sábado, fevereiro 03, 2007

Porflólio Transmongoliano - Tiago Salazar

É sob o signo do formalismo que se dá o ponta pé de saída de Moscovo para Pequim, às 23:00 de cada dia do calendário. Hoje, estarão temperaturas negativas em Moscovo, mas asseguro-vos que os funcionários do comboio estarão á porta das carruagens a receberem os passageiros como se fosse neste dia de agosto de 2006
Alguém tem dúvidas da nacionalidade desta menina?

O Tiago Salazar, jornalista do Correio da Manhã, e da Rotas & Destinos, amigo e conferencista da Europa Viva, ajudou-nos a pensar e a realizar o esboço do projecto do Transmongoliano. A sua ajuda como calculam foi preciosa. Foi ele que nos ofereceu estas fotografias, tiradas por si, no verão de 2006, quando o Tiago fez o transmogoliano, para que nós, os leitores do blog Europa Viva, possamos conhecer melhor o percurso visual da viagem que vamos fazer,


Já percebemos que o transmongoliano guarda a antiga exuberância soviética do papel do comboio na construção do socialismo.



Noticias - conferencia chá - faculdade de letras

Gostámos todos muito da conferencia da Profª Maria Helena Guimarães Almeida. Falar do chá numa perspectiva técnica não era nada fácil...e também não é todos os dias que uma Engenheira dá uma conferencia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para falar de chá...
A Europa Viva congratula-se de ser uma plataforma de diálogo cultural abrangente. É para isso que cá estamos, para trabalhar pelo diálogo cultural.
Muito obrigada senhora professora pela sua generosidade em partilhar conosco os seus imensos conhecimentos sobre uma planta tão mágica, a Camellia Sinesis.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Conferencia O Chá...

É hoje, dia 2 de Fevereiro, a conferencia sobre Chá...às 18:30 no anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Entrada Livre

Biografia da conferencista:
Maria Helena Guimarães de Almeida
Professora Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa), Departamento de Agro-indústrias e Agronomia Tropical.
Licenciada e doutorada em Engenharia Agro-industrial, pelo Instituto Superior de Agronomia.
Investiga e lecciona na área de Ciência e Tecnologia dos Produtos Tropicais e Subtropicais (chá, cacau, café, tabaco - planta e saúde, óleo de palma, etc.) desde 1984.
Actualmente é responsável pelas disciplinas de Tecnologia dos Produtos Tropicais (4º e 5º ano da Licenciatura de Engenharia Agronómica/Ramo Agronomia Tropical), Indústria dos Estimulantes (3º ano da Licenciatura de Engenharia Alimentar) e Introdução à Engenharia Alimentar.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Europa Senior - Logotipo


Estas mãos são da Lena Martins (secretária geral da Europa Viva) e da Sra.D. Cinira, o primeiro caso de acompanhamento do projecto Europa Sénior.
A Lena Martins achou que esta imagem era a sintese possivel do trabalho que o projecto Europa Sénior desenvolve: O voluntariado civico de apoio aos séniores da Penha de França, isto é, às pessoas com mais de 80 anos que vivem sós. Absolutamente sós...
Se conhecerem alguém que queira dar umpouco do seu tempo à companhia dos mais sós, por favor escreva para
europaviva@europaviva.org

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Conferencias e Conferencistas - O Gosto do Chá - India

Dia 2 de Fevereiro, 18:30, anfiteatro IV, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, O Chá, Prof Maria Helena Guimarães Almeida;

Dia 8 de Fevereiro, 18:30, anfiteatro IV, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Breve História da India, Prof José Carlos Calazans

terça-feira, janeiro 30, 2007

Portfólio Transmongoliano - A maquina...











Europa Movimento - o que é?


Europa em Movimento é um projecto cultural da Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social, assente na promoção e no desenvolvimento do diálogo cultural entre os povos europeus e entre estes e o resto do mundo.

Escolhemos as viagens para o cumprimento desta missão porque as viagens são o espaço primordial para o desenvolvimento da geografia universal, assente na pluralidade dos outros, enquanto grupo, região, cultura e civilização.

Mas as viagens são apenas o pretexto, a metáfora e o símbolo para uma narrativa criativa e culturalmente mais abrangente.

Somos por isso uma plataforma de comunicação, um lugar de narrativas criativas, onde nos encontramos com o mundo, através de todas as linguagens subjacentes ao seu património cultural material e imaterial, como a música, a literatura, o cinema, a dança, o vídeo, a pintura, ou a arquitectura.

Todas as viagens do projecto Europa em Movimento são temáticas. A cada percurso subjaz um tema, um tema que corresponde sempre a uma das linguagens criativas contemporâneas.

Assim, nenhuma viagem será apenas uma soma de lugares nem começa e termina na cronologia dos factos.

Todas as viagens Europa em Movimento são o contributo da Europa Viva para a promoção da diversidade cultural e um contributo efectivo enquanto membros da Unesco para o projecto Alliance Globale.
http://www.europaemmovimento.eu/

Instrumentos de comunicação Europa Viva











Todos aqueles que quiserem conhecer a missão e o trabalho da Europa Viva podem consultar:
























Com estes três instrumentos ficarão a saber tudo sobre nós

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Bolsa de Cultura Europa Viva - projecto solidariedade social

No dia 23 de Fevereiro de 2007, as primeiras 10 crianças beneficiadas pela Bolsa de Cultura Europa Viva, irão assistir ao seu primeiro concerto na Fundação Gulbenkian - programa Descobrir a Musica.
Como sabem a Bolsa de Cultura Europa Viva é um projecto de Solidariedade Social que visa proporcionar aos melhores alunos das escolas mais carenciadas de Lisboa o acesso a disciplinas criativas como a musica, o teatro, a literatura.
Dedicámos este ano à musica mas para o ano iremos ao teatro e ainda em 2008 constituiremos as primeiras oficinas de leitura.

Do Chá...


Dia 2 de Fevereiro pelas 18:30, Maria Helena Guimarães Almeida fará a sua conferencia dedicada ao Chá no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Maria Helena Guimarães Almeida, especialista na planta do chá, é professora do Instituto Superior de Agronomia.
voltar ao topo da página