sábado, maio 05, 2007

Russia - Maio 2007

Esta árvore deve estar cheia de flores. Tirámos esta fotografia em Outubro do ano passado no Kremlin., na Praça das Catedrais.
O 3º grupo de viajantes do Comboio Ana karenina vai partir no próximo dia 10 de Maio para mais uma viagem à Russia. Trata-se de um grupo muito pequeno, tem apenas 12 pessoas. Mas como diz o proverbio popular: são poucos mas bons.
Este grupo tem, no entanto, uma particularidade muito especial: leva a bordo o vencedor do concurso que a Europa Viva fez em parceria com o Ritornello, um engenheiro da cidade do Porto, um homem que visita pela segunda vez S.Petersburgo.
A Europa Viva orgulha-se de cumprir os seus compromissos. Tal como ficou determinado, em Outubro de 2006, o vencedor do programa Ritornello vai à Russia fazer o Comboio de Ana Karenina, isto é, uma viagem absolutamente fantástica pela Russia, esse país imenso e muito belo. Vão visitar Moscovo e S.Petersburgo. Vão ao Mosteiro de S.Sérgio, e vão ao Bolshoi e ao Kirov.
A Europa Viva deseja a todos uma óptima viagem.

sexta-feira, maio 04, 2007

10 de Maio 2007 - Europa Viva

No próximo dia 10 de Maio a Presidente da Europa Viva fará uma conferencia na Faculdade de Letras de Lisboa, Anfiteatro III, 18:00, integrada no Ciclo de Conferencias e Debates Portugal, 20 anos na Europa, Mudanças e Perspectivas.
O titulo dessa conferencia é «Europa Viva, um projecto cultural e associativo».
A Europa Viva convida todos os associados e amigos a estarem presentes.

quinta-feira, maio 03, 2007

Biografia Oliver Pool solista Concertos Europa Viva

Oliver's Biography

Although only fifteen years old, Oliver is celebrating ten years since the start of his active musical life. At first his performances of Haydn and Bach piano concertos at the Hastings Festival won him first prize and reputation as a budding concert pianist. Subsequently Oliver gained two EPTA awards as the most promising young pianist in Europe at the age of seven. Same year he became the winner of the title of The Kent Young Pianist. Since then Oliver was winning every competition, he entered. When he was twelve years old, Oliver`s gift for improvisation and natural ability for composition earned him a place at the Giuseppe Verdi Conservatoire in Italy.

"The Ninos Geniales" International Composition and Improvisation course in Granada, Spain, in 2004, has resulted in his triumphant performance at their Caja de Granada Concert Hall of his concerto for two pianos, "The Granada Walkway" Allegro moderato for violin and piano, written on the same day, and his improvisation on a theme from the audience.

Oliver has given numerous concerts for the UNESCO`s Children in Need Fund. Today Oliver’s concert engagements take him to many different countries , and he is playing alongside major artists.

The generous help of the foundations in Kent allow Oliver to study with the world`s most prominent teachers. Over the years he has won numerous scholarships for masterclasses with Dame Fanny Waterman, Professor M.Voskresensky, Dimitri Alexeev, The Imola International Music Academy, The Lake Como International Music Academy, masterclasses with the legendary Lazar Berman. With the generous support of the Searly Trust Oliver has now become a proud owner of a hand crafted Fazioli grand piano.

In 2000, the Nimbus Records have made a video recording of Oliver`s full recital in their studios, as well as the Bach D Minor concerto with their orchestra at Wyastone Summer Series in 2001. The Claves Records, Switzerland, have a recital recording of 2001.

The 2007 engagements include the Rachmaninov project with the leading cellist Nina Kotova and the outstanding violinist Alexander Sitkovetsky, the Goodnestone Festival, the White Nights in St.Petersburg, the historic masterclasses at The Chigiana Academy, piano and composition.

Programa dos Concertos Europa Viva

Bach Partita No 6 in E Minor BWV 83 23 min

Beethoven Sonata No 26 Op 81a in E Flat 17 min

Intervalo

Chopin Ballad No 1 Op 23 in G Minor 11 min

Ballad No 2 Op 38 in F Major 8 min

Etude No 7 Op 25 in C Sharp Minor 5 min

Scherzo No 1 Op 20 in E Minor 12 min

Scherzo No 2 Op 31 in B Flat Minor 10 min

Actividades de Maio - revistas e actualizadas


Leia com a atenção o calendário das actividades de Maio, foram alteradas algumas datas.

quarta-feira, maio 02, 2007

Maio - actividades

10 de Maio: Conferencia «Europa Viva - Um projecto de cultura e cidadania» na Reitoria da Universidade de Lisboa - Ciclo de Conferencias e Debates 20 anos de Integração Europeia, 18:30 - Ana Paula Lemos;
11 de Maio: Ciclo de Conferencias viagens na minha Terra «Pela China Dentro», António Caeiro, 18:30, anfiteatro III;
15 de Maio: Concertos Europa Viva, Oliver Poole, pianista, toca Beethoven, Bach e Chopin no Palácio Nacional de Queluz, 21:30, para sócios, amigos e familiares da Europa Viva, no âmbito das comemorações do 2º aniversário da Associação.
16 de Maio: Concertos Europa Viva, Oliver Poole, pianista, toca Beethoven, Bach e Chopin no Jardim de Inverno da Reitoria da Universidade, integrado no Ciclo de Conferências e Debates dos 20 anos de Integração Europeia;
26 de Maio: workshop «a memória das plantas» da responsabilidade de Susana Neves (artista plástica) para sócios e amigos da Europa Viva, 10:30 no Parque do Monteiro-Mor, Museu do Traje.

terça-feira, maio 01, 2007

11 de Maio - 18:30 - Pela china dentro - Conferencia

Conferência «Pela China Dentro», António Caeiro, 18:30, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III

Transmongoliano - Rotas da Memória


3 respostas fundamentais acerca do Transmongoliano:

1. Trata-se de uma viagem de comboio que atravessa a Russia, a Mongólia e a China;

2. A Europa Viva escolheu esta rota para reflectir acerca dos totalitarismos do seculo XX;

3. Tentámos construir um circuito que nos possibilitasse conhecer o mais possivel dos paises que visitamos. Assim:
Da Russia - a Sibéria (o lago Baikal)
Da Mongólia - as estepes;
Da China - Pequim

segunda-feira, abril 30, 2007

Oliver Poole - pianista - Concertos Europa Viva

A Europa Viva tem o previlégio de poder anunciar que o pianista Oliver Poole cedeu à nossa Associação os direitos gratuitos de dois concertos que se vão realizar sob a égide da Europa Viva nos próximos dias 15 e 16 de Maio de 2007.
Um dos concertos (dia 16 de Maio às 18:00) será realizado no Jardim de Inverno da Reitoria da Universidade de Lisboa, e será integrado numa parceria que a Europa Viva tem com a Faculdade de Letras de Lisboa/Licenciatura de Estudos Europeus. É o nosso contributo para as comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma.
O outro concerto, dia 15 de Maio será integrado nas comemorações do 2 aniversário da Europa Viva. Trata-se pois de um concerto fechado e dedicado apenas aos associados da Europa Viva, seus familiares e amigos.
Não podemos deixar de agradecer ao Professor José Pedro Serra pela sugestão que fez a Lilia Rakova, Directora do Festival Internacional de Musica, no sentido de aproximar Oliver Poole da Europa Viva. Sem o seu empenho, esta parceria jamais seria possivel.
Não podemos também deixar de agradecer à Professora Teresa Alves, directora da Licenciatura de Estudos Europeus, que imediatamente concretizou a nossa ideia no seio da Reitoria e tornou possivel este concerto no Jardim de Inverno.
E finalmente não posso deixar de agradecer ao Arq António Abreu o esforço realizado na tentativa de fazermos estes concertos na Câmara de Oeiras.
É possivel que o Concerto do 2 aniversário Europa Viva seja feito em Seteias. Como ainda não temos a certeza, porque existem igualmente outras hipoteses interessantes de o realizar noutros locais, deixamos a sua confirmação para outra altura.
Com esta nota queremos no entanto que os associados da Europa Viva se mobilizem o suficiente para não só estarem presentes nos dias dos concertos como contribuirem para a sua divulgação.

Visita ao templo da Igreja Ortodoxa

A comunidade ortodoxa em Sta Apolónia reune-se numa Igreja cedida pelo patriarcado de Lisboa. É uma Igreja pequena, escura, mas cheia de vitalidade espiritual. O culto ortodoxo é extenso (para os católicos é mesmo muito extenso) leva aproximadamente duas horas...É verdade que os cânticos, os ritos, e as leituras tornam a celebração mais dinâmica e participativa, mas mesmo assim, a celebração é bem mais longa, sobretudo relativamente à economia liturgica católica, a que nos habituámos. Por isso, muitos associados e amigos da Europa Viva saíram mais cedo do templo, o que nos possibilitou reunir os viajantes do transmongoliano e comboio de Ana karenina à sombra de uma árvore e ali conversarmos sobre os nossos projectos e missão estatutária.
A Europa Viva foi recebida com um acolhimento excepcional pela comunidade ortodoxa. Tomámos chá com os membros da comunidade e partilhámos do seu lache, como calculam cheio de iguarias russas, como é tradicional acontecer depois da celebração do culto.
Depois reunimos com o Padre Arsénio na Igreja e conversámos sobre alguns pontos da espiritualidade ortodoxa e sobre a importancia de Sergey Passat ( o antigo centro da ortodoxia russa e actual Academia Teológica de Moscovo).
A nossa ida à Igreja apesar de ter sido uma actividade diferente, relativamente aos programas habituais, foi um momento fantástico de encontro cultural e inter religioso.
Obrigada ao Padre Arsénio por nos ter deixado viver este momento.
voltar ao topo da página