sábado, março 04, 2006

Viagem à Russia

Começa a ser possivel concretizá-la...O sr. Noites, um cidadão de Évora, está a ajudar a Europa Viva a concretizar o projecto Europa em Movimento, mobilizando os seus amigos para também eles viajarem até à Russia...

Tranquilidade Seguros

A Presidente e a Vogal da Direcção Nacional foram apresentar a Europa Viva à Direcção de Marketing da Tranquilidade Seguros com vista ao patrocinio das conferencias sob a egide do Comité Europeu das Regiões organizadas pela nossa organização.
Independentemente dos resultados, fomos muito bem acolhidos e muitas possibilidades de trabalho foram desenhadas.

Atenção... Associados Europa Viva

A Presidente quer levar à festa da Primavera Europeia (iniciativa do Ministério da Educação) o contributo de todos os associados da Europa Viva.
Assim, solicita a cada um dos membros dos respectivos orgãos que encontre através de uma imagem, de um texto, ou de uma música, as razões que expliquem a sua presença como membros da Europa Viva, ou então que expliquem através da imagem, do texto, ou da musica,
as razões pelas quais a Europa Viva existe no contexto cultural e civilizacional.
Brevemente serão contactados para o desenvolvimento deste projecto.
Os formadores do projecto (Ana Paula Lemos e Igor Caldeira) pedem apenas celeridade nesta tarefa que irá ser apresentada por vós (a imagem, a musica ou o texto) em Assembleia Geral, no final do mês de Março~.

Projecto de cidadania

Como é do vosso conhecimento, a Presidente recebeu ontem a psicóloga e a pedagoga que solicitaram à Europa Viva uma reunião para apresentação de um original projecto de cidadania.
Para além do profissionalismo com que o projecto foi apresentado, a Presidente quer fazer saber que é do interesse da Europa Viva poder associar-se a esta iniciativa que as promotoras gostariam de ver implantado em Portugal pela nossa organização.
Trata-se de um projecto fundado e estruturado na Grã-Bretanha cujo objectivo é tornar a comunicação institucional acessível a todos os cidadãos.
Ex: obrigar a admininistração pública, as empresas, (...) a elaborar documentação mais conforme à letracia dos povos (...)
Assim, a Presidente vai soliciar uma reunião à Direcção Nacional para poder auscultar a opinião deste orgão e depois reunirá ou não (conforme a vontade da Direcção) com a Assembleia Geral para apresentação do projecto a todos os orgãos associativos.

sexta-feira, março 03, 2006

Atenção Reino Unido...lena martins...

Ex.mas(os) Senhoras(es) da Europa Viva

Gostaria de começar por dizer que achei extremamente interessante o conceito "Europa Viva" tal como foi apresentado ontem no programa da RTP internacional, "Portugal no Coração".

Achei também interessante o facto de ter ficado plenamente convencida de que conhecia uma das senhoras, a Helena Martins. De facto acho que a conheci há uns 20 anos na F.L.L., no curso de História. Creio que na altura tinha o cabelo mais comprido e encaracolado.

Aproveito para desejar boa sorte para o trabalho que estão a desenvolver, pois vale a pena lutar por uma Europa mais solidária e mais fraterna.

quinta-feira, março 02, 2006

Viagem à Russia

Precisamos de mais mobilização...

Comité Europeu das Regiões

O Comité Europeu das Regiões convidou a Presidente da Europa Viva a organizar um conjunto de conferências a realizar em Lisboa sob o signo do Plano D - debate, democracia e diálogo, uma iniciativa do Presidente da Comissão Europeia.
A Europa Viva é coordenadora nos três debates e aparece publicamente como co-organizadora com o Comité Europeu das Regiões.
Os debates vão realizar-se com a Comissão Europeia e Faculdade de Letras, com o Parlamento Europeu e Universidade Católica, com a Câmara de Lisboa e o ISCTE.
Já estamos a negociar e preparar os debates.

Ministerio da Educação

A Europa Viva foi convidada pela Direcção Geral dos Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação a participar numa acção de formação para professores, integrada no âmbito do projecto Primavera Europeia promovido por esta instituição.
A Europa Viva aceitou ser parceira nesta inciativa, e aguarda a assinatura do respectivo protocolo.
A participação da nossa Associação será feita através da explicação da missão estatutária e respectivos projectos mediante uma participação criativa, para a qual a Presidente mobilizará os respectivos elementos dos orgãos associativos e associados.
A iniciativa vai decorrer nos proximos dias 20 e 21 de Abril, respectivamente, no Porto e Viseu, e no dia 5 de Maio em Lisboa. Será feita nas escolas dos respectivos concelhos e contará com a participação de mais de uma centena de professores.
voltar ao topo da página