sexta-feira, agosto 03, 2007

Mais um programa da Rota das Culturas...O Café


Nasceu mais um programa do projecto Europa em Movimento: desta vez vamos para o Brasil, Estado do Espírito do Santo (Vitória, Linhares, São Mateus, Jaguaré) viver e cheirar o café.
Trata-se de um projecto construído de raiz pela Europa Viva, integrado na Rota das Culturas, e comissariado pela Profª Maria Helena Almeida, doutora em Café (Instituto Superior de Agronomia)e pelo Prof Fabio Luiz Partelli, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, especialista em fisica e microbiologia dos solos para cafés.
O que vamos fazer ao Brasil? E porque escolhemos o Estado do Espirito Santo?
O B era a letra que falta para cumprir o BRIC Cultural. E o que nos leva ao Estado do Espirito Santo? A possibilidade de vivermos 8 dias numa roça de café e palmilharmos quilómetros pelo Brasil à procura de experiencias ecológicas únicas, em total segurança, e com as mais bonitas praias do mundo, mesmo ao lado.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Transmongoliano

Dentro de 15 dias partiremos para a nossa (longa) viagem. Alguém me chamava a atenção para a massa humana e geográfica que iremos percorrer. Se pensarmos que o nosso trajecto é de Lisboa a Xangai ficaremos com uma noção mais imagética no nosso percurso: a Europa, a Euroásia e a Asia...
Estamos obviamente ansiosos. A Europa Viva completa assim o seu mais ambicioso programa cultural: a Rota da Memória. Estamos preparados. Há mais de seis meses que nos preparamos para este percurso. O General Loureiro dos Santos já nos fez uma conferencia a contextualizar o triângulo Russia/Europa/China. O António Caeiro, jornalista da Lusa, também nos falou desse país imenso que é a China: o seu modo de vida, as linhas principais da sua cultura, o quotodiano e a economia...e enfim, alguns de nós já leram algumas obras de referencia dos autores mais representativos do nosso itinerário.
Estamos, por isso, prontos a partir.
Somos um um grupo de 28 pessoas, todos profissionais liberais. A nossa media etária é baixa, ronda os 35 anos.
A Europa Viva espera poder ter respondido com qualidade logistica ao sonho de todos nós, percorrer de comboio a Russia, a Mongólia e a China.
Pedimos a todos os nossos associados e amigos que nos acompanhem depois de 17 de Agosto através deste blog.
Enviaremos reportagens do comboio.

segunda-feira, julho 30, 2007

Curso de Fotografia - Europa Viva - Faculdade de Letras de Lisboa

O curso de fotografia Europa Viva é uma iniciativa da nossa Associação e da empresa Keepers of Light, Imagem Digital Lda, e visa fundamentalmente ministrar aos formandos os conteúdos, teóricos e práticos necessários, para se tornarem bons fotográfos.
Todos os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa beneficiam da subvenção dos preços praticados pela Europa Viva. Os associados também beneficiam de preços especiais.
Nas próximas horas o curso está on line em www.europaviva.eu

Transmongoliano - fase final...



Estamos a chegar ao fim da logistica da nossa viagem. Claro que os associados estão ansiosos por embarcar, e nós, organização, também.
Afinal, o tempo é veloz, e aquilo que parecia ser uma eternidade, mostrou-se um período bem curto para a preparação desta viagem que para nós, Europa Viva, é mais um projecto cultural, desta feita destinado a trabalhar a temática dos totalitarismos do século XX. Por isso, promovemos conferencias na Faculdade, workshops, e já agora, aproveitamos para anunciar que em Novembro próximo começam as Oficinas do Mundo, um espaço destinado a «ver, ler e ouvir do mundo» em Lisboa.
Dar-vos-emos noticias sobre as Oficinas do Mundo, justamente quando regressarmos do nosso transmongoliano.
voltar ao topo da página