sábado, janeiro 31, 2009

A partir da Comunidade de Pensadores…

Brevíssimo apontamento

Demos o mote para o primeiro tema em debate da Comunidade de Pensadores, a Globalização, com a trilogia de filmes Koyaanisqatsi, Powaqqatsi e Naqoyqatsi.
O grupo “produziu pensamento”, citando a Presidente da Europa Viva. Com base no suporte visual, podemos ver e ouvir o Mundo. E reflectir.
Reflectir sobre o mundo em mudança, sobre os desequilíbrios entre o hemisfério norte e o hemisfério sul, sobre a evolução do Homem enquanto transformador da natureza e de si próprio, sobressaindo a comunicação e suas dificuldades, inerentes à diversidade cultural, linguística, enfim simbólica.
Desde a revolução industrial e à descoberta das múltiplas tecnologias, questionámos a relação do Homem com o Mundo, procurando situar o lugar do autêntico, das suas tradições e ancestralidade, com a imposição do inevitável, com a violência do impacto do choque tecnológico.
Da separação entre cultura e natureza, do Homem real, em que o contacto é necessário para não se perder o sentido da realidade, ao Homem virtual, ideia de que o ser se basta a si próprio, ao mesmo tempo que está próximo de 4 mil milhões de pessoas. Que papel para as vivências, para as emoções humanas?
Impõe-se hoje a Sociedade do Conhecimento. E aqui Conhecimento enquanto antídoto do mal-estar civilizacional, reestruturador das dimensões tempo e espaço, e construção de sentido com memória biológica, histórica e patrimonial.

Os pormenores desta viva discussão… só mesmo participando, entrando em contacto real.


©Ana Tereso (Coordenadora da Comunidade de Pensadores)


Curso Europa e Religiões - Módulo Hinduismo

Terminou mais um módulo do II Curso Europa e Religiões: o módulo do hinduísmo. No contexto do Curso Europa e Religiões, o módulo do hinduísmo é sempre um dos mais cobiçados e concorridos. O facto de partilharmos com a comunidade hindu os rituais de culto e ainda o jantar, torna o módulo sobre a espiritualidade hindu, tempos e momentos, muito especiais. José Carlos Calazans, investigador, especialista em orientalismo, e ainda professor da Universidade Lusófona contextualiza as grandes linhas do hinduísmo ao longo de história e, num segundo momento, na visita ao templo, enquadra a vasta moldura divina que compõe o panteão do culto hindu.
Nas fotografias e vídeos que se seguem podemos ter uma ideia do Templo Hindu em Lisboa.

(1) a Europa Viva na Comunidade Hindu (Templo)







(2) a Europa Viva na Comunidade Hindu - Templo

(3)A Europa Viva na Comunidade Hindu

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Europa e Religiões - Comunidade Hindu

Visita e jantar na Comunidade Hindu.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Comunidade de Pensadores

29 de Janeiro - reúne a Comunidade de Pensadores. Deixamos o tema globalização e entramos na Ideia de Europa.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Da exposição...


A produção da Exposição está a ultrapassar todas as nossas expectativas. Conseguimos que a ONU esteja presente através dos filmes realizados por Joaquim Carlos Vieira na sua função de video-jornalista ao serviço da Organização das Nações Unidas.
Joaquim Carlos é o fotógrafo e vídeo convidado não apenas pelo seu extraordinário curriculum mas sobretudo pela sua obra, uma narrativa de denuncia do inumano em África e noutros locais do mundo.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Vencedora do Concurso Europa Viva 2008

Vai até Londres...visitar a Exposição Bizâncio 330-1453 na Royal Academy of Arts e que reune os tesouros da "primeira capital cristã", espalhados pelo mundo ao longo dos séculos.
Cristina Crespo vencedora do Concurso Europa Viva, inciativa que comemorou o terceiro aniversário da nossa Associação, parte no próximo dia 20 de Fevereiro para Londres, festejando assim o seu merecido prémio.

Calendário da semana - 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro

Dia 29 de Janeiro - 21:00 - reúne a Comunidade dos Pensadores

Dia 30 de Janeiro - 19:00 - Módulo Hinduísmo - Comunidade Hindu - jantar

domingo, janeiro 25, 2009

Transsiberiano Plus


Importa esclarecer sobre alguns pontos acerca do programa Rotas da Memória, Os Totalitarismos do Século XX que constitui um tema que a Europa Viva estuda, reflecte e trabalha no âmbito do projecto Europa em Movimento e que utiliza, na sua concretização, as linhas transsiberiana e transmongoliana.

O que a Europa Viva faz é o seguinte:


Uma viagem que atravessa a Rússia, Mongólia e China (de Moscovo a Pequim)em três comboios:


russo (transsiberiano): de Moscovo a Irkustk;

mongol (Transmongoliano): de Irkustk a Ulaan Baator;

chinês (Transmongoliano) de Ulaan Baator a Pequim.


Qualquer um destes comboios é um comboio regular de pessoas e mercadorias. E só podia ser assim; a Europa Viva concretiza uma viagem assente em pressupostos culturais cujo objectivo primordial é justamente a inter acção com as pessoas que compõem as comunidades que visitamos.

Por outro lado, nas cidades que visitamos (Irkustk, Ulaan Baator e Pequim) saímos do comboio, dormimos em Hoteis de 5*, e só regressamos ao comboio para continuar a viagem.


A partir de agora também nós chamaremos Transsiberiano a esta viagem. Mas Transsiberiano Plus porque para além de atravessarmos a Rússia (de Moscovo à Sibéria Ocidental), aqui sim na linha transsiberiana, percorremos a linha mongol e chinesa até Pequim, históricamente designada transmongoliana.


Veja a nossa viagem em http://www.europaviva.eu/




voltar ao topo da página