sexta-feira, maio 21, 2010

Para a Europa Viva...

Esta viagem pelos caminhos de Tolstoi foi uma verdadeira revelação e só posso agradecer à Europa Viva, na pessoa da Ana Paula, os momentos de puro prazer intelectual neste encontro sem paralelo com falantes do português em terras eslavas, pela mão de tão importante escritor, do momento, em Língua Portuguesa. Parece que o próprio sol quis festejar acompanhando o grupo de peninsulares durante a sua estadia em cidades surpreendentes de cultura e de vida. Estão de parabéns o Projecto Europa Viva e sua presidente, incansável defensora da cultura europeia, a quem presto minha homenagem.Bem haja!!!

Lurdes Fidalgo

quinta-feira, maio 20, 2010

Da viagem à Rússia...


O que pensam os associados da Europa Viva acerca da importância deste projecto - da Comunidade de Leitores de Português no Mundo - é assunto para debate interno nos próximos tempos.
Posso dizer-vos, porém, o seguinte: pela primeira vez realizou-se na Rússia, em Moscovo e S. Peterburgo, uma comunidade de leitores de português que reuniu russos e portugueses para, juntos, dizerem e ouvirem palavras ditas em português, a partir da obra de um dos maiores escritores da mais jovem literatura portuguesa - Gonçalo M. Tavares.
E de facto, nem nós, autores e promotores desta iniciativa, estávamos capazes de entender o sentido desta Comunidade até conhecermos os rostos de algumas dezenas de jovens que conhecem tão intimamente a nossa lingua e cultura que inevitavelmente nos colocaram questões decisivas para a missão associativa.
Como dizia o Gonçalo M. Tavares, na abertura da Comunidade em Moscovo, para se realizar obra precisamos apenas do 1. Depois virá o 2, o 3 e assim sucessivamente, até sermos 1 000, 1 000 000 e mesmo 1 000 000 000.
Para quem, como eu, sente a complexidade do momento politico, economico, e cultural português e sabe que não se adivinham tempos fáceis para uma Associação Cultural que vive apenas da quotização dos seus associados e da venda dos seus projectos junto da sociedade civil, interrroga-se, se de facto, teremos nós, Europa Viva, alguma razão especial para nos envolvermos nesta guerra diária pela divulgação da nossa lingua no mundo - ?
Acontece, no entanto, que esta guerra aparentemente muito onerosa, depende às vezes, de pequenos gestos, como por exemplo, o envio de livros escritos em português para os paises com comunidades de leitores de português organizadas, através da mala diplomática, correspondência epistolares com os alunos, encontros de turisticas portugueses com os aprendizes da lingua nos respectiovos paises, etc, etc, (...).
Tudo isto está ao alcance da Europa Viva...
Vamos começar, pois, por mandar a estes alunos, os livros que sobraram da nossa Feira do Livro.

Casa Museu Tolstoi...

Moscovo - 14 de Maio 2010

Na Rússia a caminho da Tertúlia com Gonçalo M. Tavares em Moscovo...

Biblioteca de Literaturas Estrangeiras de Moscovo - 13 de Maio 2010

Comunidade Hindu de Portugal

26 de Maio – 18 h 00
É com grande alegria que a Comunidade Hindu de Portugal leva a efeito a realização do
próximo Encontro Inter-Religioso de Meditação, para o qual convidamos todos os simpatizantes de
diversas religiões e/ou tradições, para em conjunto partilharmos alguns momentos de tranquilidade e
espiritualidade, unidos pela natureza.
À semelhança dos encontros anteriores, começa com breve leitura de texto espiritual por parte
de cada religião, seguindo de meditação em silêncio. No final haverá um pequeno convívio informal
entre os participantes.
Contamos com a vossa presença e divulgação desta experiência.
ENTRADA LIVRE
Comunidade Hindu de Portugal – Sala de Yoga
Alameda Mahatma Gandhi
1600-500 Lisboa

O grupo da Rússia...

S. Peterburgo - Museu Russo - 19 Maio de 2010

Chegámos...

De uma bela viagem à Russia...País de sol e de muito calor. Eis como uma viagem, perfeita, pode dar-nos uma ideia tão disforme do país visitado.

terça-feira, maio 18, 2010

Da Russia com Goncalo M. Tavares...

Terei muito tempo para escrever sobre esta viagem que nos trouxe a Russia. Fa-lo-ei criteriosamente quando poder colocar os acentos sobre as palavras... Porque efectivamente, esta viagem, nao se compadece com tamanha lacuna. Os acentos fazem falta a este texto.
Mas, para ja, digo-vos que temos tido uma viagem fantastica. Nao imaginam como tem estado calor. Mesmo muito calor. Claro que este tempo torna-nos viajantes de uma experiencia insolita numa cidade que tem por ano apenas 60 a 65 dias de sol.
De resto as noites brancas tambem nos perturbam o sono e permanentemente convidam a passeios junto aos canais.
Este grupo, tao coeso, tambem ajuda a esta espantosa festa. E a primeira vez que me acontece acompanhar um grupo que ainda nao fez um unico protesto, sinalizou uma falta, ou comentou algum senao.
Que bom ser tratada com o respeito que a Associacao merece e o nosso esforco exige...

Da Russia...de S. Peterburgo...

De novo, um dia importantissimo para a Comunidade de Leitores de Lingua Portuguesa Mundo: na Biblioteca Publica de S.Peterburgo, debaixo de um calor torrido, Goncalo M.Tavares falou da sua obra aos alunos de portugues da Universidade de S.Peterburgo e para outros falantes apaixonados de Portugal.
Desta vez, porem, e ao contrario do que aconteceu em Moscovo, a sala estava cheia para o ouvir.
E, de facto, e impressionante como a nossa lingua cativa tantos aprendizes num pais onde a paixao pelas linguas estrangeiras quase se fixa apenas no castelhano, frances e ou alemao.
Nao sei como vos dizer mas este previlegio que temos tido de conhecer o rosto de tantos jovens que, sem nunca terem ido a Portugal, falam tao bem a nossa patria nao pode deixar de nos comover. E, de facto, comove-nos a todos. Em primeiro lugar ao escritor, que aqui em S. Peterburgo ouviu pela primeira vez os seus textos, serem ditos em russo. Muito brevemente serao publicados na Russia alguns livros de Goncalo M. Tavares.
Depois, a segunda razao, prende-se com a certeza do sentido de um projecto como este que a Europa Viva agora inicia e que chamamos a Comunidade de Leitores de Portugues no Mundo.
Os associados da Europa Viva presentes aqui em Moscovo serao, seguramente, os primeiros a continuar a lutar pela continuidade deste programa. Viver o sentido do nosso patrimonio cultural com uma comunidade que ama a nossa lingua, estuda e le os nossos autores, diz correctamente os nossos verbos sem nunca ter conhecido Portugal, em muitos casos mesmo, sem nunca terem conhecido nenhum portugues senao os seus professores, sacraliza o acaso e interpela o descrente.
A Comunidade dos Leitores de Portugues no Mundo e uma exigencia dos amantes da cultura e um imperitivo da politica cultural portuguesa.
Da nossa parte lutaremos pelo sucesso desta iniciativa pelo mundo...
Para o ano estaremos em Mocambique com Mia Couto.

domingo, maio 16, 2010

Da Russia com muito calor...

Basta o calor para a paisagem humana russa virar fogo...Em Moscovo estao temperaturas que oscilam os 25 e 27 graus.

Da Russia...Casa Tolstoi...

Estao la todos os elementos psicologicos da sua obra. Tolstoi era um homem austero e profundamente ritualista. Aqui em Moscovo escrevia num escritorio virado para um perqueno bosque que rodeava a sua vivenda no centro da cidade.
Na sala de estar, a pele do urso que lhe ia roubando a vida, na floresta russa, esta transformada num tapete que suporta o piano onde Rachmaninov tocou muitas vezes para o mestre.

Da Russia...

Dizia o Jose Milhazes no jantar de despedida que tivemos na Casa dos Escritores que ja nao existe o BRIC... as siglas de Brasil, Russia, India e China, mas apenas BIC...A Russia, acrescentava este jornalista portugues ha 20 anos em Moscovo, a Russia, esta definitivamente fora desta palavra: nao produz nada senao gaz natural e petroleo...foi ultrapassada, economicamente, pelo Brasil, pela India e pela China.
Quis conversar com o Ze Milhazes sobre este assunto mas, o nosso agente aqui na Russia, persiste em tornar as minhas estadias nas terras de Catarina e Pedro, momentos demasiado tensos, nalguns casos mesmo angustiantes, e claro, sem disponibilidade mental e emocional para calmamente saborear a imensa sabedoria do Ze, que Da Russia (nome do seu blog) nos oferece, quase diariamente, cronicas de imensa sabedoria.
Venho com frequencia ha Russia desde 2001 e cada ano que passa as cidades de Moscovo e S. Peterburgo tornam-se sempre e cada vez mais surpreendentes. Dizer que ali havia um cafe, ou um gourmet, ou um bom restaurante, ou uma loja pode deixar-nos numa situacao embaracosa.
Tem-me acontecido isso e cada vez com mais fequencia. Moscovo esta uma cidade irreconhecivel...claro que o calor ajuda muito a dissonancia habitual da paisagem (tem estado diariamente 27 graus) mas o tecido social, nomeadamente, comportamentos, atitudes, deixam-nos, mesmo surpreendidos...
Na Russia ja se fala ingles no espaco Publico. Caros leitores este simples facto e de uma importancia extrema no contexto cultural russo. Esta simples preocupacao para com o acolhimento do Outro, pode ser mais eficaz na mudanca das mentalidades do que muitas medidas legislativas da DUMA.
Entrar no metro e ver a planta da cidade preocupada com que a visita e o resultado de uma imensa e silenciosa transformacao.
Vamos ver que outras transformacoes nos reserva esta estadia.
voltar ao topo da página