sábado, setembro 09, 2006

Atirem uma pedra, eis a sugestão


para um escritor - Casa da Memória - Dezembro

para um jornalista - Viagens na minha terra

Já se vislumbra o 1 programa cultural

Casa da Memória


Casa da Memória:

Novembro - Faculdade de Letras

sexta-feira, setembro 08, 2006

Programação Europa Viva

Vamos iniciar a nossa programação cultural na Faculdade de Letras de Lisboa, numa parceria com o departamento de Estudos Europeus, através das seguintes rúbricas:
Ciclo Viagens na minha Terra, integrado no projecto Europa em Movimento - todos meses um jornalista de viagens, ou um escritor, ou um artista, fazem crónicas da viagem que mais gostaram, analisando-a do ponto de vista cultural e humano;
1 conferencia - Outubro de 2006
Ciclo O Tempo e a Música (Shostakovich) - parceria com a Antena 2 - os estudios da rádio assentam arraias da Faculdade para emitir em directo da Faculdade musica do compositor - haverá uma mesa redonda para falar do compositor;
Novembro 2006
Projecto Casa da Memória: os livros precisam de nós (Novembro - Dezembro) 2006
Ainda estamos a trabalhar a logistica do projecto

quinta-feira, setembro 07, 2006

Crónicas de vida - II Comboio Ana karenina


Não poderia deixar de agradecer o bom trabalho realizado pela equipa da Europa Viva e transmitir-vos as minhas impressões sobre a viagem à Rússia.
A viagem à Rússia foi acidental, numa conversa com a minha amiga Dulce, numa manhã enfadonha de exames nacionais, lá para os lados do liceu Camões e quando o prazo das inscrições para a Rússia expirava, decidi que era de aproveitar. Devo admitir que foi uma decisão acertada! Embarquei com um grupo divertido e desejoso do saber e tal como os leitores de Anna Karenina mergulham nas acções de personagens desconhecidas, nos seus sentimentos mais recônditos, na dialéctica dos seus corações, penso que todos nós mergulhamos na Alma Russa (tão evocada e com tal fervor pela professora Teresa, aquando da nossa visita à casa de Tolstoi) presente nos locais que visitamos. Segundo Schopenhauer “ Nenhum homem viveu no passado, e nenhum viveu no futuro; apenas o presente constitui a essência de toda a vida.” Todos os factos históricos que aprendi estão para lá da minha memória, mas posso afirmar com segurança que as emoções que eu vivi, constituem uma realidade verdadeira que se sobrepõe ao mero conhecimento histórico. Na sua obra Tolstoi encoraja-nos a partilhar o sofrimento das suas personagens, não somos apenas meros observadores distantes, julgo que esta viagem não foi um acumular de mais uma , pelo contrário, fomos ouvintes atentos que questionaram os guias e até partilharam saberes.

Muito obrigada por se ter empenhado neste projecto, uma palavra de agradecimento à Lena e Marta (sempre muito atentas e pacientes, no que concerne as nossas prevaricações ), aos guias russos que exprimindo-se num português excelente nos deram a conhecer os momentos de glória da cultura russa e, finalmente, um muito obrigada especial à minha companheira de quarto (Prof. Teresa Ferreira) que com a sua boa disposição e paixão pela cultura e civilização russas me ajudou a ser menos ignorante!

No final da viagem os participantes mostraram interesse em se reunirem num jantar simpático onde pudéssemos , mais uma vez , partilhar alguns apontamentos pessoais, registados pelas objectivas de cada um. Adiantou-se uma possível data (meados de Setembro), 15 de Setembro? O que pensa desta ideia ? Aí poderíamos falar da viagem à Índia (infelizmente não recebi qualquer informação vossa a esse respeito). Se a Ana Paula concordar, faria esta proposta aos participantes.

Um abraço,
Helena Maria F. Joaquim

quarta-feira, setembro 06, 2006

Programa viagem India


O GOSTO DO CHÁ . FEVEREIRO 2007
uma iniciativa da EUROPA VIVA (www.europaviva.org) Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social
http://www.europaviva.org/

16 February, 2007 – Lisboa/ Londres/ Delhi

Partida para Nova Delhi (British Airways) (08.20am – 04.55am#1)

17 February, 2007 – Delhi / Agra
Chegada a Delhi às 04.55am, recepção dos participantes e partida em autocarro para Agra (4.00h aprox.). Check in no Hotel Clarks (5 estrelas) de onde é possível contemplar o Taj Mahal. Depois de um período de descanso, visita guiada ao Taj Mahal, construído pelo Imperador Shah Jahan para mausoléu da sua esposa e à Fortaleza de Agra, residência dos Imperadores Moghul.



18 February, 2007 - Agra / Delhi

Depois do pequeno almoço, partida em autocarro para uma visita a Fathepur Sikri – cidade do império Moghul, abandonada intacta devido à dificuldade de aprovisionamento de água. Regresso a Delhi. Check in no Hotel Vasant Continental (5 estrelas). Sessão de prova de chá numa conceituada Casa de Chá de Nova Delhi com uma conferência introdutória à viagem por um reconhecido especialista indiano.



19 February, 2007 - Delhi

Visita guiada pela cidade de Nova Delhi. Cosmopolita capital de 15 milhões de habitantes que sintetiza as diversidades e contradições da Índia contemporânea. Da cidade do séc. XII à cidade de Sir Edwin Lutyens desenhada em 1913 para ser a nova capital do império. Oportunidade para visitar o mercado de Old Delhi, o Forte Vermelho, a mesquita de Jama Mashid – uma das maiores da Índia, seguir os últimos passos do Mahatma Ghandi, apreciar o Qutub Minar, o templo de Lótus e aspectos da cidade imperial para terminar com um espectáculo de luz e som e uma conferência de um arquitecto indiano sobre a India contemporânea e a cidade de Nova Delhi.



20 February, 2007 - Delhi / Bagdogra / Gangtok

Depois do pequeno almoço, transporte para o aeroporto doméstico e partida para Bagdogra (10.10h–12.15h). Viagem panorâmica de autocarro para Gangtok (capital do estado do Sikkim) com a duração aproximada de 4.00h. Check in no Hotel Norkhill (4 estrelas). Tempo livre de aclimatização e descanso.
O GOSTO DO CHÁ .FEVEREIRO 2007
uma iniciativa da Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social

21 February, 2007 - Gangtok
No sopé dos Himalayas, oportunidade para apreciar a tranquilidade da paisagem e a hospitalidade das pessoas de uma das regiões mais remotas da Índia. Reino independente até 1975, entalado entre o Tibete e o reino do Butão. Aqui a UNESCO implementa um dos seus programas regionais de ecoturismo que nos permitirá partilhar, visitar e conhecer aspectos da vida e dos hábitos dos Sikkimeses. Visita ao Mosteiro de Rumtek (24Km) – um dos mais importantes centros de estudos tibetanos do mundo, onde reside Sua Santidade Gyalwa Karmapa, chefe da Ordem Kagyupa do Budismo Tibetano. De regresso visita ao Complexo de Ramka, típico exemplar de arquitectura monástica tibetana.

22 February, 2007 – Gangtok

Visita ao Mosteiro de Enchey, ao Instituto de Tibetologia, a um dos mais respeitados Santuário de Orquídeas do mundo e à cidade de Gangtok. Pequeno passeio a pé, pela montanha. Tempo livre.


23 February, 2007 - Gangtok/Darjeeling
Depois do pequeno almoço, partida de autocarro em direcção a Darjeeling, a cidade que dá o nome a um dos mais reconhecidos chás do mundo e se encontra rodeada de plantações/ jardins de chá. Check in no Hotel Mayfair (4 estrelas) de onde é possível contemplar a terceira maior montanha do mundo – o Kanchanjungha. Tarde livre.
24 February, 2007 – Darjeeling

Depois do pequeno almoço faremos uma visita de um dia inteiro ao famoso Glen Burn Tea Estate. Neste prestigiado jardim/fábrica de chá teremos oportunidade para conhecer todas as fases desde a cultura e produção ao tratamento e consumo com acompanhamento permanente de uma equipa de especialistas que nos darão a provar algumas das suas marcas.


25 February, 2007 – Darjeeling

Partida de madrugada para Tiger Hill para assistir ao nascer do sol na cordilheira dos Himalayas/ Monte Everest. Regresso ao hotel para tomar o pequeno almoço e partida para apanhar o Toy Train (declarado Património Mundial pela Unesco) – um pequeno comboio a vapor implantado pelos ingleses para vencer os desníveis da montanha e escoar a produção de chá. Depois do almoço, visita e conferência no Instituto de Montanhismo fundado por Tenzing Norgay – o primeiro homem a escalar o Everest. Visita ao centro de refugiados Tibetanos. Vista ao Centro de Preservação das espécies da região Himalaya em vias de extinção.

O GOSTO DO CHÁ . FEVEREIRO 2007
uma iniciativa da EUROPA VIVA, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social



26 February, 2007 - Darjeeling/Calcutá
Após o pequeno almoço, partida de autocarro em direcção ao aeroporto de Bagdogra para apanhar o avião para Calcutá (13.45h – 14.45h). Check in no Hotel Hindusthan International (5 estrelas). Tarde livre.

27 February, 2007 - Calcutá
Visita à maior e mais prestigiada casa de comércio, de venda e leilões de chá do mundo – J. Thomas Tea Auction e possibilidade de contactar com profissionais do ramo de uma forma informal. Estas sessões só acontecem uma vez por semana, pelo que será um privilégio podermos assistir ao agitado correr do dia e partilhar o almoço com os seus técnicos.

28 February, 2007 - Calcutá

Visita guiada pela cidade de Calcutá – capital do Império Britânico, até 1912 - berço do prémio Nobel da Literatura – Rabindranath Tagore e uma das cidades com maior dinamismo cultural e intelectual da India. Será visitado o Victoria Memorial, a casa de Tagore (convertida em centro de arte) e a colecção de Marble Palace. Será ainda feito um passeio de barco pelo rio Hoogly onde os Portugueses estabeleceram no séc. XVI uma feitoria. Depois do almoço num retaurante de comida Bengali, visitaremos o maior Book Market da Ásia e tomaremos chá numa famosa Casa de tertúlias.


01 March, 2007 - Calcutá/Delhi

Dia livre. Transporte para o aeroporto e partida para Nova Delhi (20.45h – 22.55h). Chegada a Nova Delhi e transfer para o aeroporto internacional.


02 March, 2007 – Delhi/ Londres/ Lisboa

Partida para Lisboa (British Airways) (03.25am – 11.20am)







Porque a região do chá tem poucas alternativas de acomodação e o período é de estação alta, com grande procura para encontros e congressos, é necessário garantir com antecedência as reservas.


Preço por pessoa: € 3.200,00 (três mil e duzentos euros)

Este valor inclui:

1. Todas as acomodações nos hotéis indicados;
2. Todas as refeições diárias (pequenos almoços, almoços e jantares) nos hotéis de dormida ou restaurantes seleccionados;
3. Todos os transportes em autocarro com a/c para tranfers, visitas, city tours, transporte entre cidades;
4. Guias de expressão inglesa para todas as visitas;
5. Acompanhamento permanente de responsável da agência de viagens de Nova Delhi;
6. Entradas em monumentos, city tours, Glen Blum Tea Estate, Tea Auction Centre, Toy Train, formalidades de entrada no Sikkim;
7. Espectáculo nocturno em Nova Delhi e em Darjeeling;
8. Voos internos na Índia em classe económica na Jet Airways (premiada companhia aérea);


Este valor não inclui:

1. Visto de entrada na Índia e no Sikkim (€ 50,00);
2. Seguro de viagem;
3. Suplemento de quarto individual;



Condições de pagamento:
Até 25 de Setembro de 2006: 30% do custo total (€ 960,00).
Até 01 de Novembro de 2006: 30% do custo total (€ 960,00).
Até 01 de Dezembro de 2006: 30% do custo total (€ 960,00).
Até 01 de Janeiro de 2007: 10% do custo total (€ 320,00).



Contactos: Ana Paula Lemos ( 96 565 38 34 ou 91 381 36 18 )
mail@paulalemos.eu
paulalemos@europaviva.org
www.europaviva.org

India - viagem

Já temos o programa definitivo da viagem à India. Que momento fantástico: a Europa Viva na encruzilhada das culturas e civilizações.
Como sabem trata-se de uma viagem única:pensada, concebida e organizada para os sócios e amigos da Europa Viva pelo Angelo Silveira, sócio fundador e dirigente da nossa Associação.

Agradaveis surpresas...

Estimados miembros de Europaviva:


Me gustaría recibir más información que la que aparece n la página web, sobre posibilidades de colaboración/interacción con vuestra Asociación. Por ejemplo querría saber si hay un calendario de actividades para la segunda mitad del 2006.

Como datos generales personales os digo que soy ciudadana europea, italiana/alemana, aunque nacida en Uruguay (también soy uruguaya y realicé la mitad de mi formación académica en Montevideo). Mi campo de trabajo es la Historia y Relaciones Internacionales (Realicé un Master y un Doctorado en la Universidade de Brasilia -UnB- en esas áreas). Durante los últimos 10 a~nos he trabajado con el área Euro-Mediterránea, en cultura, política y migraciones. Desdoblo una parte de mi acción teórica hacia aspectos más concretos como la pintura. Actualmente mi residencia permanente es Berlín (estoy vinculada al Iberoamerikanisches Kultur Institut, a la Humboldt Universität, y soy Profesora de Historia de la Cultura en el Instituto Cervantes de aquí, entre otros).

Agurdando una respuesta en el sentido antes se~nalado, reciban mis cordiales saludos:


Cristina Retta von Römer

terça-feira, setembro 05, 2006

Antena 2 - Shostakovich

A Europa Viva esteve no programa da manhã (das 8:00 às 9:00) da Antena 2 (com a Ana Paula Russo) para falar do projecto associativo em geral mas especialmente do Programa Shostakovich.
voltar ao topo da página