quarta-feira, julho 22, 2009

Transsiberiano Plus

Estamos a menos de um mês da viagem que nos levará ao III projecto Rotas da Memória, Os Totalitarismos do Século XX consusbtânciado no programa Transsiberiano Plus, uma sigla que soma as duas linhas férreas que vamos percorrer de Moscovo a Pequim: o Transsiberiano até Irkustk e o Transmongoliano de Irkustk a Pequim.
Os associados da Europa Viva conhecem bem a natureza dos programas do projecto Europa em Movimento, isto é, um projecto temático de viagens culturais que tem por missão agendar os grandes temas da História, da Geografia, da Musica, Artes Plásticas ou Literatura e, trabalhá-los num itinerário, que visa o melhor contributo possível para a compreesão do tema no terreno onde se jogam as diferentes variáveis que o compõem.

Desta vez vamos apetrechados do nosso PC para que o programa não perca a dinâmica exigida à sua singularidade.
O ano passado realizámos 40 crónicas para o Rádio Clube e colocámos no blog do jornal Público mais de 80 post para além da actualização diária do nosso blog.

Este ano vamos fazer diferente. Apostamos apenas no nosso blog e nas redes sociais que animam no Twitter e no Facebook a nossa missão.
O grosso do nosso trabalho de reportagem será publicado num livro que será publicado na Primavera / Verão de 2010.

Este ano o projecto será também enriquecido com um filme que Margarida Gil realizará em parceria com a Europa Viva.
Claro que tudo dependerá do material que a realizadora for capaz de recolher mas nascerá desta viagem um novo conteúdo criativo, disso estamos certos.

Convido-vos, pois, a acompanhar esta viagem pelos caminhos da Rússia, Mongólia e China, consultado diáriamente o nosso blogue...

Mantua - a estátua de Virgilio

Ainda a viagem Ópera, um Itinerário Europeu, agora em Mantua




segunda-feira, julho 20, 2009

Vicenza - a «cidade» de Palladio







Património da humanidade, Vicenza é sem dúvida um dos pontos fortes da viagem Ópera, um itinerário europeu. Dominada completamente pelas obras arquitectónicas de Palladio, um dos grandes mestres da arquitectura italiana, a ele se deve o estilo paladino da Casa Branca, da Universidade de Virginia, e de numerosos palácios em s.Peterburgo foi no Teatro Olimpico (1580) que encontrámos, de facto, um dos grandes momentos culturais que caracterizaram a nossa viagem.
O Teatro Olimpico foi o primeiro teatro coberto do mundo. Ainda hoje podemos encontrar os cenários construídos mais tarde pelo filho de Palladio, Silia, aquando da estreia das célebres «7 vozes de Tebas».

domingo, julho 19, 2009

4 aniversário Europa Viva - Serra de Aires e Candeeiros






Mensagens Aniversário


Europa Viva,
Já tudo foi dito...e bem.
Muito obrigada por existirem.
Um grande abraço, sempre, cheio de flores.


voltar ao topo da página