sexta-feira, dezembro 18, 2009

A Europa Viva, Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social, deseja um Santo Natal e um Ano de 2010 cheio de alegria.
Convosco ajudámos a construir um mundo melhor. Convosco continuaremos a dizer ao mundo que o Conhecimento, a Cultura e a Criatividade sãos os principais instrumentos de realização humana, de justiça social e de fundamento para novos modelos de desenvolvimento.


A propósito de 2010


Venho por este meio dizer-vos o quanto é importante para mim a filosofia da Europa Viva pela razão de que o valor que impera é a igualdade social, o respeito pelo individuo como ser, porque ao longo da minha pouca vida os obstáculos não têm sido poucos nem fáceis.
Tenho lutado por um lugar no mundo profissional e procurado constantemente adquirir mais competências e conhecimentos que me possam ajudar a ter uma realização profissional e social melhor.
...Já senti infelizmente racismo na escola profissional que frequentei, pelos formadores e não só, (...) pelo facto de ter um tom de pele mais escuro.
Apesar dessas dificuldades todas sempre lutei e continuo a lutar por um lugar neste mundo e graças a Deus tenho conseguido demonstrar do que sou capaz de fazer (...).
É muito importante para mim saber que existe um lugar para todos e que o respeito a um lugar a dignidade humana é valorada e julgada pela capacidade de trabalho e personalidade e não pelo tom de pele, raça, ideologia e idade.
Sou um jovem que lhes digo que tenho ultrapassado tantas dificuldades profissionais que ainda me julgam pelo meu tom de pele.
Procuro constantemente instruir-me mais e mais e poder melhorar a minha capacidade profissional e humana.


Eduardo Ribeiro

19 de Dezembro

Último dia da Feira do Livro - das 15:00 às 20:00 no Espaço Europa Viva - Edificio C 7 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária - Campo Grande.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Natal na Europa Viva...


À Europa Viva e a todos os que com o seu excelente trabalho e empenho fazem-na crescer, diferenciar e afirmar-se desejo um feliz Natal e um excelente 2010.


Clara Ribeiro

Ciclo de cinema e Literatura – Seminário Saber Europa

Termina no próximo dia 21 de Dezembro o Ciclo de Cinema e Literatura integrado no Seminário Saber Europa, comissariado por Lauro António.
Durante oito semanas, às segundas feiras na Reitoria da Universidade de Lisboa, visionámos e ouvimos Lauro António falar sobre um filme, escolhido por si, representanto o melhor da literatura e da cinematografia europeia.
A ideia foi escolher os mais representativos clássicos quer da literatura, quer do cinema, que melhor nos falassem da História e Cultura Europeias.
Unanimemente considero um excelente Ciclo, do qual publicaremos os textos escritos pelo Comissário especialmente para o efeito, resta-nos convidar todos os associados e amigos da Europa Viva a assistirem ao seu encerramento, visionando uma obra de Lauro António - Manhã Submersa tendo o previlégio de poder conversar com o realizador sobre o seu próprio trabalho.
Não podemos encerrar o Ciclo de Cinema e Literatura sem uma palavra de apreço dirigida à Presidente do Conselho Fiscal da Europa Viva, Maria Alexandra Campos, que também ela durante várias semanas produziu textos de excelente qualidade para o nosso blog, de modo a que ninguém, nem mesmo os associados impedidos de comparecer, deixasse de acompanhar, semanalmente, um acontecimento cultural de tão grande qualidade.
Obrigado, por isso, a todos aqueles que nos ajudaram a realizar com êxito, mais um módulo do Seminário Saber Europa: a todos os que participaram e a todos os que nos ajudaram a concretizar a logistica do Ciclo.
O próximos módulos (História e Literatura) terão inicio do próximo mês de Janeiro no Espaço Europa Viva - Edificio C 7 - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária, Campo Grande.

India - Cinema


Documentário - Kolkatar Muck – Faces ofKolkata. 2009. 30’
- 17 Dezembro 2009. 20h00.
Auditório B203. ISCTE-IUL
Lisboa, Av. Forças Armadas

quarta-feira, dezembro 16, 2009

“Ciclo de Cinema e Literatura – Seminário Saber Europa – Guerra e Paz – Livro de Leão Tolstói – Filmes de Sergei Bondarchuk e King Vidor




"Guerra e Paz" é uma obra de fôlego da literatura europeia, um dos grandes romances do final do século XIX que a língua e a cultura russas produziram. Foi escrito por um homem que ficou no imaginário colectivo da Rússia como um génio literário, um gigante das letras, reconhecido em todo o mundo não só por este romance, mas também por "Anna Karenina", e com um percurso de produção literária múltipla, feito com novelas, contos, peças de teatro e ensaios. O seu nome é Leão Tolstói. Nasceu em Agosto de 1828, no seio de uma família de tradição aristocrática, estudou direito e línguas orientais, cursos que não acabou, alistou-se no exército e viajou pela Europa em pelo menos 2 ocasiões, morrendo em 1910, retirado do mundo, despojado de tudo, em resultado de uma escolha pessoal de regresso à natureza, uma espécie de um pacifismo radical. Entre 1865 e 1869 escreveu este épico, cheio de inovações literárias, onde reflecte sobre a Guerra e a Paz no contexto das invasões napoleónicas de 1805 e 1812, e onde nos leva numa viagem pela Europa, e na Rússia entre Moscovo e S. Petersburgo, acompanhando as famílias Bezukhov, Rostov e Bolkonsky, entre cerca de 500 outras personagens, que incluem por exemplo o próprio Napoleão. Há uma fusão intencional entre a parte ficcional e o desenrolar dos acontecimentos históricos, pois através deste meio Tolstói sonhava encontrar a "verdade" da História e da narração da mesma para as gerações futuras.
Os dois filmes dos quais pudemos ver uma parte inicial trazem-nos dois olhares diferentes mas muito interessantes da obra. O primeiro de Sergei Bondarchuk data de 1968, e foi uma "produção de regime". Acompanha a própria megalomania do romance: 120.000 figurantes fardados, 8 horas de duração, reprodução quase fiel das cenas com utilização dos espaços dos museus e palácios mencionados no romance, reconstituição histórica o mais fiel possível com uma caracterização psicológica dos personagens certa e segura. Teve uma recepção unânime na época. O segundo filme, realizado por King Vidor, é uma versão de Hollywood de 1956 onde podemos ver grandes nomes: Audrey Hepburn como Natacha, Henry Fonda como Pierre e Mel Ferrer como Andrei. Sendo uma versão mais condensada não é de todo superficial na abordagem e leva-nos igualmente para dentro da reflexão de Tolstói: O que move os homens para a Guerra? Que preço pagam os soldados? E as nações? E o que ganham? Honra e glória? Morte e desventura? E o que é maior: a ânsia de grandes feitos que ficarão inscritos para a posteridade, a amizade verdadeira, os laços de sangue e de família, o amor de uma mulher ou de um filho?“


Maria Alexandra Campos

terça-feira, dezembro 15, 2009


IV Curso Europa e Religiões


Tem inicio no próximo dia 11 de Janeiro o IV Curso Europa e Religiões desta vez integrado no contexto cultural da viagem à Índia (das Religiões).

O Curso realiza-se no Espaço Europa Viva no Edificio C 7 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na cidade Universitária - Campo Grande.


http://www.europaviva.eu/news/200912_CursoReligioes2010/

Criatividade....

http://create2009.europa.eu/fileadmin/Content/Downloads/PDF/Manifesto/manifesto.pt.pdf

Universidade do Porto - Formação Contínua

De 19 de Abril a 7 de Junho - das das 19,30 às 22,30
Pensamento Crítico Contemporâneo:

- Jacques Lacan
- Michel Foucault
- Jacques Derrida
- Judith Butler
- Giorgio Agamben
- Slavoj Zizek
- Jean Baudrillard
- Jean-François Lyotard

Formador: Prof. Vítor Oliveira Jorge, catedrático da FLUP
vojorge@clix.pt
http://trans-ferir.blogspot.com
http://www.facebook.com/people/Vitor-Manuel-Oliveira-Jorge/1731452550

O curso funciona com um mínimo de 12 inscritos, mas tem também um plafond de inscrições...
Faça a sua inscrição através de - Serviço de Gestão Académica -
Sector de Formação ContínuaVia Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto
Telef: 226077152
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

COMUNIDADE DE SANT’EGÍDIO

OFEREÇA O ALMOÇO DE NATAL A UM SEM-ABRIGO

A Comunidade de Sant’Egídio é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que presta assistência diária aos mais necessitados:
Idosos que vivem em situação precária sem qualquer apoio;
Crianças de bairros sociais;
Sem-abrigos
e vive exclusivamente da boa vontade e da ajuda de amigos e de voluntários.

Mais uma vez estamos a organizar o almoço de Natal, que terá lugar no dia 25 de Dezembro, pelas 13h00, no mercado da Ribeira, em Lisboa. Nesse dia tão importante em que a solidão é mais sentida precisamos da ajuda de todos para que aqueles que acompanhamos diariamente possam ter um almoço em família e sentirem que não são esquecidos. Contamos com cerca de quinhentos participantes.

Para que possamos realizar esta iniciativa pedimos que nos faça chegar aquilo que necessitamos para o almoço: grão cozido, bacalhau (se possível demolhado), azeite, chouriço, sumos (coca-cola, laranjada, entre outros), açúcar, chá, café, maionese, chocolates, batatas fritas palha e ainda pratos de papel rasos e de sopa, talheres e copos de plástico.

Se estiver interessado em ajudar-nos nesta caminhada informamos que este anos as ofertas poderão ser entregues na Associação Cais (Rua do Vale Formoso de Cima, nº 49-55 Lisboa), de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 18h00. Junto enviamos o respectivo croqui.

Para nos contactar poderá fazê-lo através dos números: 919960961 (Conceição Pape
conceicaopape@hotmail.com) 91777444 (Teresa Siqueira teresacsiqueira@hotmail.com).


Com os melhores cumprimentos da Comunidade de Sant’Egídio.

domingo, dezembro 13, 2009

Seminário Saber Europa - Ciclo de Cinema e Literatura

14 de Dezembro na Reitoria da Universidade de Lisboa às 18:30 - Dom Quixote, um filme de Tomas Aragon.
21 de Dezembro na Reitoria da Universidade de Lisboa às 18:30 a Manhã Submersa, um filme de Lauro António.
voltar ao topo da página