sábado, abril 17, 2010

Rota do Legado do Gharb Al-Andalus De Silves a Mértola

Europa Viva lança em Maio próximo a Rota do Legado do Gharb Al-Andalus - De Silves a Mértola, num itinerário composto pelas seguintes cidades: Silves, Alcoutim, Castro Marim e Mértola.
É o primeiro programa do projecto que designamos de Portugal Cultural cuja missão é dar a conhecer a História de Portugal a partir da sua cronologia e principais temas. Iremos abordar o Barroco, a Fundação, os Descobrimentos, e deixamos à literatura os conteúdos de trabalho do século XIX e XX.
A Rota do Legado do Gharb Al-Andalus - De Silves a Mértola é um trabalho da responsabiliadade de Simão Themudo, mestre em História, que concebeu para a Europa Viva este fantástico percurso pelo tempo.

Pelo Castelo de Neuschwanstein- Luis II da Baviera








No último andar deste Castelo, durante o mês de Setembro, realiza-se um Ciclo de Musica Clássica, ao qual a Europa Viva terá acesso a partir de 2011.

Berlim, uma viagem pela Arte - de 5 a 12 de Junho

Estão abertas inscrições para a viagem a Berlim.
Calendário de palestras preparatórias à viagem por Anabela Mendes - responsável pelos conteúdos culturais temáticos:
30 de Abril (6ª feira) às 21:30 - Espaço Europa Viva;
27 de Maio (5ª feira) às 21:30 - Espaço Europa Viva.

Visita à Sinagoga - Curso Europa e Religiões






















sexta-feira, abril 16, 2010

Viagem à Rússia - Comunidade de Leitores do Português no Mundo

Em Maio próximo, na Rússia, de 11 a 19, a Europa Viva coloca no terreno mais um projecto: trata-se da primeira Comunidade de Leitores do Português no Mundo.
O que é a Comunidade de Leitores do Português no Mundo?
É, uma vez mais, a expressão possível do contributo de uma organização cultural europeia radicada em Portugal, a Europa Viva, na promoção, difusão e reflexão da cultura europeia no mundo, desta feita, porém, através da língua portuguesa.
A ideia é simples: todos os anos, a Europa Viva convida um escritor português a ir ao encontro de uma comunidade organizada de falantes do português espalhada pelo mundo para contactar, através da sua obra, os amantes da língua, quer sejam portugueses radicados no estrangeiro, quer sejam estudantes, alunos, investigadores tradutores estrangeiros, amantes do português, num país estrangeiro.
Como todos os projectos internacionais, também este começa na Rússia, justamente, porque a Europa Viva partilha a ideia de uma Europa geográfica do Atlântico aos Urais.
Convidámos Gonçalo M. Tavares para inaugurar a primeira Comunidade de Leitores do Português no Mundo.
O escritor e a sua obra poderão assim contactar directamente com uma comunidade russa de leitores do português, como estudantes, professores das Universidades de Moscovo e S.Peterburgo, tradutores e investigadores da língua portuguesa naquele país.
Estamos certos que será uma experiência importantissima no contexto de missão da Europa Viva.
Um grupo de associados e amigos da Europa Viva parte, assim, no próximo dia 11 rumo a Moscovo onde realizaremos a 13 de Maio o primeiro encontro desta Comunidade de Leitores do Português no Mundo, com os cidadãos russos amantes do português, na presença de sua Exa. o senhor Embaixador de Portugal na Rússia e dos representantes diplomáticos de todos os países de língua oficial portuguesa.
A Direcção da Europa Viva agradece ao leitor do Instituto Camões na Rússia, dr. João Mendonça, todo o apoio logistico que nos deu de modo a tornar possível o encontro de Gonçalo M.Tavares com o povo russo amante da língua portuguesa.

Nota - Curso de História do Cinema I

Avisam-se os participantes do Curso de História do Cinema I que as sessões dos dias 20 e 27 de Abril e 21 e 29 de Junho realizam-se no Espaço Europa Viva às 18:30.
Espaço Europa Viva - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Edificio C 7 - Cidade Universitária

quinta-feira, abril 15, 2010

No Itinerário de Wagner...Beyrouth


No Itinerário de Wagner...Beyrouth







Nota Influências do Judaísmo na Cultura Ocidental

Por motivos que se prendem com a agenda da dr.ª Esther Mucznik a conferência de abertura do módulo Influências do Judaísmo na Cultura Ocidental foi adiada para dia 29 de Abril às 19:00 no Espaço Europa Viva.
Pedimos a todos os inscritos a melhor compreensão para este facto.

quarta-feira, abril 14, 2010

Curso Introdução à História do Cinema I - Calendário

Programa
Sessão 1 – O nascimento do cinema Filmes dos Lumiére e Méliès.
Sessões 2 e 3 – O nascimento da narrativa clássica Filmes “O Nascimento de uma Nação” e “O Lírio Quebrado” de David Griffith.
Sessões 4, 5 e 6 – O Expressionismo Filmes “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene, “Metropolis” de Fritz Lang, “Nosferatu” de F.W. Murnau
Sessões 7 e 8 - Surrealismo e Vanguardas Filmes “Un Chien Andalou” e “L’ Age d’Or”, ambos de Luís Buñuel e “Berlim, Sinfonia de uma Cidade” de Walther Ruttmann.
Sessões 9 e 10 – O construtivismo soviético Filme “O Couraçado Potemkin” de Sergei Eisenstein, e “O Homem da Máquina de Filmar” de Dziga Vertov
Sessões 11 e 12 – O burlesco americano Filmes “A Quimera do Ouro”, de Charles Chaplin, e “Pamplinas, Maquinista”

Calendário
19, 20, 26 e 27 de Abril
3, 17, 24, 31 de Maio
7, 21, 28 e 29 de Junho

Horário
18:30 – 20:00

Local
Reitoria da Universidade de Lisboa 20 e 26 de Abril - Espaço Europa Viva – Edifício C 7 – Faculdade de Ciências - Cidade Universitária

segunda-feira, abril 12, 2010

De Salzburg...

Mozart, Mozart, Mozart...

Dos Castelos de Luís II da Baviera...

Poucos lugares no mundo tiveram tanto impacto em mim como este do Castelo de Luís II aqui na Baviera, talvez um dos sítios mais belos onde estive, a pouco mais de 100 Km de Munique.

Luís II, o louco, (...), o doentiamente obcecado com a obra de Wagner, isto é, com as expressões mitológicas da obra deste grande compositor alemão que alimentaram a sua alma doente desde que perdeu o poder político do seu Estado a favor da união dos povos germânicos.

Luís criou um mundo completamente paralelo à insuportabilidade da perda do poder, cujo isolamento patológico possibilitou aos engenheiros do seu tempo, desenvolverem para si um número significativo de métodos mecânicos, hoje vulgarmente incorporados no dia a dia do homem moderno, como elevadores de transporte de comida, aquecimento de água, cozinhas bem equipadas, mandados construir neste Castelo, para que o Rei, não dependendo de ninguém, jamais fosse perturbado na contemplação das pinturas dos mitos do Parsifal, Tristão e Isolda e outros...

Incrível este Luís II...
No último andar deste Castelo todos os meses de Setembro um conjunto de privilegiados pode assistir a um fantástico Festival de Musica erudita.
Nós, associados da Europa Viva, também já podemos fazê-lo.
A nossa viagem pelos cantos e recantos dos segredos da alta cultura europeia vai desfazendo os nós que nos impossibilitavam de seguir estes caminhos.



domingo, abril 11, 2010

De Bayreuth...

Onde Wagner é rei, a Ópera uma heroína e o Festival um produto absolutamente mediático e escandalosamente elitista.
Conseguimos o que queriamos...A Europa Viva será membro do Clube dos Amigos de Beyreuth na qualidade de agente cultural europeu. Preparem-se os amantes do compositor...E por agora nao dou mais noticias sobre este assuto...já aprendi com a familia Wagner...
Até aos Castelos de Luís II da Baviera: o grande mecenas do compositor de Bayreuth.
voltar ao topo da página