sábado, fevereiro 18, 2006

Isabel Baltazar

À Direcção da Associação Europa VivaLi com muito interesse o vosso artigo na revista do público de sábado, dia 4 de Fevereiro. Fui durante doze anos assistente da Cadeira de Cultura Europeia na Universidade Católica Portuguesa, e continuo a colaborar nas cadeiras relacionadas com a Construção Europeia, na Universidade Nova.Gostaria de saber as condições para me tornar vossa associada e, eventualmente, colaboradora...

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Ficha de Adesão

Já temos ficha de adesão. Está no site, e segundo José Alves, seu autor, está operacional.
Consultem, analisem, quem sabe podemos melhorá-la, e divulguem aos interessados.

Brain Storm Europa Viva

Dia 18 de Março às 19h - Paço de Arcos.

RTP- Portugal no coração

Dia 1 de Março estaremos na RTP - Portugal no Coração.

Ciencias da Educação

Meus Caros,

Sou uma estudante finalista de Ciências da Educação, chamo-me Joana e estou muito interessada no vosso projecto.
Juntamente com uma amiga psicóloga, Sandra, gostaríamos de colocar em marcha um projecto que se relaciona com as questões da cidadania e participação. Pelo que li no vosso site a vossa associação parece ser a plataforma adequada para a execução deste projecto.

Gostaria de me apresentar e de vos explicar o teor do mesmo pessoalmente.

Maria Alcina Dias

Na sequência da leitura do artigo publicado na revista
XIS do jornal Público no passado dia 4 de Março, e do interesse que o mesmo me suscitou,gostaria de obter mais informação referente ao processo de entrada de novo sócio, perfil do mesmo, e montante da cota,caso a organização entenda por bem fazê-lo.
O endereço para um eventual contacto é:alcinad@netcabo.pt

Grata pela atenção dispensada

Mª Alcina Dias
Professora de Filosofia do ensino secundário

Deolinda Rubim

Identifico-me com muitas das ideiasexpressas, nomeadamente a afirmação de uma cultura europeia, considerando opressuposto de que somos uma "Europa das Nações" e não apenas uma "Europada Civilização". Cada vez mais a ideia de uma Europa ou o repensar asvárias Europas está na ordem do dia e interessa a todos. Considero que aabordagem sistémica sobre a Europa permitiria considerá-la enquantocivilização, conferindo-lhe unidade, e como Nação (ões) com estatutodiferenciador. Enquanto totalidade, a civilização europeia assume a suavisilidade externa assente num conjunto de valores culturais, sociais epolíticos que a diferencia de outras civilizações (ex. asiática, oumuçulmana) contudo, enquanto "parte" ela partilha duma multiplicidade demicroculturas (ao nível dos diferentes países) e bem assim de subculturas.Torna-se porém muito difícil a representação de uma ideia comum de europa.Parece ser este o desafio que a vossa associação se propõe fazer. Assim,gostaria de receber em minha casa alguma documentação mais detalhada sobre aorganização.
voltar ao topo da página