sábado, janeiro 09, 2010

Missão da Europa Viva

Artigo 3.º
Objecto social
A Associação tem por objecto a promoção, divulgação e reflexão da cultura europeia e dos valores da cidadania, da promoção da solidariedade social e da consciência cívica.
Artigo 4.º
Competências
Para a realização dos seus objectivos, compete à Europa Viva:
a) Promover, realizar e incentivar manifestações culturais, com vista ao desenvolvimento da consciência e da cultura europeia, da cidadania e do valor da solidariedade;
b) Capitalizar o património humano da Associação, para fins de solidariedade social, individual ou colectiva;
c) Actuar a todos os níveis do tecido social, nomeadamente das expressões politicas e económicas, de modo a promover, desenvolver e aprofundar o valor da consciência e da cultura europeia, da cidadania e da solidariedade;
d) Estabelecer parcerias ou outras formas de cooperação, com outras associações, instituições, fundações, movimentos ou quaisquer outras formas de associativismo, nacional ou estrangeiro, de modo a capitalizar o desenvolvimento do seu objecto social.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

História e Cultura da Índia

Dia 10, às 18:30, na Comunidade Hindu, iniciamos o visionamento da obra da BBC sobre História e Cultura da Índia.
Esta iniciativa, pensada e realizada para os participantes da viagem à Índia das Religiões, está aberta a todos os associados da Europa Viva.
Depois do visionamento jantamos na Comunidade.
http://www.youtube.com/watch?v=hk0SnCyMNBI

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Novo comboio que liga Moscovo a Sto.Peterburgo


















Muitos de nós já atravessámos este percurso que liga Moscovo a S.Peterburgo no Flecha Vermelha, geralmente no Verão ou em Maio, sempre ao fim da tarde, mas nunca em Janeiro quando a ferrovia está coberta de neve.
O nosso agente na Russia mandou-nos estas belas fotos tiradas esta semana para podermos apreciar a maravilhosa paisagem russa e, ainda, para podermos visualizar o novo comboio (TGV) que desde o principio do ano liga as duas princiapais cidades russas.

Livros para Timor

Caros amigos,
Alguns sabem e outros nem por isso (e assim aqui vai a notícia) mas estou em Timor a dar aulas na UNTL (Universidade Nacional de Timor Leste) no âmbito de uma colaboração com a ESE do Porto.
Aquilo que vos venho pedir é o seguinte: livros. Não vou dar a grande conversa que é para montar uma biblioteca ou seja o que for, porque não é. O que se passa é o seguinte... não sei muito bem como funcionam as instituições, nem fui mandatada para angariar seja o que for, mas o que é certo é que sou (somos!) muitas vezes abordados na rua por pessoas que desejariam aprender português mas não possuem um livro sequer e vão pedindo, o que é mto bom.
O que é certo é que a minha biblioteca pessoal não suportaria tanta pessão e nem eu, nos míseros 50 quilos a que tive direito na viagem, pude trazer grande coisa para além dos livros de trabalho de que necessito.
COMO MANDAR?
Basta dirigirem-se aos correios (CTT) e mandarem uma encomenda tarifa económica para Timor (insistam porque nem todos os funcionários conhecem este tarifário!) e mandam a coisa por 2,49 EUR. Claro que a encomenda não pode exceder os 2 quilos para poder ser enviada por este preço.
Devem enviar as encomendas em meu nome (Joana Alves dos Santos) para:
Embaixada de Portugal em Díli
Av. Presidente Nicolau Lobato
Edifício ACAIT
Díli - TIMOR LESTE
E O QUE MANDAR?
Mandem por favor livros de ficção, romances, novela, ensaio, livros infantis etc, etc. Evitem gramáticas e manuais escolares. Dicionários, mesmo que um pouquinho desatualizados são bem vindos. Este critério é meu e explico porquê.
Alguns timorenses (estudantes e não só) são um bocado fixados em aprender gramática mas ainda não têm os skills básicos de comunicação.
Parece-me melhor ideia que possam ler outras coisas, deixar-se apaixonar um bocadinho pelas histórias mesmo que não entendam as palavras todas, do que andarem feitos tolinhos a marrar manuais e gramáticas. O caso dos dicionários é outro. Um aluno, por exemplo, usa um dicionário português-inglês para tentar adivinhar o significado das palavras. Como o inglês dele tb não é grande charuto imaginam como é a coisa.
Bom, espero ter vendido bem o peixe do povo timorense. Falam pouco e mal mas na sua grande maioria manifesta simpatia pela língua portuguesa. De qualquer forma isto não vai lá (muito sinceramente) com umas largas dezenas de professores portugueses por cá. É preciso ter a língua a circular em vários meios e suportes.
Espero que respondam ao meu apelo!! Eu por cá andarei sempre com um livrito na carteira para alguém que peça!
Joana Alves dos Santos

Os livros que sobraram da nossa feira vão para Timor

Como imaginam sobraram muitos livros da nossa Feira do Livro. Inspirados neste email que nos foi enviado saibam os nossos associados o destino da nossa ajuda.

Tara Gandhi na Gulbenkian

http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=160&article_id=2314

Ver

http://www.ver.pt/index.aspx

terça-feira, janeiro 05, 2010

Calendário Curso Europa e Religiões

Cristianismo – Janeiro – 11 – 13- 18 – 20 – às 19:00 – Espaço Europa Viva
Hinduísmo - Janeiro - 12 e 19 - 19:00 - Espaço Europa Viva
Islamismo
– Janeiro – 27Mesquita de Lisboa
Budismo
– Fevereiro – 8 – às 19:00 – Espaço Europa Viva
Judaísmo
– Março – 21 – às 12:00 – Sinagoga de Lisboa

Seminário Permanente Saber Europa 2009 - 2010


Recomeça no próximo dia 14 de Janeiro o Seminário Saber Europa com o módulo História da Europa:


Dia 14 de Janeiro - Para uma nova História da Europa – Profº Ernesto Castro Leal Dia 21 de Janeiro - Ideia da Europa nas Culturas Eslavas – Profª Beata Elzbieta Cieszynska

Dia 28 de Janeiro -Ideia da Europa na Cultura Portuguesa – Profº José Eduardo Franco

Dia 4 de Fevereiro – Conferencia a designar - Profº Guilherme Oliveira Martins


O Seminário realiza-se no Espaço Europa Viva às 19:00.


Espaço Europa Viva - Edificio C 7 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária - Campo Grande

segunda-feira, janeiro 04, 2010

India das Religiões - Viagem temática à Índia 2010

Para suporte cultural dos viajantes à India, a Europa Viva organiza na Comunidade Hindu a passagem de um filme realizado pela BBC sobre História e Cultura da Índia. Trata-se, de facto, de um documento excepcional, uma fonte histórica de enorme importância sobre história e cultura Indianas realizado em seis episódios pela BBC. Infelizmente o mercado editorial não dispõe deste documento o que impossibilita a sua fácil aquisição. É justamemente por esta razão que organizámos para os viajantes estas sessões de visionamento.
Porém, porque se trata de um documento excpecional, abrimos as sessões a todos os associados da Europa Viva que queiram partilhar connosco este programa.
O calendário dos visionamentos é o seguinte:
10, 17 e 31 de Janeiro das 18:30 às 20:00 na Comunidade Hindu.
Jantamos na Comunidade Hindu a seguir às sessões.

Europa e Religiões

Começa no próximo dia 11 de Janeiro o Curso Europa e Religiões http://www.europaviva.eu/news/200912_CursoReligioes2010/.
voltar ao topo da página