sexta-feira, novembro 06, 2009

Mais uma Tese de Mestrado em Estudos Europeus


Catarina Rogado ofereceu à Europa Viva um exemplar da sua Tese de Mestrado designada Consciência Comunitária e Dimensão Europeia na Educação - A aprendizagem da UE por alunos do 1º Ciclo.
Esta tese é um bom exemplo de como as novas gerações de especialistas em Estudos Europeus «leêm» a construção do projecto europeu e quais são as suas propostas para aproximar cidadãos, agentes de construção e politicas.
Como prova a tese de Catarina Rogado, a Europa e o projecto da União Europeia não são, actualmente, temas próximos dos alunos do 1 Ciclo. Porém, quando trabalhados em conjunto e envolvendo pais, professores, e organismos especialistas externos, tornam-se mesmo temas fortemente apreciados pelos mais novos dos alunos do ensino escolar obrigatório. Prova disso são os resultados de um projecto desenvolvido no ano lectivo de 2007/2008, pela autora da tese, que aproximou os temas da UE dos alunos do 1º Ciclo do Bombarral. Não é pois verdade que os temas relacionados com as «coisas» europeias sejam dissonantes da percepção dos mais novos relativamente à sua identidade cultural, como provou o sucesso deste projecto. O GAP que preocupa os líderes europeus relativamente à percepção e interpretação da construção do projecto europeu por parte dos cidadãos é pois um problema geracional.
A geração ERASMUS aceitará empenhadamente construir a cidadania europeia e saberá interpretá-la à luz de um contexto cultural e civilizacional.
Catarina Rogado é uma apaixonada pelo estudos das questões europeias. Aliás, ouvi-la na defesa da sua tese foi um momento inspirador para a concretização da agenda cultural de missão da Europa Viva, nomeadamente, para a construção do módulo Instituições do Seminário Saber Europa que contou desde o primeiro dia com o seu trabalho empenhado, dedicado e muito responsável.
Obrigado Catarina Rogado pela cumplicidade no ideal que anima o nosso projecto de missão.

Seminário Saber Europa - Celndário Musica e Literatura


quinta-feira, novembro 05, 2009

“Módulo de Cinema e Literatura – Oliver Twist – Livro de Charles Dickens – Filme de David Lean

Eis o nosso primeiro clássico! “Oliver Twist” é um dos romances mais conhecidos deste escritor inglês do século XIX e é também uma das obras que mais adaptações ao cinema conheceu, desde 1906 na versão de J. Stuart Blackton até 2005 na versão de Roman Polanski, passando por inúmeras séries e mini séries televisivas.
Há algo na história trágica do pequeno Oliver que convoca os afectos e o olhar, que cativa e que não deixa ninguém indiferente. Este órfão esfomeado vive aprisionado num asilo. É vendido como criado a um cangalheiro, onde tem de dividir a comida com o cão e onde dorme na oficina com os caixões. Foge em direcção a uma Londres anónima, desfigurada pelo fumo e pela sujidade. Palmilha ruas e pontes até cair nas mãos de um grupo de ladrões liderado pelo temível Fagin, protótipo da avareza e da ganância, o qual passa a integrar e do qual não pode fugir….
Desde a publicação inicial em fascículos, “Oliver Twist” é um sucesso de popularidade, fruto dessa arte de entrelaçar personagens e situações em que Charles Dickens é mestre. Identificamo-nos com a ironia fina dos diálogos, com a denúncia dos soberbos, dos mesquinhos e interesseiros. Deixamo-nos levar pelo entusiasmo sincero na fraterna defesa dos mais pobres e desprotegidos, como as crianças e as mulheres. É que o escritor soube retratar a sua época, a revolução industrial e as convulsões sociais que provocou, uma Inglaterra vitoriana cheia de contrastes escandalosos entre os que tudo tinham e os que a nada podiam aspirar, um mundo de profundas injustiças sociais.
E que acrescenta David Lean a tudo isto? Muito. Muitas vezes sem palavras! Todo o seu filme é uma profunda homenagem ao livro e as suas opções estéticas, a sua escolha de actores, tudo nos transporta para a época e nos faz viver as emoções de Oliver. Aliando a tradição do realismo social inglês com o expressionismo alemão anterior à Grande Guerra, com uma fotografia a preto e branco muito contrastada e enquadramentos que sublinham os traços de carácter dos personagens e as suas emoções, este é sem dúvida um filme extraordinário.”
Maria Alexandra Campos

A trabalhar projectos...repiscando grupos...Roma 2008






















Seminário Permanente Saber Europa 2009 - 2010

http://www.ver.pt/NewsletterLib/Newsletter_ver_091_03112009.html

terça-feira, novembro 03, 2009

_____________________________________CAMINHOS DE CULTURA

Visitas Guiadas
Torre do Tombo

10 e 11 NOVEMBRO 2009 10h00 e 14h30 TORRE DO TOMBO, CIDADE UNIVERSITÁRIA, LISBOA

A não perder estas visitas guiadas à Torre do Tombo.
Gratuitas para todos, mesmo para grupos constituídos até ao máximo de 25 pessoas. Há que realizar uma marcação prévia no Serviço Educativo da Torre do Tombo, Tel: 217 811 500 210 113 448 grec@dgarq.gov.pt.


O Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem como missão a salvaguarda, conservação, valorização, e divulgação do Património Arquivístico Nacional suporte da nossa Memória colectiva.

A riqueza e diversidade documental existentes neste arquivo permitem a investigação em diversas áreas do saber, disponibilizando ainda aos utilizadores uma biblioteca de apoio à investigação.

Nota: fonte de informação
Reitoria da Universidade de Lisboa
Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Alameda da Universidade, Campo Grande, 1649-004 Lisboa
Contactos Tel. 21 011 34 06; Fax: 21 796 31 51; daci@reitoria.ul.pt; http://www.ul.pt
Transportes Metro: Cidade Universitária; Autocarros: 31-32-38-68-755 (Carris);
Almada – Cidade Universitária (TST); Entrecampos (Fertagus).

A trabalhar projectos...repiscando grupos...workshop eco-memória 2007




segunda-feira, novembro 02, 2009

Cultura para Variar...

http://ul-culturapravariar09.blogspot.com/

Hoje, 2 de Novembro

Continua o Ciclo de Cinema e Literatura. Na Reitoria da Universidade de Lisboa às 18:30.
voltar ao topo da página