sábado, outubro 07, 2006

Shostakovich - por Filipe Pinto-Ribeiro (pianista)

«Ao sublinhar a importancia de Dimitri Shostakovich na História da Música, um dos investigadores da sua obra, o musicólogo Lev Mazel, escreveu: "Se a cultura humana não sucumbir, a obra, vida e personalidade de Dimitri Shostakovich serão estudadas profundamente durante séculos e séculos. Da mesma forma que cada detalhe relativo a Beethoven atrai não só a atenção de especialistas mas também de um vasto número de pessoas, cada detalhe da vida e obra de Shostakovich será também relevante para a posteridade"... Dimitri Shostakovich foi maior que a sua vida, foi um ícone cultural, uma lenda...teve uma vida cheia, agitada, passada sob o olhar de constante publicidade e escrutínio público...Shostakovich tornou-se num assunto de fascínio interminável para musicos, musicólogos, jornalistas e amantes de música em geral...»

NOTA DA DIRECÇÃO

A Europa Viva vai voar de novo para Moscovo, de 12 a 16 de Outubro de 2006, ao encontro do Festival 100 anos de nascimento de Shostakovich.
Uma vez mais, trata-se com esta missão, de dar cumprimento não apenas a um programa do projecto Europa em Movimento - O tempo e a música - mas, sobretudo, de responder a um apelo profundo dos nossos estatutos, ao especificar que compete à Europa Viva promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade social.
Ao ter estabelecido com a Antena 2 uma parceria comum nesta missão Moscovo- Shostakovich-Outubro, a Direcção da Europa Viva está certa que legitimou a sua missão.
Porque:
1. Shostakovich é um dos maiores exemplos de cultura e cidadania da história recente;
2. O Festival 100 anos Shostakovich é por si só uma das peças de programação cultural universal mais importantes deste principio de século - envolve os maiores solistas, maestros e salas de concerto russos, numa manifestação impar de coordenação cultural depois da queda do cumunismo;
- É a primeira vez que Shostakovich é homenageado pela cultura russa!
3. Com esta parceria, a Europa Viva, ajudou a difundir, promover e reflectir a cultura europeia já que a Antena 2 elabora e transmite conteúdos de antena que sendo da sua responsabilidade editorial foram definidas programáticamente pela Europa Viva (que concebeu todo o circuito cultural) e concretizada logisticamente pela nossa Associação em parceria com a agencia de viagens em Moscovo.
Damos aos nossos associados, aos membros do Clube Europa Viva, e ao povo português, a possibilidade de partilhar com o mundo este grande acontecimento cultural, traduzido em reportagens que o jornalista André Cunha Leal se propoem fazer, de Moscovo, ao mesmo tempo que cobre os eventos culturais (3 concertos) para a Antena 2.
De 13 a 16 de Outubro estejam atentos à Antena 2.
É com muito orgulho que a Direcção da Europa Viva se congratula com esta missão.

Encontro Comboio Ana Karenina




Nem sempre a comunicação virtual faz-se on line. Assim, apesar de já termos escrtito noticia sobre o encontro Ana Kerenina no supermercado russo - av. Brasil 90 - aqui ficam algumas provas do evento, agora recuperadas.

+ 1 nova sócia


A Direcção da Europa Viva reunida para o efeito deliberou aceitar o pedido de adesão de sócia de Cristina Maria Salvado de Oliveira.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Sócios Honorários Europa Viva


São sócios honorários da Europa Viva:

José Pedro Serra
Teresa Alves
Teresa Ferreira

5 novos Sócios


A Direcção da Europa Viva reunida em 2006.10.o3, aprovou a adesão dos seguintes sócios:

- Amaryllis Smet
- Maria Antónia Lemos
- Maria Clara Ferreira
- Rui Paulo de Brito Nobre
- Rui Vilar

terça-feira, outubro 03, 2006

Europa em Movimento - noticias

Amaryllis Smet, nova sócia da Europa Viva, e uma das viajantes do I Comboio Ana Karenina desafiou a Prof Teresa Ferreira, nossa mestre de russo, e também sócia da Europa Viva, a guiar os viajantes dos Comboios Ana Karenina a uma visita a um supermercado russo, sitio Av do Brasil 90. Como calculam, ainda que num supermercado em Lisboa, o problema da língua eterniza-se...
E lá fomos...sábado, dia 30 de Setembro. Gostámos todos, muitissimo. Vale a pena. Os produtos lácteos são de muita qualidade (como na Russia), os produtos de conserva, como é tradição, ajudam-nos na gastronomia do dia a dia, e os preços são muito acessíveis.

segunda-feira, outubro 02, 2006

RITORNELO - Europa Viva

A Europa Viva e o programa de rádio Ritornelo (antena 2) iniciam hoje, data em que o programa de Jorge Rodrigues comemora o seu 11º aniversário, uma parceria de conteúdos culturais.
Shostakovich e o Festival dos 100 anos na Russia é o pretexto. Mas estamos certos que esta parceria, traduzida em muitas outras áreas futuras, contribuirá para a promoção, divulgação e reflexão dos valores da cultura europeia.
A Europa Viva vai passar o Natal à Russia com o Ritornelo.
voltar ao topo da página