sábado, junho 16, 2007

15 de Julho



A nossa história oficial começou no dia 15 de Julho de 2005, data em que a Marta Meneres, a Beatriz Gama Lobo, e a Ana Paula Lemos, foram ao notário assinar a constituição pública da Europa Viva.
Nascemos, portanto, no dia 15 de Julho, depois de termos empreendido uma caminha de reflexão e estudo, de mais de 5 anos, que culminou justamente neste projecto a que demos o nome de Europa Viva.
Por isso, estamos a preparar uma (pequena) iniciativa apenas para os associados da Europa Viva.
Logo que tivermos a logistica confirmada do evento daremos noticias.

sexta-feira, junho 15, 2007

Transmongoliano - Rotas da Memória


O grupo dos viajantes Transmongoliano (lisboa) vai reunir-se dia 16 de Junho às 11:00 na Faculdade de Letras da Universidada de Lisboa.

quinta-feira, junho 14, 2007

Estado do Mundo - Fundação Gulbenkian - 50 anos



Será muito dificil que se repita em Portugal nos próximos anos outro Forum Cultural como este que está a decorrer desde o principio do mês na Fundação Gulbenkian. Trata-se de uma monumental festa das artes contemporanêas que comemora os 50 anos da Fundação.
António Pinto Ribeiro chamou-lhe Estado do Mundo. Neste Estado do Mundo, as linguagens criativas levam-nos longe, muito longe, no diálogo inter cultural e civilizacional. Do cinema ao teatro, da música á filosofia, da dança à fotografia, tudo nos conduz ao Estado das narrativas do Mundo. E o mundo, tal como vê o programador António Pinto Ribeiro, é um lugar de inteligencias criativas onde o pensamento constrói agendas, projecta-nos ao sempre novo, e obriga-nos a uma profunda reflexão sobre a memória - a memória do Estado do Mundo.
«Este Estado do Mundo é concebido como um lugar de desafio ao futuro, um lugar de problematização da produção cultural, do que parece evidente sem o ser, (...), um lugar de eleição de temas e de problemas emergentes na actualidade, (...), um lugar de emergência do novo cultural a partir da discussão, em plataformas, de problemas culturais...».
Vale a pena visitar o Estado do Mundo.
www.estadodomundo.gulbenkian.pt

Transmongoliano - Notas - Parte IV




Li quase tudo o que se escreveu na blogosfera sobre o transmongoliano. Do que li, não fiquei indiferente a duas notas sistemáticamente repetidas:
- o tempo psicológico da viagem de comboio é rapidissimo;
- o Baikal e a Mongólia vão-nos deslumbrar;

terça-feira, junho 12, 2007

Cursos Europa e Religiões - Setembro a Março de 2008


Muitas pessosas têm-nos perguntado como vai funcionar o Curso Europa e Religiões. Antes de responder a esta pergunta, começamos por explicar as razões pelas quais promovemos o curso.
Somos uma Associação cultural europeia e se há temas que interessam particularmente aos europeus, o das «religiões», é seguramente um deles.
O contributo da Europa Viva enquanto movimento cultural associativo é a promoção do conhecimento do fenómeno religioso, e a promoção do conhecimento de todas as expressões do sagrado, neste caso, no país e cidade onde vivemos.
Foi esta a razão que nos levou a promover o curso Europa e Religiões.
O curso trata assim as grandes linhas de cada «expressão» do sagrado: do budismo, do islamismo, do hinduismo, do judaismo, do criatianismo (católico, protestante e ortodoxo), matérias que serão ministradas pelos representantes dos lideres religiosos e no interior de cada comunidade.
A cada mês corresponde um módulo, e a cada módulo correspondem dois dias por mês. O curso ocupa duas terças feiras por mês ou uma terça e uma quinta-feira.
As condições do curso estão num documento publicado em
www.europaviva.eu
Os alunos da Academia da cidade de Lisboa têm 50% de desconto sobre o valor do curso.
A Europa Viva atribuiu 5 bolsas aos alunos de Estudos Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

segunda-feira, junho 11, 2007

Transmongoliano - Notas - Parte III




Vamos ter internet no comboio. Por isso, tal como aconteceu quando fizemos O Gosto do Chá (India)vamos actualizando a nossa viagem no blog. Podem dizer aos amigos e familia que todos os dias, ou quase todos, podem ver-nos em:
http://blog.europaviva.org

16 de Junho - Encontro Transmongoliano



Chamamos a vossa atenção para o I encontro viajantes do transmongoliano. Não faltem!!! Vamos esclarecer todas as dúvidas...

Rota do Sal - 22 de Setembro



Voltamos à Rota do Sal...Vamos fazê-la em Setembro, no dia 22, tal como a tinhamos previsto:
-partimos de autocarro de Lisboa até Azeitão;
-percurso pedestre de Azeitão à Arrábida;
- visita à salina na Arrábida;
- almoço no Museu Oceanográfico;
- partida de barco até Tróia;
- visita salina de Tróia;
- partida de barco de Tróia para Setúbal;
- de Setúbal a Lisboa (autocarro)
voltar ao topo da página