sábado, abril 14, 2007

Painel dos membros fundadores...


Clique para aumentar...

sexta-feira, abril 13, 2007

Nota da Direcção - 14 de Abril - Assembleia Geral

No dia 14 de Abril pelas 17h na R Alberto de Sousa nº 10 (A) a Europa Viva realiza a sua primeira Assembleia Geral «alargada». Trata-se, por isso, de uma Assembleia Geral histórica. E porquê? Antes de mais, porque pela primeira vez vamos reunir-nos num espaço público. E que significado tem? Crescemos!!! Já não somos apenas o «núcleo» dos 13. Dos 13 que ousámos fazer uma Associação apenas à custa da nossa inteligência e das nossas economias.
Agora, somos muitos mais. Igualmente cidadãos responsáveis, amantes da cultura e das linguagens criativas, homens e mulheres, ou mulheres e homens, (por acaso na Europa Viva somos mais mulheres do que homens), que queremos produzir real neste tempo histórico.
Lembro-me bem destas palavras: queremos produzir real. Na altura, roubámo-las ao Profº José Gil, no Portugal Medo de Existir. Não conhecíamos outra expressão que sintetizasse tão bem o que nos propúnhamos fazer: produzir real, isto é, «acrescentar valor» ao nosso tempo social, através de dinâmicas criativas, circuitos abertos, textos múltiplos, olhares díspares.
Nós sabemos que a cultura, por si só, não nos torna bons cidadãos. Lembramo-nos bem do que a Europa nos ensinou, a este propósito, em Auschwitz-Birkenau. O que nós temos a certeza é que a cultura pode tornar-nos cidadãos mais felizes. E disso, nós europeus, também demos testemunho. Basta lembrarmo-nos do trabalho que fizemos em prol da paz, da democracia, e da justiça social.
Foi assim, que os treze, assinaram o seguinte texto de missão:
«A Europa Viva nasceu para «produzir real» inspirada nos mais genuínos valores europeus.
Queremos paz, acreditamos na democracia, e não prescindimos de viver em liberdade.
É nossa missão contribuir para a promoção, reflexão e divulgação da cultura europeia.
Mas é o nosso dever promover a consciência cívica e os valores da solidariedade social.
Somos uma plataforma criativa, que faz da cultura o campo por excelência do exercício da sua afirmação, e da solidariedade o único instrumento de diálogo com o mundo».
Estou certa que todas as futuras assembleias gerais terão muito orgulho naquilo que os treze foram capazes de construir.
Não há presente sem passado nem passado sem futuro.

Viajantes India - apontamentos

















Portfólio Ana Paula Lemos
(clique para aumentar)

Viajantes India - apontamentos




Portólio Antónia Lemos
(clique para aumentar)

Viajantes India - apontamentos











Portfólio Angelo Luis Silveira
(clique para aumentar)

quinta-feira, abril 12, 2007

Da India...Portfólio Antónia Lemos







Clique para aumentar...

Juntos...50 anos











Assembleia Geral - 14 de Abril - Local

No próximo sábado, dia 14 de Abril, vai reunir a Assembleia Geral da Europa Viva, entre as 17h e as 20h, no Auditório da Biblioteca Museu República e Resistência (R. Alberto de Sousa, nº 10 A).
Segundo informações obtidas na Câmara, as coordenadas geográficas do Auditório da Biblioteca são as seguintes:

- Cimo da Rua da Beneficiencia (ao Rêgo) - transversal
- Tribunal Administrativo;

quarta-feira, abril 11, 2007

Nota Direcção - Projecto Da Mina ao Mito

Algumas sócias da Europa Viva alertaram-nos para o facto do programa «Da Mina ao Mito» ter sido agendado para o fim de semana do dia da mãe (6 de Maio). As nossas desculpas por este atropelo de agenda. Assim, e porque muitos associados mostraram muito interesse em fazer este caminho, e não podendo, nesta data, a Direcção da Europa Viva informa que será de novo agendado este projecto (Da Mina ao Mito) em data mais conforme com os desejos da maioria dos associados.

Em troca desta actividade estamos a preparar com autora da Rota dos Frescos, Catarina Vi laça, um programa, também ele no Alentejo, mas de apenas um dia que muito provavelmente se realizará ainda em Maio.

Para mais informações sobre estas alterações eo novo programa podem dirigir-se por mail para:
paulalemos@europaviva.eu



terça-feira, abril 10, 2007

Da mina ao mito...Caminhos pelo Alentejo - Actividade


Em Maio, no fim de semana de 5 e 6, sábado e domingo, a Europa Viva vai inaugurar o primeiro caminho do circuito «Da Mina ao Mito...», caminhos pelo Alentejo.
Criámos três caminhos para os nossos sócios, seus familiares, e amigos da Europa Viva.
Este que vamos percorrer em Maio é o primeiro circuito - é o circuito da mina. Escolhemos S. Domingos porque esta zona dispõem de um espólio material notável sobre o papel da «mina» na História Económica e Social do Alentejo, e ao mesmo tempo oferece-nos infra-estruturas (Estalagem de S.Domingos) capazes de satisfazerem as exigencias da nossa actividade.
Quem quiser saber mais informações sobre esta actividade, envie um mail para
paulalemos@europaviva.org ou contacte através dos telefones 96 565 38 34 e/ou ainda
91 381 36 18.

India eterna - Portfólio Antónia Lemos







E eis que nos preparávamos para mais uma viagem pela India eterna...

Juntos...50 anos


Calendário actividades Abril/Maio 2007

Conferências:

23 de Abril - General Loureiro dos Santos «O Triângulo Europa/Rússia/China na actual Ordem Internacional" - 18:00, Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
Entrada Livre

3 de Maio - António Caeiro - «Pela China Dentro...», 18:30, Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
Entrada Livre

Encontros:

18 de Abril - Projecto Europa Viva - Grupo viajantes Comboio Ana Karenina: 18:30, Departamento de Lingua e Literatura Russa

29 de Abril - Igreja Ortodoxa Russa (Santa Apolónia) - Grupo Viajantes Comboio Ana Karenina (hora a confirmar)


Viagens na minha Terra:

10 a 17 de Maio - Russia (Comboio Ana Karenina)

5 e 6 de Maio - Alentejo (Da mina ao mito...)

segunda-feira, abril 09, 2007

Da Russia...











Conferencia - General Loureiro dos Santos

No próximo dia 23 de Abril às 18:00 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III, o General Loureiro dos Santos profere a conferencia «O Triângulo Europa/Rússia/China na actual Ordem Internacional» integrada no Ciclo de Confencias Europa Viva.
É uma honra podermos ouvir o General sobre estas matérias. Assim, solicitamos aos membros da Europa Viva, que façam a maior divulgação possivel desta conferencia.

domingo, abril 08, 2007

Juntos...50 anos


«La culture européenne a parié sur l'universel, et le danger qui la guette est de périr par l'universel».
Jean Baudrillard, Amerique - Paris, Grasset, 1986
voltar ao topo da página