sexta-feira, outubro 12, 2007

Grandes Lições - construção do pensamento europeu

As grandes lições são o contributo da Europa Viva para a construção do pensamento europeu. Seleccionámos os temas do ambiente, voluntariado, música, europa, mundo, literatura, religiões.
Começamos pelo tema voluntariado.

Dia 10 de Janeiro de 2008 : Voluntariado, hoje! Representantes da APAV, Banco Alimentar, Cruz Vermelha vêm conversar com os associados e amigos da Europa Viva sobre o valor da solidariedade na construção do pensamento europeu.

Dia 24 de Janeiro de 2008: Alterações climatérias, somos responsáveis? , Sandra Martinho, professora universitária, especialista em ambiente, sócia e co-fundadora da E.Value

rostos do mundo - painel Europa em Movimento



Oficinas do Mundo - novo programa

Oficinas do Mundo é um novo programa do projecto Europa em Movimento, destinado exclusivamente aos membros ou participantes do projecto Europa em Movimento.
Trata-se de um programa onde periódicamente vamos «ler,ver e ouvir o mundo», através de encontros periódicos, partindo de linguagens criativas como o video, literatura, fotografia, e formando comunidades reflexivas de análise e de construção de pensamento.

1º encontro - 14 de Novembro - «ler,ver e ouvir o mundo», Ana Paula Lemos, 18:30, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Convidamos todos os membros e participantes do projecto Europa em Movimento a estarem presentes.

quinta-feira, outubro 11, 2007

Europa Viva - um projecto cultural e solidário

Na Europa Viva, a Europa e o Mundo cruzam-se num diálogo permanente, sempre actualizado, onde presente e futuro projectam-nos para contextos de inumeras interrogações históricas, filosóficas, económicas e artisticas.
Somos uma associação cultural europeia mas intercultural, preocupada com o diálogo intercultural, empenhada em criar projectos e programas onde estas temáticas sejam apreendidas e reflectidas, tal como aliás aponta o projecto da Alliance Global (UNESCO) do qual somos membros e muito nos honra pertencer.
Continuamos a não concorrer a subvenções e até ao momento o nosso orçamento basta-se com a venda dos projectos que realizamos e com a quotização dos nossos associados.
Que isto dá um trabalhão imenso, ninguém tem dúvidas, mas nada como dependermos da missão estatutária para livremente realizarmos o nosso projecto cultural e cumprirmos a missão.
Se soubessem as horas que se perdem a traficar influências para resultados tão efémeros, como indica aliás a natureza do conceito «influencias» num sistema mediocratizado...se dependessemos desta dinâmica acreditem que ainda não tinhamos realizado nunhum programa nem projecto. Num tempo onde a inteligência e a tecnologia se abraçam para construir as diferentes valencias económicas das industrias criativas acreditamos que a economia criativa nos ajudará a chegar a bom porto, isto é, a desenvolvermos o nosso projecto cultural na e com a sociedade civil.
Continuamos, por outro lado a acreditar, que seremos capazes de vencer com as armas do trabalho, do sacrifico e da persistência.

quarta-feira, outubro 10, 2007

terça-feira, outubro 09, 2007

Rota do Sal - 21 de Outubro



Trata-se de mais um programa do projecto Eco-Memória: a Rota do Sal consiste num passeio pedestre e maritimo em torno da rota do sal romana que envolve as zonas da Arrábida e Tróia.
Somos acompanhados por duas historiadoras e especialistas das ruinas que vamos visitar na Arrábida e em Tróia.

Orações, incenso e palavras ao vento por Myanmar...



“Este país
(...) é dividido sem piedade,
Os ouvidos moucos ao seu pranto
Que destroçado cristal do céu
Que negra a cinza do seu corpo
castigado pelo ódio.

Este país nasceu para o tempo e a esperança,
Hoje guarda apenas
A ternura órfã
A humilde mistura,
A carne extraviada e dolorida!”

Gonzalo Vásquez, in Rosa do Mundo, p: 1666

segunda-feira, outubro 08, 2007

Europa e Religiões - Curso - Módulo do Cristianismo





Calendário módulo cristianismo:

Cristianismo - 6 de Dezembro - Profº Dr. Armindo Vaz

Ortodoxia - 11 de Dezembro - Profº Dr. Simion Cristea

Protestantismo - 08 de Dezembro - Profª Dimas de Almeida

Catolicismo - 18 de Dezembro - Profº Tomáz Ferreira

domingo, outubro 07, 2007

Palavras de José Pedro Serra ....lançamento Europa Viva, 2006.01.12

Depois do século XX, sabemos, e pagámos bem caro este saber, que não basta o trato e a convivência com as grandes tradições e os grandes textos para nos tornarmos melhores; sabemos como as cidades, de humanos lugares de encontro e comunhão, se podem tornar nas ferozes selvas de solidão e alheamento ou até nessas desventradas ruínas, como mostram as fotografias de Dresden e Varsóvia depois da guerra. A barbárie, confessemo-lo, não é apenas uma ameaça recente; do tratamento dado ao cadáver de Heitor, puxado pelos cavalos de Aquiles, a cabeça outrora bela batendo nas pedras da planície de Tróia, à brutalidade cega do 11 de Setembro e dos recentes ataques terroristas, a barbárie ora se insinua como uma serpente no fulgor do gesto, ora se abate com a violência brutal de uma crueldade impenitente. Tal facto, porém, não provoca a falência da cultura, não pode provocar a falência da cultura, nem pode ser pretexto para qualquer desistência; obriga-nos apenas a uma redobrada vigília.

José Pedro Serra, texto de apresentação da Europa Viva à sociedade portuguesa na Representação da Comissão Europeia em Portugal no dia 12 de Janeiro de 2006.

Prémio Pen 2007 - José Pedro Serra


José Pedro Serra , professor universitário e sócio fundador da Europa Viva ganhou o Prémio Pen 2007 na modalidade de ensaio com o livro Pensar o Trágico, uma edição da Fundação Gulbenkian.
Carissimo professor a Europa Viva felicita-o com a gratidão imensa de o ter por Mestre.
voltar ao topo da página