio - 2007):
No programa à Russia, na cidade de Moscovo consta uma visita ao Mosteiro Sergey Passat, o antigo centro da ortodoxia russa. É de facto um dos momentos mais importantes da viagem pela imensa importancia que a espiritualidade tem na vida dos russos em geral, e pela simbologia que nos leva áquele lugar: o contributo, ainda que simples, da Europa Viva em prol do diálogo inter- religioso.
Porque achamos que a espiritualidade ortodoxa é (quase) desconhecida dos portugueses, o que dificulta muito a apreesão do viajante face a um momento tão importante do nosso programa, a organização do projecto Europa em Movimento, www.europaemmovimento.eu achou que seria muito interessante uma visita ao templo da ortodoxia em Lisboa seguida de uma pequena conferencia do padre desta Igreja acerca das grandes linhas desta espiritualidade.
Assim, convidamos os viajantes do Comboio de Ana Karenina e os sócios da Europa Viva e os anteriores viajantes deste projecto a assistirem no próximo dia 28 de Abril (à noite) à missa ortodoxa russa no templo situado junto a Santa Apolónia.
Ser-vos-à indicada a hora exacta deste encontro.
















Juntos...50 anos


«...Não haverá "consciência europeia", emoção por este continente, futura identidade europeia ou vínculo real, enquanto não conseguirmos mostrar os nossos próprios mitos, a nossa História, os nossos sentimentos.»
Wim Wenders, na conferencia «Uma alma para a Europa»

terça-feira, março 27, 2007

Da India...Mosteiro de Enchey








«Enchey Monastery is situated in Gangtok, the capital of Sikkim. The monastery is approximately two hundred years old and follows the Nyingma Order. The name 'Enchey Monastery' means 'the Solitary temple'. The monastery was built with the intention that no other construction would be allowed near it. It is believed that the monastery was built on the site blessed by Lama Drupthob Karpo, a tantric master famous for his power of flying. It is also said that the Lama built a small hermitage at the site of the monastery, after he came here from Maenam Hill in South Sikkim. The shape of a Chinese Pagoda was given to the monastery during the reign of Sikyong Tulku (1909-1910). The Enchey Gompa of India also serves as the residence of approximately 90 monks, belonging to the Nyingma order. The monastery houses splendid images of Gods, Goddesses and a number of religious objects. Every year a puja is held at the monastery, on the 18th and 19th day of the 12th month of the lunar calendar. Sacred dances are also performed at this time. January is the time for "Chaam" or religious masked dances at the monastery...»

Viagem à India (Europa Viva) - O Gosto do Chá
Portfólio Angelo Silveira


segunda-feira, março 26, 2007

Juntos...50 anos


Workshop fotografia - 31 de Março

Atenção: encontramo-nos às 9:45 na porta principal do Parque das Merendas em Sintra.

Portugal Cultural

Portugal Cultural é o novo programa do projecto Europa em Movimento. Já está em marcha. «Da mina ao mito...caminhos pelo Alentejo»: três percursos que «contam» a história social e económica do Portugal contemporâneo.
Brevemente encontrarão o calendário destês três percursos. Estejam atentos ao nosso blog e ao site www.europaemmovimento.eu

Juntos...50 anos

voltar ao topo da página